Muito se fala do que fazer em processos seletivos, e você provavelmente já deve ter a lista decorada em sua cabeça. Vista-se bem, olhe o entrevistador nos olhos, etc. Mas você já parou para pensar em quais são os erros “imperdoáveis” cometidos durante uma entrevista de emprego?
Caso a resposta seja negativa, talvez esteja na hora de começar a pensar. Afinal, para saber o que fazer, você também precisa saber o que não fazer, não é mesmo? E pense da seguinte forma: construir uma boa imagem é algo difícil, mas todo esse esforço pode ser jogado fora em apenas um pequeno deslize.
Felizmente, estamos aqui para te ajudar. Confira uma lista com alguns dos principais erros cometidos durante entrevistas de emprego.
Escolha bem as palavras
O primeiro passo para se dar bem em uma entrevista é dizer as coisas certas. Mas com o nervosismo do momento, muitos candidatos seguem o caminho contrário. Entre as coisas que não devem ser ditas em entrevistas de emprego estão:
- Qual é mesmo a função deste cargo?
Todo entrevistador espera que o candidato esteja preparado. Portanto, qualquer pergunta que mostre a sua falta de conhecimento sobre a empresa, o cargo ou o setor de atuação, é um ponto negativo.
Mais do que isso, essa atitude passa a impressão de que você não levou a entrevista de emprego a sério. E, se a primeira impressão é a que fica, essa não poderia ser pior.
Evitar isso é muito fácil. Caso não tenha certeza da função, pergunte para o entrevistador no momento em que o primeiro contato for realizado. De preferência, antes mesmo de marcar o encontro.
Em seguida, realize uma pesquisa extensiva sobre a empresa, seus objetivos, cultura corporativa e aparições no noticiário.
- Meu último chefe foi terrível!
Falar coisas negativas sobre seu último trabalho nunca é bom. Exceto se a informação acrescentar algo interessante para sua imagem. Mas se esse não for o caso, o efeito pode ser desastroso.
Se queixar do seu último trabalho mostra que você é incapaz de lidar com situações desesperadoras. Além disso, o entrevistador não vai querer que você fale mal da empresa futuramente.
Caso tenha alguma grande crítica, não se queixe! Em vez disso, faça uma análise crítica do que se passou, sempre exaltando o quanto você aprendeu com essa situação. Nesse caso, use e abuse do storytelling para contar a sua história.
- Eu não sei…
Sempre existe maneira melhor de responder uma pergunta do que “eu não sei”. Claro, você não irá mentir sobre conhecer ou não algo. Entretanto, existem outra maneiras de admitir sua falta de conhecimento sobre determinado assunto
Experimente compilar as informações que você sabe a respeito do tópico. Por exemplo:
“Eu li a respeito disso e achei muito interessante. Entretanto, ainda não encontrei a oportunidade de me aprofundar no assunto.”

Jamais minta
Segundo uma pesquisa realizada pelo portal Catho, nove em cada dez recrutadores dizem que já encontraram mentiras contadas por candidatos durante a entrevista de emprego. Mais do que isso, em uma escala de gravidade que vai 0 a 5, mentir ganhou a pontuação 4,7.
Lembre-se sempre que você está lidando com profissionais treinados, cuja a função é conhecer suas competências e habilidades. Eles possuem uma ampla bagagem prática e teórica, portanto, também contam com ferramentas para detectar mentiras. Portanto, seja sincero!
Não fale palavrões
Uma entrevista de emprego é uma ocasião formal, na qual você deve mostrar cordialidade e respeito, tanto pelo ambiente da empresa, quanto pelo seu recrutador. Palavrões não cabem nesse cenário.
Não existem exceções para essa regra. Mesmo que o clima na empresa seja descontraído, ou até mesmo caso o entrevistador fale algum palavrão primeiro. Manter uma postura comedida e profissional só trará benefícios para sua imagem.
Não compartilhe opiniões extremistas
Essa regra vale para qualquer assunto, desde política até religião. Entretanto, alguns pontos devem ser exaltados.
Apesar de não ser uma atitude aprovada por muitos profissionais de recursos humanos, alguns entrevistadores de certas áreas podem tocar nesses assuntos sensíveis. Principalmente se a entrevista for para uma empresa de algum setor que lide diretamente com a opinião pública, como jornais e emissoras de TV.
Caso você seja questionado sobre suas preferências políticas, sinta-se livre para não responder.
“Eu não me sinto confortável falando sobre isso.”
Mas caso julgue necessário, exponha seus pensamentos com parcimônia. Evite tomar lados e se mostre uma pessoa racional e crítica, até mesmo sobre aquilo que acredita.
Não seja arrogante
Se você toma esse tipo de postura, deve achar que ela passa uma ideia de segurança e capacidade para o entrevistador. Mas o efeito é exatamente o contrário. Humildade e confiança são duas das principais características de um profissional com boas habilidades interpessoais.

Agora você pode estar se perguntando: “Como eu vou demonstrar confiança e humildade ao mesmo tempo?” Mas existe uma fórmula simples para isso: não seja arrogante. Esse tipo de atitude causa antipatia, além de passar para o entrevistador a ideia de que você está mascarando algum tipo de insegurança.
E o mais óbvio: quem vai querer conviver com uma pessoa assim?
Agora que você já sabe o que não fazer, está pronto para se dar bem numa entrevista de emprego? Boa sorte!