Steve Jobs é uma das maiores referências da atualidade. Nesse post você vai encontrar 4 importantes lições deixadas por Steve Jobs em um discurso feito na formatura da turma de 2005 da Universidade de Stanford.
Se você quer aprender a tirar o máximo proveito da vida, não há um professor melhor do que Steve Jobs, que pareceu levar várias vidas, sem falar em várias carreiras, aos 56 anos de vida.
Embora Jobs não discutisse sua vida ou suas escolhas não convencionais em público com frequência, uma exceção notável foi seu discurso de formatura na turma de graduação de Stanford em 2005, onde ele expôs sua filosofia como lições que qualquer um pode seguir.
1. Siga seu coração e confie que ele sabe para onde está indo
Seis meses depois de seu primeiro ano no Reed College, Jobs desistiu. Sua mãe biológica tornou a educação universitária um requisito para sua adoção. Isso levou os seus pais adotivos economizarem por anos para que ele pudesse entrar em uma universidade.
“Eu não tinha ideia do que queria fazer da minha vida e como a faculdade me ajudaria a descobrir”, disse Jobs. “E aqui eu estava gastando todo o dinheiro que meus pais haviam economizado a vida inteira. Então, decidi largar e confiar que tudo daria certo. Era bastante assustador na época, mas, olhando para trás, foi uma das melhores decisões que já tomei.”
Ele não era oficialmente um estudante, mas Jobs permaneceu por perto, participando de todos os cursos exigidos e dos que lhe interessavam. Um deles era um curso de caligrafia que explorava fontes diferentes, espaço variável entre letras e assim por diante. Jobs foi atraído para essa classe, então ele a cursou, mesmo que fosse claramente inútil para qualquer carreira futura que ele pudesse seguir. Teoricamente, né?
Aos que são apaixonados pelo universo Apple, sabe que Jobs considerava detalhes em cada projeto. E graças a esse curso, o Mac, foi o primeiro computador com uma tipografia bonita.
“É claro que era impossível conectar os pontos quando eu estava na faculdade. Mas era muito, muito claro, olhando para trás dez anos depois…”
“Então você tem que confiar que os pontos se conectarão de alguma forma no seu futuro. Você precisa confiar em algo – seu destino, vida, karma, qualquer coisa. Essa abordagem nunca me decepcionou, e fez toda a diferença em minha vida.”
2. A pior coisa que pode acontecer pode se tornar a melhor coisa que pode acontecer
Uma das piores coisas que aconteceu com Jobs foi a demissão em público da Apple, dez anos depois que ele co-fundou a empresa. Para aumentar a humilhação, o conselho o demitiu a pedido de Jon Sculley, um executivo que Jobs recrutou e contratou.
“Foi devastador”, disse Jobs. “Eu até pensei em fugir do Vale. Mas algo lentamente começou a surgir em mim – eu ainda amava o que fazia. E então decidi começar de novo.”
Nos cinco anos seguintes, ele fundou a NeXT e a Pixar, conheceu e se apaixonou por sua esposa – coisas que nunca teriam acontecido se ele não tivesse sido demitido.
E então, a Apple descobriu que precisava dele e o trouxe de volta comprando a NeXT. “Eu não entendi isso na época, mas ser demitido da Apple foi a melhor coisa que já poderia ter acontecido comigo”, disse ele.
“Às vezes a vida bate na sua cabeça com um tijolo. Não perca a fé. Estou convencido de que a única coisa que me fez continuar foi que amei o que fiz. Você precisa encontrar o que ama.”
3. Você já está nu
“Quando eu tinha 17 anos, li uma citação que dizia algo como: ‘Se você vive todos os dias como se fosse o seu último um dia será’. Isso me impressionou.”
A partir de então, Jobs se olhava no espelho todos os dias e se perguntava: se esse era o último dia de sua vida, ele gostaria de gastar as últimas 24h fazendo o que estava prestes a fazer?
“Sempre que a resposta é ‘não’ em muitos dias seguidos, eu sei que preciso mudar alguma coisa”, disse ele.
“Lembrar que em breve estarei morto é a ferramenta mais importante que já encontrei para me ajudar a fazer grandes escolhas na vida. Porque quase tudo – todas as expectativas externas, todo orgulho, todo medo, vergonha ou fracasso – essas coisas simplesmente desaparecem diante da morte. Deixando apenas o que é realmente importante. Lembrar que você vai morrer é a melhor maneira que eu sei. para evitar a armadilha de pensar que você tem algo a perder. Você já está nu. Não há razão para não seguir seu coração.”
4. Não deixe nada abafar sua voz interior
Sabendo que o seu tempo na vida é limitado, ele disse aos alunos, pense cuidadosamente em como gastá-lo.
“Não o desperdice vivendo a vida de outra pessoa. Não deixe que o barulho da opinião dos outros, afogue sua própria voz interior. E o mais importante, tenha a coragem de seguir seu coração e sua intuição. De alguma forma, eles já sabem o que você realmente quer se tornar. Todo o resto é secundário.”
Jobs foi diagnosticado com câncer no pâncreas realizou o tratamento e foi curado. No entanto, após seis anos, a doença voltou e infelizmente, ele faleceu em outubro de 2011.
Steve Jobs foi um exemplo de profissional e de líder. Não é por acaso que a Apple se tornou essa gigantesca empresa.
O que você está fazendo agora é o que você realmente deseja fazer amanhã? Pense nisso e mantenha-se sempre ávido por mudanças.