Aumentar a produtividade no trabalho é um assunto recorrente entre profissionais. Afinal, quem não quer entregar mais resultados em menos tempo?
Você se considera uma pessoa que, normalmente, é produtiva?
Não é sempre que conseguimos ter um dia produtivo, cumprindo todas as nossas tarefas com agilidade e entregando nossas demandas, né? Mas se isso acontece com muita frequência, saiba que, provavelmente, sua rotina pode estar interferindo na sua produtividade.
Ser produtivo não é apenas fazer mais coisas em menos tempo, mas sim fazê-las de uma forma que realmente trarão resultados e retornos positivos.
Por isso, separamos 7 dicas que vão te ajudar – e muito – a construir hábitos que vão deixar sua rotina muito mais ágil e aumentar sua produtividade.
1. Planeje seu dia na noite anterior
Planejamento é a chave do sucesso! Por isso, sempre antes de dormir, tire alguns minutinhos para planejar como vai ser o dia seguinte. Ou seja, liste as coisas que você precisa e deseja fazer, tarefas que precisa dar prioridade. Assim, quando acordar, você já vai ter um direcionamento, sem precisar perder tempo se planejando ou correr o risco de ter que fazer o planejamento com pressa. Ter o hábito de anotar suas tarefas em lista pode melhorar sua organização e eficiência.
2. Coloque as tarefas em ordem de prioridade
No topo da lista, dê prioridades para tarefas que você precisa realizar urgentemente, procurando colocar as mais difíceis antes das mais fáceis. Assim, as tarefas mais desafiadoras e que vão exigir mais de você vão sendo eliminadas conforme as horas vão passando e sua agenda vai ficando mais leve. Nada de priorizar tarefas que estão na lista por serem agradáveis. Avalie sempre as coisas que você tem pendente e reflita sobre a importância delas. Isso ajuda você a descobrir potenciais sabotadores da sua produtividade, ou seja, coisas que estão tomando seu tempo, mas não acrescentam em nada.
3. Identifique quando você é mais produtivo
É muito difícil alguém conseguir ser produtivo o tempo todo, por isso, se conhecer e saber quais são os seus picos de produtividade é uma mão na roda. Assim, você pode se programar e usar seus picos de produtividade para realizar as atividades que exigem mais de você.
4. Faça uma coisa de cada vez
Mantenha o foco em uma coisa de cada vez, principalmente se você tem tarefas que exigem alto nível de concentração para cumprir. Tentar ser multitarefas nesses momentos pode comprometer a qualidade da atividade e aumentar a ocorrência de erros.
Fazer uma coisa de cada vez pode aumentar a qualidade dos resultados e reduz o tempo necessário para realizá-las.
Leia Mais: 4 benefícios da música para aumentar a produtividade no trabalho
5. Não adie as tarefas
Sabe o famoso ‘deixe para amanhã o que você não quer fazer hoje’? Esqueça!
Não cumprir sua lista – e consequentemente as tarefas que você se propôs a fazer – pode levar a um grande acúmulo de tarefas. Sempre que pensar em adiar uma tarefa por indisposição, preguiça ou pelo grau de dificuldade, lembre-se de que você vai acabar comprometendo seu tempo e sua produtividade em outro dia. Não pular suas tarefas, aos poucos, vai se tornando um hábito.
6. Aposte em ferramentas de produtividade
Use a tecnologia a seu favor! Google Keep, Trello, Evernote… não importa qual o seu favorito ou com qual você se identifica mais. Eles são grandes aliados para você se se organizar e facilitar o cumprimento das tarefas.
7. Crie um ambiente propício
O ambiente influencia – e muito – na sua produtividade. Certifique-se que você está trabalhando em um espaço organizado, limpo e confortável, que te deixe confortável e que não te distraia das suas tarefas.
Não se esqueça, ter uma boa noite de sono é super importante para que você se sinta mais descansado durante o dia e tenha disposição para ser produtivo. Levantar cedo, para aproveitar um dia mais longo, e praticar meditação, por exemplo, são práticas que podem ajudar e que você também pode – e deve – tentar inserir em sua rotina.
Como mostramos, produtividade, assim como várias outras skills que o mercado valoriza, também pode ser desenvolvida. O importante é estar disposto a começar! Continue sempre se desenvolvendo e buscando adquirir novos conhecimentos, sobre você e sobre sua área, e nesse processo, conte sempre conosco!