Se você pensa em cursar (ou cursou) engenharia civil e ainda tem dúvidas sobre as áreas de atuação do engenheiro civil, continue a ̶n̶a̶d̶a̶r̶ leitura! Reunimos todas as infos que você precisa para escolher entre escritório ou canteiro de obra!
A profissão de engenheiro civil é responsável por projetar, gerenciar e executar todo o tipo de obra – edifícios, estradas, casas, viadutos e muito mais. Por isso, é uma profissão e tanto e motivo de orgulho nos almoços de família!
Assim, a área oferece inúmeras possibilidades. Por isso, vale a pena o estudante analisar o perfil, mercado e as diferentes áreas que ele pode atuar. Vamos lá?
O engenheiro de escritório
O engenheiro civil geralmente desenvolve uma boa parte do seu trabalho em escritório. O ambiente fechado e mais silencioso favorece o foco para realizar atividades mais técnicas que exigem raciocínio e cálculos. Além disso, a infraestrutura que permite elaborar o serviço conforme o exigido.
É no escritório, portanto, que cada detalhe é concebido e planejado para que, posteriormente, o trabalho seja executado com toda mão na massa.
Algumas das atividades técnicas que podem ser desenvolvidas pelo engenheiro no escritório:
- treinamentos relativos aos aspectos executivos e metodologias aplicadas à engenharia civil;
- estudos preliminares do empreendimento (estudo de viabilidade técnica-econômico);
- elaboração de anteprojetos, projetos básicos e projetos executivos;
- elaboração de documentação processual (Despacho, Carta Formal, Ofício, Memorando);
- contato com órgãos públicos, instituições privadas e o meio político.
- planejamento físico-financeiro das obras;
- elaboração de parecer técnico, laudos, análise e elaboração de documentos técnicos;
- preparação de processos licitatórios;
- cálculos de Engenharia diversos;
- atendimento aos clientes (internos e externos);
- contato com fornecedores;
- produção de relatórios;
- orçamentação.
Trabalhar sob pressão faz parte na rotina do escritório. Burocracias que podem travar projetos, prazos a cumprir, exigência por execução e resultados, conhecimento técnico afiado para que a obra seja bem sucedida… Assim, são inúmeras as situações que hora ou outra o engenheiro que trabalha alocado no escritório terá de enfrentar.
Muitos engenheiros optam por trabalhar no escritório por acharem que o ritmo é menos acelerado e mais tranquilo. Entretanto, estão enganados.
A rotina por lá pode ser ainda mais dinâmica do que no canteiro de obras!
O engenheiro de obra
O canteiro de obras é a linha de produção da indústria da construção civil. Assim, é nesse espaço são desenvolvidos todos os processos e etapas de construção que foi cuidadosamente planejada, calculada e desenhada anteriormente no escritório.
O ritmo é intenso, e, por isso, o engenheiro de obra precisa ser rápido para tomadas de decisões.
Algumas das atividades do engenheiro de obra:
- contato com órgãos públicos, instituições privadas e o meio político;
- planejamento dos serviços a serem executados;
- controle de qualidade e segurança do trabalho;
- acompanhamento dos serviços em execução;
- solicitação de materiais e equipamentos;
- acompanhamento pós-entrega da obra ;
- coordenação das atividades setoriais;
- dimensionamento de contingente;
- contato com fornecedores;
- atendimento aos clientes;
- reunião com projetistas.
O engenheiro de obra precisa ter inteligência emocional para atender a alta demanda de atividades e entregas em um curto espaço de tempo. Entretanto, ele não está sozinho nas inúmeras atividades que tem que realizar. Os seus principais auxiliares são o técnico de edificações, mestre de obras e outros profissionais.
Ambos as áreas de atuação possuem desafios distintos e exigem do profissional capacidade analítica, habilidade de liderança e solução de problemas.
Não há um perfil melhor do que o outro! Na verdade, o melhor caminho e aquele que se encaixa com você e com o seu estilo.
Se você ainda tem dúvidas sobre quais as áreas de atuação de um engenheiro civil/ qual carreira seguir dentro da área, veja 5 carreiras que você pode seguir se fez engenharia!
E aí? Qual perfil combina mais com você?