Começar bem o dia de trabalho garante que você tenha um dia feliz, eficiente e com bom desempenho Por isso, é importante tomar algumas medidas logo nos primeiros minutos da sua chegada ao trabalho -fundamentais para determinar se você terá um dia produtivo ou não.
Chega mais que essas 6 dicas são de ouro e vão garantir shiny happy people! (se você não pegou a referência, a gente dá uma mãozinha aqui, juventude).
1 – Não chegue atrasado ao trabalho
Parece clichê, mas é verdade. E ainda assim as pessoas acreditam que o atraso não fará tanta diferença assim ao longo do dia, pois “é só ficar uns minutinhos a mais após o expediente que dará na mesma” – mas não dá, ao menos não para a sua produtividade.
Chegar esbaforido no trabalho não ajudará você a ver o todo com clareza. Você já começa o dia depois do que todo mundo, e até se acalmar e pegar o ritmo leva um tempinho.
Então, para evitar todo esse estresse, planeje-se! Comece dormindo cedo para garantir uma boa noite de sono e assim acordar no horário previsto. Calcule o tempo que você precisa entre acordar e sair de casa, levando em consideração o tempo de deslocamento e o possível trânsito ou problemas na condução.
Essa não é uma fórmula mágica e nem garante que você chegará no horário todos os dias. Afinal, eventualmente, problemas acontecem mesmo com planejamento, mas é uma boa forma de começar o dia com o pé direito.
2 – Primeiro veja as suas tarefas, depois os e-mails
Não comece o dia acessando a sua caixa de e-mail, pois isso tomará minutos preciosos e que podem matar a sua produtividade logo cedo, quando você ainda está com total energia.
Um e-mail o aproxima do próximo e-mail, de uma resposta que “teoricamente” é urgente e quando se vê 1 hora já passou e você ainda não tem ideia do que pretende fazer no dia.
Comece vendo quais serão as tarefas do dia, reveja o que é prioridade e urgência e verifique se você tem todas as ferramentas e fontes necessárias para executá-las. Feito isso, dê a atenção que a sua caixa de entrada precisa.
3 – Mova-se, o seu corpo não nasceu para ficar 8 horas sentado!
Dê pausas para o corpo e a mente descansarem para retomar o trabalho com mais foco. Trabalhar por muitas horas sem um descanso de 10 minutos não o ajudará no seu rendimento, pelo contrário.
Se quiser saber mais sobre ferramentas para aumentar sua produtividade, se liga nesse post!
4 – Pre-para que agora é hora do show do imprevisto
Planeje o seu dia contando com imprevistos, inclusive – e principalmente – no trabalho. Nem sempre será possível seguir a sua agenda, porque atividades vindas do além vão atravessar o seu dia e impedir que você cumpra com todos aqueles to-do’s.
Portanto, esteja a um passo à frente e separe uns 40 minutos do dia dedicados a imprevistos. Se eles não acontecerem, ótimo! Se acontecerem você já está mais do que preparado para lidar com a situation.
5 – Xô, bad vibes!
Se você realmente quer ter um dia bom, afaste as más vibrações de você. Isto é: não fique perto de pessoas tóxicas; se aconteceu algo não muito bom logo no início do dia que o deixou chateado, tente ver o lado bom daquilo – sempre há um lado bom nas coisas ruins.
Preocupações e mau humor comprometem negativamente um dia que tinha tudo para ser produtivo. Somos humanos, somos falhos e temos inúmeros problemas, mas tente sempre viver de forma leve e a não focar na negatividade das situações e das pessoas.
Comprometa-se com você, em ser alguém melhor e a focar no que te faz feliz!
6 – Diga ̶x̶i̶s̶ não
Aprender a dizer não educadamente é algo valioso. Se estamos a todo momento à disposição dos outros e das atividades dos outros, nunca estamos à disposição para nós mesmos e para os nossos próprios compromissos.
Eventualmente você precisará dizer não, sabendo como dizê-lo para manter a sua rotina de trabalho dentro do prazo.
Explique sempre com gentileza no que você está trabalhando e o tempo que precisa executar para entregar no prazo combinado. Diga que apesar de não poder colocar a mão na massa, você se dispõe (se possível, ok?) a orientar a pessoa para realizar o trabalho dedicando um tempinho daquele dia para isso.
Tem mais dicas de como começar o dia com o pé direito? Compartilha com a gente nos comentários 🙂