A gente sabe que muitos empregos pedem experiência. Mas e se você tiver buscando seu primeiro emprego? Como ter experiência sem nunca ter sido empregado? Pensando nisso, a gente juntou 4 dicas arrasadoras para você conseguir um emprego independente da falta de experiência. Confira!
Como vou ter experiência se todo emprego exige ter tido uma experiência? Se nunca me deram a chance de trabalhar, como terei experiência? Afinal, para ter experiência é necessário ter tido uma experiência
Eu sei, é confuso e paradoxal, mas vocês sabem dessa crise que as pessoas enfrentam para conseguir o primeiro emprego. Mas existem várias formas de conseguir o primeiro emprego! Então, pensando nisso, resolvemos te dar 5 truques para você impressionar o recrutador e conseguir a tão sonhada e necessária EXPERIÊNCIA!
Confira!
Ah! E a gente sabe que todo novato tem dificuldades em seu primeiro emprego. Por isso, a gente reuniu 4 maneiras de superar essas dificuldades. Você pode encontrá-las aqui.
1. Estude, faça cursos, vá a palestras, faça mais cursos
Conhecimento, meu caro, nunca é demais! E pense: numa entrevista de emprego ele tem muito valor. Por isso, aproveite que você ainda não trabalha e “taca-le pau nesse carrinho”, aproveite o “tempo livre” para fazer o máximo de cursos que você conseguir. Os eventos como palestras, debates e aulas abertas também são ótimos lugares para aprender e fazer contatos.
Lembrando: existem muitos eventos ligados às universidades e na internet com conteúdo gratuito. Além de ter ótimos cursos no currículo, reflita sobre a contribuição de cada um para te tornar um profissional melhor. Assim, saber identificar o que te faz evoluir e como isso acontece é uma ótima qualidade que os recrutadores valorizam nos candidatos.
Você sabia que o Google oferece cursos gratuitos e com certificado? Conheça 5 desses cursos maravilhosos aqui.
2. Trabalhe em seus projetos pessoais
Já pensou que legal ser o seu primeiro chefe? Essa fase é um momento legal para que você toque os seus projetos pessoais ou se junte com alguns amigos e faça coisas legais na área que você quer atuar. Dessa forma, pode ser um blog, um podcast, trabalhar num projeto de robótica, iniciação científica, produção de algum produto, etc.
Além de você fazer algo que servirá para mostrar ao recrutador que você tem as habilidades que ele procura em um candidato, sempre existe a chance da sua ideia dar super certo e você transformar o seu projeto no seu trabalho!
3. Não tenha medo de começar de baixo
Uma notícia que eu tenho que te dar é: ninguém começa trabalhando no emprego dos sonhos. Então, calma! Procure oportunidades de entrada em empresas que combinam com você.
Não tem problema se o cargo for menor do que você imaginava e nem se não é a empresa da sua vida. É devagar que as coisas vão acontecendo. Então lembre-se: é o seu primeiro emprego.
4. Mostre as suas habilidades… de outro jeito
Quando uma empresa coloca na descrição da oportunidade que está procurando por um candidato com experiência ela não está dizendo necessariamente que só irá contratar um profissional que já trabalhou antes.
Na verdade, o que mais importa aqui é se você tem ou não as habilidades necessárias para realizar as tarefas do cargo que estão oferecendo. E existem outras maneiras de mostrar isso!
Por isso, escreva as suas habilidades – tanto no currículo quanto na entrevista de emprego – e demonstre de maneira concreta que você sabe realmente fazer aquilo!
Você pode usar como exemplo da habilidade um trabalho de faculdade que você precisou executar algo parecido com o que a oportunidade exige, um trabalho voluntário que você participou, uma ajuda que deu para algum amigo.
E aí? Agora está mais confiante de quem vai conseguir o primeiro emprego sem experiência? Conta pra gente nos comentários!