Recentemente o job sharing caiu na boca do povo tupiniquim, e isso se deu porque a Unilever iniciou no país a experiência do job sharing na organização.
O assunto então começou a ser pauta, estudado e questionado, até levantar interessados por essa modalidade que lá fora já é uma realidade muito mais concreta do que no Brasil.
Mas afinal, o que é o job sharing e porque há tanta curiosidade nessa modalidade de trabalho?
Dividindo o emprego e o salário
O job sharing pode ser definido como um acordo de trabalho em que dois funcionários possuem o mesmo cargo. Assim, eles dividem as tarefas, intercalando os dias que cada um deve trabalhar.
Em outras palavras, o que um funcionário poderia fazer, no job sharing é dividido por dois. Assim, o salário, é dividido com o colega.
Mas porque pessoas querem dividir o emprego e receber menos?
Qualidade de vida, equilíbrio entre vida pessoal e profissional, mais tempo para estudar e fazer as coisas que gosta… Os exemplos são diversos, mas todos focados em aproveitar melhor o tempo.
Geralmente, os pais que desejam passar mais tempo com seus filhos, entram de cabeça nessa modalidade.
Mas o fato é que o job sharing está caindo na graça dos funcionários. Com isso, as empresas estão se adequando a essa não tão nova modalidade.
Vantagens do Job Sharing
Funcionários na vibe namastê
A melhor vantagem que vem com o job sharing é que os funcionários têm a oportunidade de passar mais tempo “relax”.
Afinal de contas, o trabalho está sendo dividido entre o colega. Por causa disso, não há necessidade de quebrar a cabeça a todo o momento.
O trabalho será mais equilibrado e permitirá que os funcionários tenham mais tempo para si.
A melhor dupla de dois
Imagina que a sua dupla é aquele colega super gente boa, que trabalha direitinho e que há match profissional entre vocês?
A chance do trabalho ser bem feito é alta e os resultados podem ser surpreendentes. Já troca ideia com o coleguinha sobre como seria o mundo profissional ideal, vai que…
Potencializa as habilidades e conhecimentos de cada um
Compartilhar a jornada de trabalho com o colega pode ajudar vocês a aprenderem muito mais. Dessa forma, podem ganhar novas habilidades e conhecimentos.
Além disso, podem compartilhar conhecimento os preparam para o futuro, pois a liderança deve ser um aspecto presente para ambos os perfis, para o job sharing dar certo.
Melhora a comunicação
A comunicação também é aprimorada quando o job sharing é uma realidade. Afinal, não é possível dividir o trabalho sem comunicar ao outro o progresso para que assim flua.
Lealdade
É crucial que a dupla trabalhe bem, tenha ética e lealdade um com o outro. A parceria deve ser total. Mentiras, falta de comprometimento e de dedicação colocam tudo a perder.
Produtividade em alta
Os funcionários que escolhem o job sharing garantem que são mais produtivos – e não é pra menos.
Os funcionários estão mais descansados, conseguem um tempo maior para relaxar. Por isso, chegam ao escritório com foco.
Desvantagens do job sharing
Nem tudo é um mar de rosas…
Parceiros nem tão boa praça assim…
Uma das piores e mais comuns desvantagens de compartilhar qualquer trabalho é que talvez você tenha que dividir o trabalho com um parceiro ruim.
Se duas pessoas forem responsáveis por completar um projeto com um determinado prazo e uma delas falhar, os dois serão responsabilizados pelo mesmo erro.
Mesmo que a culpa tenha morrido claramente com apenas um dos profissionais, a situação é um incômodo para a própria empresa. Assim, pode acabar tomando muito tempo para resolver o que exatamente aconteceu.
A única maneira de reduzir tais problemas é certificar-se de que tais responsabilidades foram divididas claramente. Reuniões precisam ser realizadas regularmente para monitorar o progresso.
The friendship ̶n̶e̶v̶e̶r̶ ends
O job sharing pode colocar até mesmo as amizades mais fortes em cheque.
Caso os parceiros sejam capazes de manter uma boa comunicação e transparência, ainda é possível manter um ambiente cooperativo.
Mas caso haja um parceiro que não receba todos os elogios ou qualquer tipo de atenção do chefe e o outro receba muito, isso pode colocar a amizade em risco.
$alário
Por você compartilhar o trabalho com um colega, o seu salário será dividido. Isso significa que você ganhará menos, se comparado a trabalhar por tempo integral.
Geralmente, os profissionais que optam pelo job sharing já possuem altos cargos e anos de experiência no mercado. Assim, já estão com a carreira e a vida financeira estáveis, a ponto de abrirem mão de uma parte da remuneração em prol da qualidade de vida.
A matéria Divido meu emprego e meu salário do El País, conta um pouco da experiência de uma profissional nessa modalidade e como está o cenário do job sharing em nível global.
Aqui no Brasil é provável que as empresas ainda demorem para adotar o job sharing nas suas organizações, pois para a empresa, essa dinâmica não é tão simples.
O job sharing tende a ter muitas vantagens para os funcionários que querem uma vida onde o foco não seja apenas o trabalho, porém, tudo deve ser pensado, analisado e planejado.
A remuneração pode ser um ponto importante e que pode fazer muitos recuarem em não aceitar essa modalidade.
Você aceitaria dividir o seu trabalho e salário com alguém? Já manda para o @ 🙂