Estados Unidos da América, Alemanha e Reino Unido, estes são os países que lideram em número a quantidade de profissionais trabalhando no modelo home office. Aqui no Brasil, a cidade de São Paulo é a que sai na frente com mais trabalhadores remotos como alternativa parcial ou integral. E mundialmente, a tendência é que essa prática aumente.
O home office é uma maneira de trabalhar que ganha cada vez mais adeptos. Muitas iniciativas já foram implementadas e existem resultados comprovados de sua efetividade, tanto para a empresa que adota essa cultura quanto para o colaborador.
As melhores profissões para trabalhar em home office
Listamos abaixo algumas das melhores profissões para se trabalhar em home office, são elas:
- Jornalista: Uma parte desses profissionais não conseguem fazer home office, pois precisa estar presente em emissoras e redações, mas há uma grande parcela que consegue fazer o seu trabalho com a liberdade de ficar na sua própria casa. Além disso, existem os jornalistas digitais, que são aqueles que buscam notícias e informações para sites e blogs. O que esses profissionais precisam é de um computador e muita ideia na cabeça.
- Revisor de textos: Esse profissional precisa de concentração para conseguir fazer o seu trabalho. Um ambiente tranquilo, sem barulho e que seja confortável. Sendo assim, o trabalho home office pode ser muito bem-vindo. Vale lembrar que um revisor além de corrigir materiais escritos, também pode alterar estruturas dos mesmos, formatando em padrões aceitáveis, como da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).
- Contador: Os contadores nunca precisaram de muito para conseguir trabalhar: um computador com acesso à internet e o seu próprio conhecimento já bastam. Mas, para ganhar autoridade e reconhecimento, eles montavam escritórios em lugares empresariais. Hoje em dia isso já mudou e a categoria já tem segurança e autonomia para operar situações financeiras da própria casa.
- Desenvolvedores de softwares e websites: Os desenvolvedores são conhecidos por fazer trabalho remoto. Mas, nem sempre foi assim. Antes, a maioria desses profissionais ficavam alocados em empresas. Atualmente, com o crescimento dos profissionais autônomos, a classe ganhou liberdade para trabalhar de onde quiser e a maior parte dos desenvolvedores começaram a atuar por conta própria, com suas próprias empresas prestadoras de serviços.
- Designer: Ele pode fazer ilustrações de livros, diagramar revistas, criar logotipos, desenhar embalagens e assim por diante. Ele precisa de um computador e sua criatividade. Sendo assim, o profissional consegue ter um home office para exercer sua atividade facilmente.
O Home Office é pra você?
Se identificou com alguma dessas profissões? Caso sim, saiba que o Home Office tem grandes chances de fazer parte da sua rotina de trabalho.
Mas cuidado: trabalhar de casa é uma facilidade para alguns e um pesadelo para outros. É necessário muita responsabilidade e comprometimento para que o home office não prejudique no seu rendimento.
E é por isso que além das profissões, é importante prestar atenção no seu estilo de trabalho. Existem pessoas dentro e fora das profissões citadas que não tem o perfil para trabalhar a distância.
Quer saber mais sobre o seu estilo de trabalho? Faça o Lifestyle, nosso mapeamento de perfil. Ele é gratuito e vai te ajudar a se conhecer ainda mais.