Se você está a fim de participar de projetos sociais, de fazer um mochilão sabático e se conectar com o que realmente importa, o trabalho voluntário pode ser a melhor opção.
Trabalhar voluntariamente significa oferecer sua mão de obra, inteligência, criatividade e tempo para pessoas, animais ou causas que merecem atenção e não possuem muitos recursos financeiros.
Embora não seja uma experiência remunerada, a dimensão desse tipo de trabalho é imensurável. Afinal, normalmente desencadeiam impactos sociais muito positivos, tanto para as suas habilidades profissionais, quanto para um mundo melhor.
O que você lerá por aqui?
As vantagens do trabalho voluntário
Dedicar seu tempo e seus conhecimentos para ajudar uma causa é o bem mais precioso que você pode oferecer. Mas é importante destacar que essa não é uma mão de via única! O trabalho voluntário é, reconhecidamente, uma experiência que agrega seu currículo e te ajuda a desenvolver diversas soft skills. Ou seja, além de ser enriquecedor pessoalmente, ainda te ajuda a se destacar em processos seletivos.
Então, podemos afirmar que o trabalho voluntário é também um excelente trampolim para começar uma nova carreira e experimentar uma atuação profissional mais responsável socialmente.
Mas o que você ganha com o trabalho voluntário?
Independentemente da causa em que você decidir atuar, é possível aprender e ganhar muitos benefícios além do financeiro, por exemplo:
- O valor real de usar suas experiências para melhorar a vida de outras pessoas
- Dar um novo rumo para a sua vida profissional
- Fazer a diferença no mundo e se sentir bem consigo mesmo
- Identificar seus verdadeiros pontos fortes na prática
- Encontrar suas verdadeiras paixões
- Descobrir novos talentos
- Possibilidade de trabalhar e conhecer outros países e culturas
- Ser uma pessoa mais grata etc.
Quais soft skills são desenvolvidas no trabalho voluntário?
Os tipos de soft skills que você pode aprender variam de trabalho a trabalho. Mas, em geral, as principais habilidades comportamentais são:
- Comunicação e habilidades interpessoais
- Habilidades de mentoria e treinamento
- Resolução de problemas
- Trabalho em Equipe
- Gestão do tempo
- Gestão de crise
- Planejamento
- Organização
- Criatividade
- Liderança
- Resiliência
- Capacidade de trabalhar sob pressão e muito mais
Onde fazer trabalho voluntário?
A lista de ONGs, instituições e iniciativas que buscam por voluntários é bastante extensa. Portanto, com certeza você não vai ter dificuldades em encontrar uma oportunidade que se encaixe no seu perfil. De qualquer forma, listamos abaixo 5 opções com diferentes frentes de atuação. Assim, você pode começar a conhecer o trabalho dessas instituições e, se gostar, entrar em contato com a sua preferida. Confira:
TETO
Com o objetivo de construir moradias de emergência para pessoas em situações de vulnerabilidade, a instituição organiza diversos mutirões. Normalmente, eles acontecem aos finais de semana e costumam reunir cerca de 800 voluntários. Assim, eles já mobilizaram mais de 1 milhão de jovens em toda a América Latina.
Inclusive, engenheiros, designers e arquitetos podem encontrar uma opção de “estágio” voluntário na organização.
Amigos dos Bichos
Voltada para a proteção e cuidado de animais domésticos abandonados por seus donos e em situação de rua, a ONG recruta voluntários que podem oferecer um pouco de tempo para cuidar da saúde e bem-estar dos animais. Além disso, é claro, eles também buscam encontrar novos lares para os resgatados.
Por isso, além dos amantes de animais, estudantes e profissionais de veterinária e zootecnia podem encontrar uma excelente oportunidade de trabalho voluntário na instituição.
GRAAC – Grupo de Apoio ao Adolescente e à Criança com Câncer
O GRAAC é uma grande referência na área da saúde. Afinal, atua em tratamentos, cirurgias com hospitais, e pesquisas para crianças e adolescentes com câncer.
Então, nesse momento tão delicado da vida das famílias atendidas, além da arrecadação de alimentos e recursos básicos, você também pode se voluntariar para criar conexão com as crianças e adolescentes e levar um pouco de alegria e esperança para cada uma delas.
Greenpeace
O Greenpeace é reconhecido mundialmente pela atuação em prol do meio ambiente. Por isso, você pode encontrar oportunidades de trabalho voluntário para participar de campanhas locais ou em outros países, promovendo conscientização sobre a importância dos cuidados com o meio ambiente e os animais.
Então, se você gostou, vale a pena ficar de olho nas atualizações de oportunidades no site.
ADUS – Instituto de Reintegração do Refugiado
O Brasil tem uma política de portas abertas para pessoas de países em situações de guerra e pobreza extrema. No entanto, faltam locais e serviços de acolhimento para os recém-chegados. Por isso, esse voluntariado trabalha para auxiliar os refugiados que chegam em São Paulo.
Aliás, com uma rápida pesquisa na internet, você encontrará inúmeras outras causas e instituições que precisam de voluntários, principalmente em cidades menores ou distantes dos grandes centros.
Conclusão
Como você deve ter percebido, o trabalho voluntário é uma boa forma de doar nosso tempo para ajudar a construir um mundo mais igualitário e com mais amor, não é mesmo? Além disso, ainda vem como bônus uma experiência de vida que nos torna profissionais e seres humanos melhores. Então, se você quer unir o desenvolvimento de soft skills com a mão na massa por um mundo melhor, com certeza você vai amar se jogar na experiência de um trabalho voluntário.
Ah! E se você faz ou já fez algum voluntariado, conta pra gente como foi a sua experiência.