Com a quarentena, necessária para evitar a disseminação do coronavírus, a vida de muitas pessoas ficou limitada às paredes de sua casa. Logo, é de se esperar que as opções de entretenimento também tenham ficado escassas. Você já deve ter se pegado encarando o teto e desejando fazer alguma outra coisa, como ir em uma exposição de arte. Mas temos boas notícias: seus apelos foram ouvidos! O tour virtual é a opção perfeita para quem quer apreciar arte sem sair de casa.
Essa opção é perfeita para aqueles que tiveram viagens canceladas ou apenas sentem saudade de ir em um museu. Instituições de todo o planeta estão disponibilizando seu acervo digitalmente (e sem custo nenhum) para que o público possa ter a experiência de ir em uma exposição de arte no conforto de suas casas.
Alguns deles, como o Metropolitan – um dos museus mais importantes de Nova York -, oferecem uma visão de 360° de alguns de seus cômodos mais renomados. É como se você estivesse lá! Museus nacionais também estão na lista. É o caso do icônico MASP, de São Paulo.
Quais são as vantagens de uma tour virtual?
Além de atualizar seu repertório ao mesmo tempo que te mantém em segurança, os tours virtuais também trazem algumas vantagens. Exposições que envolvem vídeos, por exemplo, podem ser difíceis de se apreciar presencialmente. Seja pela lotação dos espaços ou pela incapacidade de controlar a reprodução do conteúdo. Entretanto, com os tours virtuais você pode assistir no seu ritmo e no momento que quiser. Prático, não é mesmo?

Se interessou? Então confira uma lista de 6 tours virtuais para você visitar durante a quarentena.
Metropolitan Museu of Art

Também conhecido como “The Met”, o Metropolitan Museum of Art é um dos mais visitados museus de Nova York.
Fundado em 13 de abril de 1870, a instituição conta com um amplo acervo de arte antiga (incluindo peças das civilizações grega, europeia, romana, egípcia e assírio-babilônica) de diferentes períodos históricos.
Além das peças de arte sacra e clássica, os apaixonados por música também possuem um espaço especial no museu. O The Met conta com uma grande variedade de instrumentos musicais históricos. Um deles é a icônica Les Paul TV, construída em 1961. O instrumento ganhou notoriedade após acompanhar o rockeiro Steve Miller em suas principais performances. A pintura da vintage guitarra, rica em cores e formas curvas, encanta o olhar.
No site do museu, você pode ter acesso a vídeos em 360° adornados com uma linda trilha sonora. A instituição também disponibiliza fotos e textos de suas principais obras. Dessa forma, além de apreciar visualmente as peças, você também irá conhecer um pouco da história de cada uma.
O tour virtual está disponível em inglês.
Museu do Vaticano

Essa é para aqueles apaixonados por arte sacra. Já imaginou admirar toda a beleza da Capela Sistina, apreciar as obras de artistas como Rafael, Leonardo Da Vinci e Caravaggio? E ainda por cima fazer tudo isso no conforto da sua casa?
Um site especial feito pelo Vaticano torna tudo isso possível. Lá, todos os museus da sede da Igreja Católica estão compilados. Além do acervo online, rico em fotos e informações, você também pode visitar as instalações dos museus por meio de vídeos em 360°. Dessa forma, você poderá visitar mais de sete quilômetros de extensão como se estivesse lá.
Além dos museus, uma série de vilas e jardins podem ser explorados na plataforma. O tour virtual do museu está disponível em inglês, francês, italiano, alemão e espanhol.
National Air and Space Museum

Gosta de aviação? Então esse é o seu museu! Localizado em Washington, capital dos Estados Unidos, o National Air and Space Museum conta com o maior acervo de aeronaves e naves espaciais do mundo. Muito mais que apenas tours virtuais, o site da instituição oferece diversas séries explicando as nuances da ciência aeroespacial, a mecânica de aeronaves e tudo que há de novo no mundo da aviação.
Além do rico conteúdo, você também pode explorar veículos como o ônibus espacial norte-americano e a Apollo 11 (cápsula responsável por levar o homem à lua) em 3D.
A melhor parte? O museu virtual também está disponível em português! Entretanto, caso você seja poliglota, também é possível acessar o conteúdo em português, inglês, espanhol, francês e italiano;
Museu de Arte de São Paulo

Se você mora em São Paulo, com certeza já deve ter visitado o Museu de Arte de São Paulo (MASP). Porém, o que provavelmente não sabe é que essa visita também pode ser feita virtualmente.
Você não vai conseguir aproveitar o máximo da icônica arquitetura de Lina Bo Bardi, ou passar um tempo na famosa avenida Paulista. Em contrapartida, poderá apreciar obras de Cândido Portinari, Di Calvacanti, Anita Malfatti e Almeida Junior do conforto da sua casa.
Nas redes sociais do museu, os seguidores poderão acompanhar lives com conversas entre os curadores do museu e convidados. Um aplicativo gratuito também reúne cerca de 170 aúdios com comentários feitos por especialistas, artistas, professores, pesquisadores e até mesmo crianças.
Também têm novidades no canal do YouTube da instituição, onde vídeos com seminários, palestras e entrevistas estão disponíveis.
Acima de tudo, o MASP não ficou de fora dos tours virtuais. Por meio do Google Arts & Culture, os visitantes poderão apreciar o “Acervo em Transformação”, exposição permanente do museu.
The British Museum

Mais de 6 milhões de objetos, muitos deles coletados durante o período de expansão do Império Britânico, estão reunidos no British Museum. E não pense que as peças se limitam à cultura européia. O acerto da instituição compila obras de arte que vão desde às américas até o àsia e oriente médio.
No site do museu londrino, você poderá ver com calma as peças do acervo, cada uma com uma contextualização histórica e diversas imagens.
Caso queira ser um pouco mais ambicioso e andar pelos corredores do British Museum, basta acessar o Google Arts & Culture. Lá, você também poderá encontrar um tour virtual pelas instalações da instituição.
National Museum of Natural History

Você já assistiu ao filme “Uma Noite no Museu”, estrelado por Ben Stiller? Portanto, já conhece o National Museum of Natural History.

Para se ter uma ideia da dimensão do museu, são mais de 126 milhões de espécimes e artefatos que lotam os corredores da instituição todos os anos. Os animais que podem ser encontrados lá vão desde baleias azuis até fósseis de dinossauros.
Com tanta importância, não é de se esperar que o museu não fique para trás na interatividade. No site oficial da instituição é possível ter acesso a um mapa interativo, onde você pode visitar cada galeria apenas clicando em sua localização.
Alguns corredores também permitem um tour virtual em 3D, aumentando ainda mais a sua imersão no espaço. O tour virtual está disponível em inglês.