Com os novos modelos de trabalho, como o home office, ganhando cada vez mais força, as empresas estão precisando se reinventar. No mercado corporativo, isso está sendo feito de diversas formas, seja pela “descentralização dos escritórios” ou por trocar as entrevistas tradicionais pelo processo seletivo online.
Mas vamos com calma, sabemos que é muita informação para você processar! Então vamos explicar esses movimentos direitinho. No processo de descentralização dos escritórios, as atividades de uma empresa – que costumavam ficar limitadas a um ambiente só – são pulverizadas em diversos locais.
Por exemplo: imagine um grande escritório tradicional onde cada funcionário ocupa uma mesa. Toda a equipe está centralizada nesse ambiente. Agora imagine que, em vez de suas mesas, esses profissionais na verdade estão em casa.
E por que isso é bom?
Para as empresas, esse modelo de trabalho é especialmente vantajoso. O aluguel de um espaço comercial é extremamente alto. Isso sem contar com as contas de luz, água e internet. Os custos relacionados à manutenção e limpeza dos espaços e o subsídio ao transporte dos funcionários são outros fatores que pesam no bolso.
Com escritórios descentralizados, tudo isso muda.
E os benefícios vão muito além de cortar gastos. Se sua empresa está sediada em São Paulo, por exemplo, um escritório físico dita que os funcionários que você contrata precisam estar localizados nessa cidade. Imagine quantos talentos são perdidos apenas pelo fato deles morarem “no lugar errado”?
Para os funcionários, escritórios descentralizados também trazem benefícios. Você trabalha do conforto da sua casa, com ônus como o tempo que levaria para se locomover até a empresa sendo eliminados. Todo mundo ganha, não é mesmo?
Como assim processo seletivo online?
Com escritórios descentralizados, é de se esperar que o processo seletivo também siga na mesma linha.
Nessa nova realidade do mundo corporativo, realizar processos seletivos online se tornam algo essencial. Além de permitir acesso à candidatos de outras cidades, eles tornam a vida dos setores de recursos humanos mais fácil, visto que as entrevistas se tornam mais dinâmicas.
Para você, candidato, também existem vantagens. Você não precisará se locomover até o local da entrevista, por exemplo. Sem contar que estar em casa te passa uma sensação de confiança muito maior.
Mas, não é porque o processo é online que os parâmetros e importância do momento diminuem. Mesmo à distância, é fundamental deixar claro que as dinâmicas e entrevistas são essenciais para identificar se o candidato possui o perfil profissional compatível com a empresa e com a vaga.
Nessas etapas são verificados os comportamentos do candidato e suas interações dentro do grupo que está sendo avaliado. Portanto, mesmo digitalmente, esteja preparado para ter suas capacidades de resolver problemas avaliadas!
Porém, se você ainda não sabe muito bem como se portar nesse novo modelo, não se preocupe. Preparamos algumas dicas que vão te ajudar a arrasar nos processos seletivos online!
Dicas para manter ver na hora do processo seletivo online
Esteja preparado para uma videoconferência

Deixar pra testar seus equipamentos na hora de entrar na entrevista pode ser bem chato. Você não quer passar a impressão de que deixa tudo pra última hora, não é? Então previna-se!
Lembre-se de ajustar seu microfone, seu áudio e seu vídeo de entrar na sala.
Também não esqueça de garantir uma boa conectividade. Evite ficar longe do modem, caso esteja por wi-fi.
Se estiver desconectado da tomada, não esqueça de verificar o nível de bateria do seu dispositivo.
Não esqueça que emergências podem acontecer
Caneta ou papel podem ser necessidades bem comuns e que são geralmente fornecidos durantes processos seletivos. Então não esqueça de ter por perto!
Além disso, se possível, mantenha um fone de ouvido com microfone extra por perto. Nunca se sabe o problema que pode acontecer e é melhor garantir do que remediar.
Também, um copo de água, caso a garganta fique seca na hora de falar ou ainda estar preparado para conectar em outro dispositivo, como o celular, também são ótimas estratégias.
Procure um lugar silencioso
Já conversou com alguém e não conseguiu entender nada do que a pessoa falava por ela estar em um ambiente com muito ruído? Pois é! Então é melhor evitar ser essa pessoa.
Busque estar em um ambiente silencioso e privativo. Isso ira facilitar a geração de empatia com o entrevistador por mostrar um contato mais agradável!
Preste atenção no processo seletivo
Em casa é muito fácil cair em distração. Uma rede social aberta pode ser um perigo e te distrair da sua dinâmica ou entrevista! Então, busque manter todos os potenciais riscos fechados.
Também procure estar prestando atenção no que é falado. E, se conveniente, tome notas pois pode ajudar a memorizar instruções e dicas.
Também, lembre de falar com clareza e sem atrapalhar o colega. É fácil acabar atropelando a vez de alguém ou ainda não conseguir passar o que você quer dizer por complicações técnicas.
Não esqueça, durante conferências online. O Carisma é transmitido pela voz!
Arrume-se adequadamente
Estar em casa não é desculpa para poder participar de uma reunião completamente de pijama!
Mesmo que virtualmente, ainda assim é um ambiente sério que todos estão sendo constantemente avaliados. Então lembre-se de estar com um traje adequado (pelo menos no campo de visão da câmera ?)
Também, caso seu vídeo esteja exibindo suas dependências. Busque deixar organizado, pois passa a impressão de você ser uma pessoa naturalmente metódica.
Busque participar ativamente!
Interagir é peça chave para mandar bem no processo seletivo, seja online ou não. Pois os avaliadores, acima de tudo querem ver sua capacidade de se comunicar e trabalhar em equipe.
Pesquise sobre a empresa
Assim como a dica anterior, essa dica é aplicável tanto para processos seletivos online, quanto para presenciais.
Pesquisar sobre a empresa é uma vantagem estratégias para processos seletivos. Pois, muitas vezes, as empresas querem saber se o seu interesse vai além do dinheiro, se aliando à cultura e área de operação do negócio.
O chat pode ser seu melhor amigo
Você é tímido? Gostaria de adicionar um breve comentário na discussão? Ou ainda, quer elaborar um argumento, porém não está tendo espaço de fala?
Então, o chat é sem dúvidas seu melhor amigo nessa hora! Use-o para adicionar seu breve comentário, para avisar que você deseja falar algo ou até mesmo para realmente opinar de uma forma mais confortável.
Trabalhe em equipe!
Você está em uma dinâmica? Então lembre-se que sua comunicação está sendo avaliada.
Busque opinar, pedir o que os demais acham da sua opinião. Também esteja aberto para mudar seus pensamentos e respeite a opinião dos demais. Dominar isso é essencial para mandar bem!
Seja você mesmo
Tenha em mente que cada pessoa possui habilidades diferentes. Então não tente ser alguém que você não é.
Os avaliadores querem alguém compatível com a empresa. E imagine caso você seja aprovado e tenha que assumir um personagem constantemente. Isso irá tornar sua vida profissional extremamente desanimadora.
Mas e se algo sair do controle e der errado?
Por mais que todas essas dicas vão te ajudar muito a não deixar isso acontecer. Não dá pra negar que tudo é possível.
Nesses casos, se possível, tente provar o mais rapidamente que algo inesperado aconteceu. Por exemplo, caso a plataforma online falhe ou sua luz caia. Tire um print da tela de erro ou então grave com seu smartphone uma prova que a luz de sua casa não está funcionando. Envie esse material para os avaliadores, isso irá ajudar a amenizar a situação.
Ninguém quer perder um bom candidato! Então tenha calma e aguarde.
