A pandemia do Coronavírus fez com que muitos profissionais considerassem mudar de trabalho, seja por mudança de carreira, novas oportunidades ou necessidade de recolocação no mercado de trabalho.
A grande verdade é que, com tantas mudanças acontecendo no mundo, a zona de conforto deixou de ser uma posição segura. Por isso, os planos de carreira precisaram se tornar mais mutáveis, focados e organizados. Afinal, com tanta instabilidade, é preciso saber aonde você quer chegar para calcular todos os passos que te levarão até o seu objetivo.
Então, se você também está pensando em mudar de emprego ainda esse ano, nós separamos 6 dicas que você precisa seguir para que essa mudança tenha o sucesso que você merece. Confira:
#1 – Analise friamente o momento atual antes de mudar de emprego
Antes de mais nada, você precisa olhar além da sua realidade e considerar também o que está acontecendo no mundo, principalmente na economia. Então reflita:
- O mercado que você pretende trabalhar é promissor mesmo numa economia fragilizada?
- As empresas que você pensa em mandar currículo estão indo bem?
- Existe uma boa demanda de vagas para a posição que você quer alcançar?
Às vezes, mudar de trabalho por opção própria para tentar ganhar pode ser mais demorado do que você imagina. Portanto, olhe para o mercado com atenção e, se for preciso, considere garantir uma nova oportunidade antes de deixar seu emprego atual.
#2 – Abrace a criatividade
Ao considerar uma mudança de trabalho, seja criativo sobre suas opções. Isso quer dizer que se você quiser manter a competitividade, vale a pena ter um olhar mais criativo para as oportunidades que existem. O que inclui focar em setores que estão prosperando agora, mesmo que você nunca tenha pensado em trabalhar neles antes.
Por exemplo, se você está procurando uma oportunidade na área de marketing, considere se candidatar para o time de marketing em setores que estão indo particularmente bem, como:
- Redes de supermercados
- Indústrias farmacêuticas
- Marketplaces
- Empresas de delivery etc.
Além disso, se você sempre trabalhou para pequenas empresas, a possibilidade de se candidatar para empregos em empresas maiores pode te ajudar a crescer e se desenvolver mais.
#3 – Priorize participar de vários processos seletivos
Quando se trata de conseguir um novo emprego, a sua abordagem deve ser proativa. Ou seja, envie currículos, entre em contato com o RH das empresas pelo LinkedIn e faça seu cadastro em plataformas que te ajudam a conquistar uma nova oportunidade com rapidez e eficiência.
Nessa etapa, é importante que você visualize o processo de candidatura como uma forma de se desenvolver. Afinal, cada entrevista de emprego é uma chance de networking e abre portas para novas possibilidades no caminho, mesmo que você não consiga uma vaga específica.
Então, à medida que você se inscreve para mais vagas e participa de processos seletivos, você se prepara e aumenta suas chances de sucesso.
#4 – Fale mais sobre o copo mais cheio
Com toda certeza você não pode controlar as mudanças do mercado de trabalho, principalmente em tempos de instabilidade. Mas o controle da sua narrativa está nas suas mãos.
Então, se você passou por uma demissão nos últimos tempos, explique o que você fez para se manter por dentro do mercado e quais habilidades teve a oportunidade de desenvolver – desde cuidar de um ente querido até estudar.
Enfatize todas as habilidades que você aprimorou e que podem oferecer uma vantagem para a função que você está procurando, como um novo idioma ou novas técnicas para falar em público, por exemplo.
Falar sobre o lado ruim não levará a lugar nenhum, mas ter uma narrativa que mostra a dificuldade e como você a superou, te faz ganhar muitos pontos!
#5 – Não descarte as experiências anteriores quando decidir mudar de trabalho
Se você estiver mudando de setor, lance suas experiências profissionais anteriores como vantagens para a nova função. Explique como seu sucesso anterior pode ser vantajoso para ampliar os horizontes da sua uma nova função.
Além disso, lembre-se de que a paixão pelo trabalho também conta muito! Afinal, em tempos econômicos desafiadores, os recrutadores querem saber o quão animado o candidato está para a oportunidade. Então, se você quer isso, não tenha medo de mostrar!
#6 – Se quiser mudar de trabalho mais rápido, peça ajuda!
Todo esse processo leva tempo, é normal! Por isso, peça ajuda aos seus familiares, amigos e colegas de confiança para ficarem de olho em novas oportunidades.
Se tem uma coisa que a pandemia nos ensinou, é que a união realmente faz a força e pode levantar pessoas. Então, saiba que você não está sozinho e pessoas podem estar dispostas a te ajudar, você só precisa saber como pedir!
Tempos de instabilidade reforçam a nossa criatividade, poder analítico e resiliência. Então, não abra mão de nenhuma dessas forças que podem impulsionar o seu futuro.
Por fim, nunca perca a esperança em encontrar um novo emprego. Enquanto isso não acontecer, procure estudar, desenvolver novas competências, fazer networking e criar oportunidades para uma entrevista. Com certeza a oportunidade que você tanto sonha vai chegar quando você menos esperar!
Ah! E não esqueça que estamos aqui para te ajudar em todo esse processo! Faça seu cadastro no Bettha e encontre uma vaga perfeita para você!