Empresas sustentáveis, o que elas são? Talvez você já tenha ouvido falar de sustentabilidade antes, não é mesmo? Mas o que de fato ela significa?
Para responder a essa pergunta, vamos contar alguns casos de empresas que já colocaram a questão da sustentabilidade no centro de sua estratégia.
Empresas sustentáveis
Philips
Eficiência energética tem sido uma preocupação constante na Philips, que é considerada um destaque nos chamados “produtos verdes”. Por isso, a empresa está investindo fortemente para a economia de energia com sistemas de iluminação conectados e LED, onde o consumo de eletricidade pode ser reduzido em até 80%. Dessa forma, a organização assumiu compromissos voltados para sustentabilidade, sendo alguns deles:
- 80% do faturamento estar ligado a produtos, sistemas e serviços que oferecem benefícios ambientais e sociais;
- 100% das operações com carbono neutro e mudar para um tipo de eletricidade 100% renovável.
Natura
Dentre as listas de empresas mais sustentáveis no mundo divulgadas anualmente pela Corporate Knights, a Natura é a 1ª brasileira a constar no ranking. Assim, sua atuação vai além do impacto ambiental. A organização promove programas de desenvolvimento de comunidades locais, especialmente na Amazônia, onde uma parte de sua matéria prima é extraída. Além disso, benefícios e programas de desenvolvimento de funcionários e relacionamento com revendedoras são alguns dos motivos pelos quais a Natura é considerada uma das empresas mais sustentáveis do mundo.
Bradesco
A inclusão social e financeira é um tema levado a sério no Bradesco. Em 2010 foram pioneiros no lançamento de um seguro residencial em comunidades carentes. Os preços da apólice popular foram pensados a caber no perfil do morador dessas comunidades, ampliando um serviço que, até então, era privilégio dos moradores “do asfalto”. Além disso, o banco já recebeu o Prêmio Lationamerica Verde, por sua atuação junto às comunidades ribeirinhas, facilitando seu acesso a serviços financeiros.
Algar Telecom
A organização sediada em Uberlândia criou um comitê guardião das práticas de sustentabilidade, em 2013, com a intenção de disseminar a sustentabilidade entre os funcionários e a comunidade. Logo após sua implementação, a reciclagem de papel cresceu 60%. Atualmente, a Algar Telecom utiliza em seus projetos equipamentos que garantem uma eficiência maior em termos de consumo energético.
Nenhuma das iniciativas das empresas acima teria acontecido se não fossem as pessoas, certo? Não existem as práticas das empresas somente, existem as práticas das pessoas das empresas.
Curtiu? Então responda lá nos comentários: a partir desses exemplos, o que é sustentabilidade para você?