Um modelo de currículo imbatível possui informações relevantes, é completo, mas não deixa de ser conciso. Ele mostra quem você é.
Embora seja um documento – e que não é difícil criá-lo, ainda há muitos erros no currículo que podem tirar todo brilho da sua trajetória.
Os erros mais comuns são informações de contato errados ou inapropriados, erros no português, má formatação e muitos outros que podem colocar tudo a perder.
Pois bem, agora você irá desvendar as dicas de como criar um modelo de currículo incrível.
1 – Seja conciso, mas completo
O currículo deve abranger suas experiências, skills, formação e outras informações relevantes. No entanto, nem toda experiência ou conhecimento é relevante para um bom modelo de currículo.
Experiências e cursos muito antigos, desatualizados e que não são ligados à área que você está procurando emprego no momento, não precisam estar ali.
2 – Dados pessoais e contato – cuidado com a quantidade (e qualidade) de informações
A seção de informações pessoais deve informar seu nome completo, idade, endereço, um telefone celular e fixo (caso tenha), o e-mail, link do perfil no LinkedIn e o link do portfólio.
Se você pretende deixar o modelo de currículo disponível na internet, recomendamos não inserir o seu endereço completo por motivo de segurança. Informar a cidade e o Estado é suficiente. O recrutador que tiver interesse no seu perfil, entrará em contato com você e pedirá mais informações.
Do mesmo modo, também não informe número de documentos como RG, CPF, CNH ou outro – a não ser que seja uma exigência da empresa que você pretende se candidatar. Caso contrário, são informações desnecessárias, que vão ocupar um espaço precioso de respiro entre uma informação e outra.
Por último, mas não menos importante, tenha cuidado com o endereço de e-mail que você vai informar no modelo de currículo.
Se você tem um endereço no estilo “skater_b0y@provedor.com” é melhor criar um endereço de e-mail mais sério, com o seu nome e sobrenome ou uma variação de ambos.
3 – Objetivo profissional – dois? três? cinco?
Você pode ter mais de um objetivo profissional, mas o seu modelo de currículo não pode ter na seção de objetivo algo como “contadora e cozinheira” – são profissões que não se relacionam.
Por isso, cada objetivo profissional precisa ter um modelo de currículo que tenha experiências e formação relacionado ao objetivo. Na prática, você terá que criar um modelo de currículo para o objetivo de “contadora” e outro para “cozinheira”.
4 – Formação acadêmica – da graduação a extensão
Em formação acadêmica, como o próprio nome diz, é o espaço para você informar os cursos de graduação, pós e até mesmo de extensão.
Inclua o nome do curso, o nome da instituição de ensino, identifique se é graduação, pós ou outro; e também informe o mês e ano de início e conclusão.
E não se esqueça: organize essas informações do mais recente para o mais antigo.
5 – Idioma – do you speak some other language?
Se você fala outro idioma além do português, aqui é hora de brilhar. Cite os idiomas e a proficiência que tem em cada um.
Aqui, geralmente, o candidato romantiza a sua capacidade com a língua e na emoção acaba contando vantagem. Por exemplo: o inglês aprendido nas séries da Netflix dá o certificado de “fluente”, mas no dia a dia, o candidato não consegue nem ler um livro naquele idioma.
Tenha muito cuidado para não exagerar, pois você pode ser testado, ou pior, se for contratado, você pode lidar com troca de e-mails e reuniões no idioma que você disse dominar. Não passe fiasco ou seja visto como mentiroso, seja sincero.
6 – Histórico profissional – conte mais sobre a sua trajetória
O histórico profissional deve conter: cargo, nome da empresa, período que trabalhou no local e um resumo das atividades em tópicos.
Porém, você pode também substituir o resumo das atividades pelo resultado que alcançou no cargo. Por exemplo: se o cargo na área de vendas ajudou a empresa a faturar tantos milhões ou aumentou as vendas em x%, é válido citar.
Durante a entrevista, você dá os detalhes que o levaram a esses marcos históricos.
Também organize as experiências das mais recentes para as mais antigas.
7 – Conhecimentos técnicos – complementando a formação
Nesta seção, você deve incluir os cursos que aprimoraram as suas habilidades, além das certificações de peso que são relevantes para exercer a sua profissão (exemplo: certificações do Google, da Cisco, dentre outras).
Aqueles cursos de informática que vão do sistema operacional ao pacote Office não faz muito sentido estar aqui – dependendo do cargo, esse é o mínimo que esperam do candidato. Ou seja, você não vai se destacar por dominar o Windows.
Porém, se você fez cursos avançados de Excel e o cargo que você deseja faz uso dessa ferramenta em nível “expert”, é interessante incluir.
8 – Atividades extracurriculares – who run the world?
É considerado atividades extracurriculares os cursos realizados durante a faculdade, atividades esportivas, voluntariado e intercâmbio.
Cite a atividade, o nome da instituição, o período que exerceu e conte brevemente o resultado dessas experiências.
Conclusão
Se seguir essas dicas, o seu modelo de currículo estará completo e imbatível para participar dos processos seletivos.
Um outro ponto que vale destacar é a quantidade de páginas: se você tem muitas experiências e formações, não ultrapasse mais do que duas páginas. Para isso, você terá que fazer um belo resumo dessas experiências.
Além da organização e qualidade das informações no modelo de currículo, se atente a fazer uma boa diagramação. Espaçamento, o tipo da fonte e o tamanho, são importantes para dar uma boa leitura.
Cuidado com a variação de fontes e as cores. Prefira um único estilo de fonte e vá de preto básico e alguma variação de cinza ou outra cor que combine com o preto e que não seja tão claro a ponto de não ficar legível.
Organize as informações por tópicos ou use bullets points. Além disso, use negrito para dar equilíbrio ao texto.
E não esqueça de revisar uma, duas, três e quantas vezes for necessário. Um erro de português e todo trabalho vai para o ralo.
Seguindo essas dicas, o seu modelo de currículo está pronto para conquistar a atenção do recrutador.