Dia 25 de janeiro é aniversário da cidade de São Paulo! Para comemorar mais um ano de vida da maior metrópole da América Latina, a gente reuniu os melhores rolês gratuitos para aproveitar o aniversário da terra da garoa! Aproveite ;D
No dia 25 de janeiro a cidade de São Paulo vai fazer aninhos! São 466 anos de história nas costas da maior cidade da América Latina. Não é mole não, né?
Para comemorar, reunimos os melhores rolês gratuitos para você aproveitar o feriado nesse sábado de sol!
Aproveite ;D
Grande Cortejo Modernista
Pense num rolê monstro com 10 horas de duração. No centro velho de São Paulo. Quase uma procissão cultural – ou melhor, exatamente isso.

Saindo do Patteo do Collegio e terminando na Praça da República, o cortejo vai contar com show incríveis de Elba Ramalho, Karol Conka, Rashid e Ney Matogrosso; os grupos Bixiga 70, Skank, Demônios da Garoa, Aerogroove, Coral Indígena Guarani Amba Vera, Orquestra Sinfônica Municipal, Coro Lírico, Coral Paulistano, Balé da Cidade, bonecos da Cia. PiA FraUs, além dos Blocos Pagu, Baixo Augusta e Escola de Samba Vai-Vai. Ufa!
Além dos shows, o cortejo também vai transportar a galera através do tempo com performances de grandes personagens do Modernismo: Mário de Andrade, Oswald de Andrade, Di Cavalcanti, Tarsila do Amaral e Anita Malfatti.
Teatro, música, dança e história: quem coisa melhor?
Tem sim! Ser completamente de graça!
O espetáculo cultural começa às 12hrs e tem previsão de término às 21hrs. Mas pode durar mais, caso você seja inimigo do fim, né?
E se você não estiver a fim de ir pro centro, o Aniversário de São Paulo vai contar com uma programação descentralizada em todos os cantos da cidade! Não tem desculpas pra não aproveitar, heim?
Você pode conferir a programação completa do Aniversário de São Paulo bem aqui.
Parque do Ibirapuera
Se você não estiver muito no clima para multidões, não fique bolado! Você pode aproveitar o niver de São Paulo em um dos seus 107 parques públicos distribuídos por toda a cidade. Vou ser sincera, nem eu sabia a quantidade de parques que a cidade tem (risos).

O Parque do Ibirapuera (apelidado carinhosamente de Ibira, pelos mais íntimos), inaugurado em 1954, é um dos parques mais visitados da América América Latina. Com seus nada humildes 158 hectares de área verde e conjuntos arquitetônicos lindões, o parque abriga museus, centros de práticas esportivas e monumentos que marcam a história da cidade.
Ah! E se você quiser ir para outros parques, você pode clicar aqui para ler a relação completa de parques de Sampa!
Paulista Aberta
A Avenida Paulista é um dos principais pontos turísticos da cidade. Nos seus 2,8 km de comprimento, a via possui uma infinidade de possibilidades de rolezões maras e gratuitos. Desde 2015, a via é aberta aos pedestres para ocupar o espaço público com lazer, cultura e diversão! E viva o Programa Rua Aberta! Arrasou, Prefeitura <3

Todos domingos e feriados a avenida torna-se um grande parque urbano! Rolam shows, apresentações de dança, música, teatro… Além disso, você pode andar de bike, de patinete elétrico, de patins. Ou a pé mesmo.
No feriado de aniversário de SP, a Avenida mais amada pelos paulistanos é um dos melhores rolês gratuitos. Amo muito <3
Casa das Rosas
Ah! Se você já estiver pela Paulista, não deixe de dar uma passadinha (ou uma passada beem demorada) na Casa das Rosas.

Um dos únicos casarões restantes na avenida, a construção da Casa das Rosas foi concluída na década de 30, abrigando os descendentes de Ramos de Azevedo. Em 1991, o governo do Estado de São Paulo transformou a mansão em um espaço cultural. Quase que ela foi demolida.
Visitar a Casa das Rosas é, além de ser uma experiência incrível de viagem no tempo, uma excelente oportunidade de visitar exposições dedicadas à poesia e a literatura. Maravilhoso demais, né?
Para acessar a agenda completa da Casa das Rosas, clique aqui!
Centro Cultural São Paulo (CCSP)
Se você estiver a fim de um rolê de fácil acesso, o CCSP é o lugar perfeito para você. Além de ter diversas atividades culturais rolando ao mesmo tempo (como shows, cursos, exposições ou até mesmo a galera dançando em frente aos vidros espelhados), o CCSP conta espaços incríveis e uma biblioteca lindona.

A programação de aniversário de São Paulo começará no dia 25 e irá até o dia 28. Vão rolar shows de Rodrigo Ogi, Síntese e Kamau – e você pode conferir todas as informações no evento do Facebook.
Seja para descansar, estudar, dançar, assistir uma peça de teatro ou um show, o Centro Cultural São Paulo é bem versátil e pode ser um rolê incrível.
Se você quiser conhecer outros Centros Culturais públicos espalhados pela cidade, clique aqui para a relação completa para descobrir o mais próximo de você.
Agora, se você quiser uma lista de centros culturais – públicos ou privados – próximos ao metro, clique aqui.
Linha da Cultura do Metro de São Paulo
Falando em metrô, você já deve ter ouvido falar da Linha da Cultura, né?

É uma iniciativa do Metro de São Paulo com o objetivo de levar cultura para dentro do transporte público preferido dos paulistanos. O Programa Ação Cultural, que existe desde 1986 (!) promove diferentes formas de expressão artísticas, como exposições, música, dança e teatro.
Ok, o título do post diz “Rolês Gratuitos”. E esse rolê custa R$4,40, né, rs.
Brincadeiras à parte, você pode aproveitar um rolê durante o trajeto para outro rolê. E isso é muito legal.
Para conferir a programação completa da Linha da Cultura, clique aqui.
Praça do Pôr-do-Sol
Se o que você gosta mesmo é de sossego, fazer piqueniques e aplaudir o Sol, a Praça do Pôr-do-Sol é uma excelente opção para comemorar o aniversário de São Paulo.

A praça, localizada no Alto do Pinheiros, tem vista privilegiada para o pôr do sol, obviamente. É um lugar tranquilo e bem arborizado, com cheirinho de mato.
Ah! Mas antes de ir, cheque a previsão do tempo. Não adianta ir pra Praça ver o pôr-do-sol se o tempo estiver nublado, né?
Beco do Batman
Pra quem gosta de tirar selfies em paredes com grafites, o Beco do Batman, na Vila Madalena, têm o cenário perfeito para você! Aproveita que você já estará próximo a Vila Madalena e cola nos becos mais famosos da selva de pedra!

Theatro Municipal
O Theatro Municipal já fará parte do itinerário do Grande Cortejo Modernista. Além desse rolê épico, acontecerá uma apresentação GRATUITA do balé da cidade em comemoração ao aniversário de SP.

Os ingressos serão distribuídos com duas horas de antecedência do início do espetáculo. Se você estiver super a fim de ir, não vacila e não perca o horário, heim?
Edifício Martinelli
Olha, esse prédio tem história. E uma história bem bizarra. Mas não darei spoilers, heim?
O Edificio Martinelli, construído pelo imigrante italiano Giuseppe Martinelli, foi o primeiro arranha-céu (!) da América Latina!

O prédio já teve muitos donos e moradores. Uma curiosidade: durante a II Guerra Mundial, com o declaração de guerra do Brasil ao Eixo, todos os bens italianos no Brasil foram confiscados. Inclusive o Edifício Martinelli, que passou a se chamar Edifício América.
Se você quiser saber todas as informações sobre o prédio, agende uma visita educativa ou apareça por lá nos horários de visitação! Claro, essa última opção envolve ser ingressos disponíveis, né.
Para mais informações, clique aqui.
Jardim Suspenso da Prefeitura
Um rolê que também está incluso no Grande Cortejo Modernista é o Edifício Matarazzo (também conhecido como Prédio da Prefeitura).
Você sabia que existe um jardim suspenso no prédio da Prefeitura?
Você sabia que você pode visitá-lo?
Pois é, meu consagrado! Nem eu!

O prédio está disponível para visitação de segunda a sábado, às 14h30 e às 16h30. Cada visita tem duração de uma hora, e não é necessário agendamento prévio. Para conseguir uma vaga, dirija-se à recepção do edifício com no máximo 15 minutos de antecedência.
Mas fica ligado! Há um limite de 10 vagas por horário. Então não vacila, heim?
Ah! E não esquece de levar um documento original com foto (até as crianças, ok? Para menos de 5 anos, a certidão de nascimento também é aceita).
Se você quiser saber mais informações, clique aqui.
Se você quiser conhecer mais a fundo a história da São Paulo antiga, você pode criar o seu próprio roteiro a pé para dar um rolezão pelo centro velho. Você pode criar o seu roteiro bem aqui.
Tem outras sugestões de rolês maravilhosos e gratuitos pra fazer no aniversário de São Paulo? Comenta aqui!