Ser um bom líder vai além de conhecimento técnico e competências. Precisa ter habilidade, ousadia e alegria para vivenciar dias de luta e dias de glória (pegou as referências?). Por isso, reunimos as 5 principais reflexões sobre a liderança para quebrar com todo e qualquer mito.
A liderança deve engajar o time e manter a energia em alta, o que o leva a ter uma relação baseada na comunicação, transparência e autonomia com seu time. E você, mais do que ninguém, sabe o quão difícil é essa tarefa. Afinal, você já esteve do outro lado e sabe que nem sempre a produtividade e o engajamento querem andar lado a lado.
Para você ter um time feliz e de alta performance para alcançar resultados extraordinários, você deve ter ser um excelente líder. Para isso, deve estar ciente das cinco reflexões sobre liderança abaixo. Vamos lá?
1. Recompensas anuais não são motivadores eficazes
Recompensas são úteis, mas se forem dadas anualmente, tornam-se ineficazes pela razão tempo.
Entre uma recompensa e outra, há uma avalanche de situações que uma recompensa não será suficiente para capacitar o profissional ou melhorar a sua estima. Você verá melhores resultados incluindo recompensas regulares como parte de um ecossistema maior.
Capacite sua equipe com uma visão compartilhada, dê feedbacks frequentes (falaremos mais sobre isso logo abaixo) e as ferramentas que precisam para ajudar a alcançar os objetivos.
Recompense a equipe com um almoço, cerveja no fim do dia ou algumas horas de descontração distante do trabalho.
2. Microgerenciamento desperdiça o tempo de todos
Quer uma força de trabalho mais engajada? Pare de ser a sombra da sua equipe. Dê orientação e acesso a todos os recursos necessários para que a sua equipe possa trabalhar de forma eficaz e autônoma.
Isso não significa que você deixará de executar o seu papel de líder, e sim, que está otimizando a dinâmica de trabalho para ambas as partes. Dessa forma, você consegue trabalhar com maior foco na estratégia e a desenvolver a sua liderança do que estar o tempo todo no operacional.
Quando os erros acontecerem (e saiba: vão acontecer), considere-os como aprendizados, solucione-os, ajuste para que não se repitam e bola pra frente.
3. Hierarquias rígidas são muitas vezes contraproducentes
A hierarquia não é propícia para construir confiança e uma relação de camaradagem.
Não é porque você é o “chefe” que significa que só você tem voz e somente as suas decisões são as melhores.
Os melhores líderes adotam uma abordagem colaborativa e são receptivos à perguntas, sugestões, ideias e outras contribuições do seu time.
4. O equilíbrio vida-trabalho é possível – e benéfico
Horários flexíveis e home office estão em ascensão, ajudando os funcionários a gerenciarem melhor o seu trabalho e vida pessoal.
O tempo atrás da mesa de um escritório nem sempre se traduz em produtividade e trabalho bem feito.
Por isso, ofereça opções flexíveis, de acordo com a dinâmica do trabalho, para ter um time mais feliz e produtivo.
5. Feedback importa SIM
Feedback é a melhor ferramenta de desenvolvimento e crescimento que um líder pode oferecer/receber.
Há muita falta de entendimento quando se trata de feedback. Uns temem recebê-lo, porque acreditam que se trata apenas de críticas e essa visão está errada.
O feedback é uma análise dos pontos positivos e negativos da execução do trabalho, assim como do profissional, visando melhorias e evolução.
Uma crítica sem qualquer sugestão de melhoria, torna-se apenas uma crítica. Uma crítica dada de modo rude, vira falta de educação.
Ofereça feedbacks semanais, quinzenais ou mensais. A frequência quem determina é você e seu time. Além disso, permita receber feedback. Você também conseguirá se desenvolver e ser melhor com a contribuição da sua própria equipe.
Seja um líder eficiente, empático e humanizado. Não fique no posto de “chefe”, pois certamente essa postura só levará você e o seu time a perderem.
Uma boa liderança aumenta a capacidade e a potência do time, e ajuda a empresa a alcançar mais rápido os seus objetivos.
Você tem mais reflexões sobre a liderança que gostaria de compartilhar? Conta aqui nos comentários 🙂