O Fórum Econômico Mundial de Davos aconteceu em janeiro deste ano e nos trouxe tópicos importantes para refletirmos sobre economia, mercado de trabalho e skills.
Se você achava que não haveria mais impactos na forma como trabalhamos em pouco tempo, errou rude.
Estamos vivendo a 4ª revolução industrial, isso significa que o mundo está se transformando em tempo recorde. Isto é, o que era uma coisa ontem, hoje virou outra.
Por isso, estar de olho nas tendências de mercado de trabalho em 2020 é fundamental para você viver hoje já olhando para o amanhã.
Confira abaixo as tendências que permeiam o mercado de trabalho em 2020:
1 – Privacidade como direito humano
A Lei de Proteção Geral de Dados está prevista para iniciar ainda em 2020 e traz uma pauta importantíssima dos últimos anos: a privacidade dos dados.
Com a Lei em vigor, as empresas não poderão mais usar os dados como bem entender, caso façam isso, correm o risco de sofrerem com multas em alto valor.
O CEO da Microsoft, Satya Nadella, ressaltou que “… a privacidade dos dados deve ser considerada como um direito humano”. Sendo assim, os dados deverão ser protegidos e as empresas devem garantir total transparência sobre o seu uso.
Por outro lado, os dados devem ser usados com o consentimento das pessoas para o bem da sociedade.
Com a privacidade sendo a pauta principal – e a mais preocupante de pessoas e empresas – começará uma demanda maior de cargos nessa área como: advogado com foco em LGPD, consultor de privacidade e proteção de dados, analista de projetos voltado a segurança de dados etc.
As skills mais importantes para trabalhar com proteção de dados são: perfil analítico, conhecimento sobre Leis voltadas à internet e dados e raciocínio lógico.
Leia também: 11 habilidades imprescindíveis para o futuro mercado de trabalho
2 – Tecnologia sendo usada a favor da inclusão e diversidade
A tecnologia está gerando mais qualidade de vida e aproximando o ser humano com inúmeras experiências que até antes eram impossíveis. Por exemplo: uma pessoa com deficiência visual hoje em dia consegue distinguir uma cédula de dinheiro através de um gadget.
Incluir é a palavra mandatória para que todas as gerações – e não só as atuais ou as próximas – aproveitem ao máximo tudo que a tecnologia tem a oferecer.
Graças a inteligência artificial e a computação quântica, veremos uma revolução tecnológica que segundo o CEO do Google, Sundar Pichai, será mais importante que o fogo e a eletricidade.
Se você quer começar na área deve estar atento as novas tendências tecnológicas citadas acima, além disso, entender o comportamento humano e suas necessidades, ajudará a desenvolver tecnologias inclusivas aptas para todo o tipo de grupo.
Leia também: CSW63 – Mulheres no mercado de trabalho
3 – Risco climático influenciando negócios corporativos
Há anos alguns cientistas e artistas como Harrison Ford tem levantado a bandeira sobre os riscos climáticos e no último ano, um novo rosto se tornou emblemático à essa luta: Greta Thunberg.
O assunto ganha força cada vez mais no meio político, artístico, científico e claro, tecnológico. E o que o clima tem a ver com o mercado de trabalho em pleno 2020? Tudo.
O risco climático entrará como teste de estresse nos balanços das empresas e dos bancos. Isto é, será uma parte da análise econômica das empresas.
“Os riscos associados às mudanças climáticas abrangem as alterações físicas do clima, mudanças na regulação, dinâmicas de mercado e outros fatores, que em algum momento se traduzirão em custos financeiros. Por isso, é importante identificar os impactos da empresa sobre o clima, mas também compreender a que riscos específicos cada setor de negócio está exposto, e qual o custo associado a eles”, explica Marina Grossi.
Uma das profissões que voltam a ter o seu lugar ao sol é o de engenheiro ambiental. Diante do paradigma climático e com tantos riscos, o profissional terá de ter soluções inovadoras e que sejam realistas para palpáveis, nas quais o bem-estar, integrando homem e natureza, seja o principal objetivo.
As skills mais importantes para se trabalhar com clima é criatividade e tecnologia Savviness.
Leia também: O futuro do mercado de trabalho
4 – Carbono em pauta
O carbono foi uma pauta bastante discutida durante o DAVOS. A primeira-ministra filandesa, Sanna Marin, contou que a prioridade de seu governo é tornar o país neutro em carbono até 2035.
“…A transformação do modelo econômico exigido pela mudança climática deve ser aceitável do ponto de vista social e justo, porque, caso contrário, alimentamos o populismo. Para ter sucesso, precisas que todos nos sigam.”, disse Marin.
Ainda sobre o carbono, Larry Fink, CEO da BlackRock, sugeriu ter imposto regressivo sobre carbono.
Percebe-se que o meio ambiente e, principalmente, o clima, são as preocupações gerais das grandes corporações, e consequentemente, abre-se oportunidades para o mercado de trabalho de 2020.
As skills para quem quer trabalhar com energia solar não são muito diferentes de um engenheiro ambiental. A criatividade é chave, liderança e adaptabilidade também são necessários.
Leia também: Da faculdade ao mercado de trabalho: como lidar com essa transição?
Para conhecer mais ideias apresentadas no Davos 2020, clique aqui.
Eaí, você já está preparado para o mercado de trabalho deste ano? São muitas as tendências e inovações. A tecnologia está intrínseco no ambiente que estamos vivendo e para a direção que estamos tomando.
No entanto, devemos sempre lembrar de fazer o bom uso desses recursos para evoluir o mundo e avançar a sociedade – e não para mais guerras dentre outras coisas.