No contexto de isolamento social e constante medo por conta da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), é natural que você se sinta mal às vezes. Mas não podemos encarar isso com levianidade. Durante esse período, grandes problemas de saúde mental podem aparecer.
O cenário se torna ainda mais preocupante quando encaramos os cenários de antes do surto da doença. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil é o país com mais pessoas que sofrem de ansiedade no mundo. Cerca de 10% da população (ou 18,6 milhões de brasileiros) são acometidos pela doença anualmente.
Conforme já falamos aqui no Bettha, a quarentena e cenário mundial podem piorar esses quadros de doenças psicológicas. O motivo é que essa situação nos proporciona momento de altas e baixas emocionais muito fortes, como uma montanha russa. E muitas preocupações surgem em nossas mentes.
Mas quais são essas preocupações?
O medo de adoecer com o coronavírus, de acabar transmitindo para um ente querido, de perder um amigo ou familiar e até mesmo preocupações financeiras, como o medo de perder o emprego. Tudo isso, somado com a falta de contato com pessoas, são fatores que fragilizam a nossa saúde mental.
E tal situação pode desencadear um estado de estresse e ansiedade permanente, que acabam por fragilizar o sistema imunológico e desestabilizar o equilíbrio mental.
Como lidar com minha saúde mental durante o isolamento social?
O isolamento tende a exercer um forte impacto emocional sobre todos nós. Principalmente para aqueles já predispostos para quadros de depressão ou ansiedade.
Viver em contato com pessoas é fundamental e é normal ficarmos frágeis sem isso.
Também, é importante exaltar que o estresse pode desestabilizar seu sistema imunológico e te deixar mais suscetível a doenças. Então, é bom se cuidar!
Portanto, antes de tudo, é importante saber se respeitar. E como cada um vive uma realidade, trouxemos algumas dicas que podem te ajudar a sobreviver a essa pandemia!
Dicas
Busque manter sua saúde mental ao lembrar de que seu esforço contribui para o bem coletivo
O esforço pessoal de se manter em isolamento social é uma atitude muito nobre. E que cada dia mais se faz necessária.
Então lembre-se de que você, estando de quarentena, é responsável por ajudar a todos em superar esse período o quanto antes!
Aproveite a tecnologia durante a quarentena
É normal sentir saudades dos familiares, dos amigos e de quem a gente ama. Mas não temos motivos pra ficar sem falar com todas essas pessoas, afinal, com a internet ficou fácil falar até com quem está do outro lado do mundo.
As redes sociais, além de nos ajudarem a nos conectar com quem amamos e matar a saudade também são excelentes ferramentas para nos fazer relaxar. Conteúdo de entretenimento como memes e minijogos não faltam!
Também, navegando é muito fácil encontrar filmes, séries, jogos e livros gratuitos para todas as idades e gostos! Operadoras como Claro e Vivo, ou ainda plataformas como Amazon, Netflix e outras estão liberando muito conteúdo gratuito para não assinantes. Aproveite!
E caso você queira aproveitar a quarentena para se desenvolver, diversas empresas contam com plataformas de cursos, tais como Bradesco, Coursera e Harvard. Os cursos são gratuitos (e com certificação!).
Busque se manter ativo no seu dia a dia
Mesmo estando em casa, manter o corpo funcionando é fundamental para ter a disposição necessária para fazer as tarefas do dia a dia e preservar a sua saúde mental.
Existem diversos aplicativos na Apple Store e Google Play de exercícios físicos. O Nike Training, por exemplo, é um excelente aplicativo de exercícios que permite até mesmo se exercitar em um espaço pequeno e sem nenhum equipamento!
Além dos aplicativos, é muito fácil encontrar conteúdo de excelente qualidade no Youtube! Seja pra você que prefere musculação, exercícios aeróbicos ou Yoga.
Atividades manuais estimulantes também são excelentes alternativas. Da para cozinhar, tocar algum instrumento ou até mesmo fazer artesanato.
O importante é se manter em movimento!
Medite e relaxe durante a quarentena
Caso a ansiedade esteja te impedindo de realizar atividades, ou caso você esteja exausto de fazer o que faz no seu dia a dia, a meditação pode ser uma excelente escolha!
E para quem não possui o hábito de meditar, aplicativos como o Headspace fornecem material de meditação guiada. Basta se concentrar no que está sendo orientado e relaxar.
Crie uma rotina para seu próximo dia
Uma dica simples e muito eficiente para grande parte das pessoas é planejar o dia seguinte.
Crie uma rotina para seu próximo dia, com horários que devem ser cumpridos e tarefas que devem ser realizadas. Dessa forma, você evitará a procrastinação e se manterá ativo.
Mantenha-se informado de forma confiável
Hoje, mídias como as redes sociais são repletas de informações. E muitas vezes as coisas são apresentadas de forma mais agressiva do que informativa.
Logo, busque se informar por meio de mídias confiáveis, como jornais renomados ou até mesmo sites do governo.
Busque também controlar a quantidade de informação que recebe. Se informar pouco ou em excesso podem prejudicar a sua saúde mental.
E vai aqui outra dica importante: busque procurar tais informações nas horas certas! Afinal, ler logo após acordar pode ser uma péssima forma de começar o dia. Ou ainda, ler antes de dormir pode acabar afetando seu sono.
Busque apoio médico
Caso nada esteja dando certo, lembre-se de buscar apoio médico. Doenças psicológicas são coisa série e podem trazer grandes consequências para sua vida.
Se for necessário procurar ajuda especializada, não hesite e muito menos deixe para depois da quarentena!
Por fim, lembre-se, estamos todos juntos nessa! Isso vai passar em breve!