Uma das ferramentas mais importantes quando se trata de desenvolvimento profissional e pessoal, o feedback vem sendo, cada dia mais, uma cultura importante dentro das empresas.
Vantagens do feedback:
- colabora para aprendizado e melhorias;
- ajuda o profissional a se adaptar rapidamente;
- oferece uma relação com mais abertura e confiança.
No entanto, mesmo com ele sendo uma ferramenta importante e construtiva, muitas pessoas ainda temem receber um, por considerá-lo negativo, que também podemos chamar de construtivo.
Ele pode até te ajudar a saber em que você ainda precisa melhorar, sabia?
Saiba como lidar com feedbacks
Quando se trata de receber um feedback que traz alguns pontos a serem melhorados, algumas pessoas travam e não sabem muito bem como reagir. Confira algumas dicas que separamos para que você consiga lidar com esse momento e tirar proveito do que é falado.
Escute ativamente
A primeira reação que temos quando ouvimos algo que não gostamos ou não concordamos, geralmente, é responder de imediato, na tentativa de se defender do feedback. É uma resposta automática do cérebro, mas é preciso saber controlar.
Não reagindo imediatamente, você tem tempo para entender melhor o outro ponto de vista, pensar com clareza e tirar suas próprias conclusões. Não tenha pressa em argumentar – você pode até marcar outra reunião, em outro dia, para dizer suas percepções e conversar sobre os pontos que você não concorda ou até sobre uma maneira de melhorar.
Pondere
Sabemos que pode ser difícil ouvir um feedback, por isso, procure entender e perguntar o que você pode fazer para agir de uma maneira diferente. É uma boa forma de se desenvolver pessoal e profissionalmente.
Claro que, dependendo do feedback, às vezes, o silêncio pode ser a melhor reação no momento. Porém, isso não significa emudecer por completo.
Ao invés de falar algo apenas por falar, peça um tempo para pensar melhor e tirar suas conclusões. Quando nos distanciamos da situação e pensamos com calma, evitando a reação imediata, podemos entender que aquele feedback é coerente.
Assim, você consegue decidir se o que ouviu fez ou não sentido para você e sua realidade.
Leia mais: Pedras no sapato que podem estar atrapalhando seu desenvolvimento
Não tenha receio de ouvir um feedback! Afinal, eles são fundamentais para seu crescimento e podem te tirar de sua zona de conforto. Sabemos que não é fácil ouvir um feedback, principalmente quando você não concorda. Entretanto, nesse momento, a maturidade e a inteligência emocional precisam estar no comando, para que você consiga tirar melhor proveito daquele feedback. Para isso, aproveite os conteúdos do bettha.com e nossas jornadas de conhecimento e autoconhecimento: elas podem te ajudar nesse momento!