Ser uma pessoa profissional respeitada é o desejo de qualquer pessoa no trabalho. Afinal, é a partir desse sentimento que brotam conexões importantes para a sua carreira.
Para você ter uma ideia do impacto do respeito no trabalho, uma pesquisa demonstrou que 63% das pessoas se sentem mais satisfeitas quando percebem que são respeitadas por seus líderes. 55% delas se tornam mais engajadas com o trabalho e 58% ficam mais focadas.
Mas o que você pode fazer para conquistar esse respeito? É o que nós vamos ver a partir de agora.
Pratique o autorrespeito
Antes de esperar ser uma pessoa profissional respeitada, é fundamental que você se respeite enquanto profissional. Ter autorrespeito significa saber seus limites e deixá-los claros, saber dizer “não” para as outras pessoas e, principalmente, praticar o autoconhecimento.
Quando se conhece de verdade, você sabe exatamente quais são seus objetivos, o que tem disposição para fazer e o que não te agrada. Você escolhe as pessoas com as quais quer ter contato, sempre pensando em como se autodesenvolver.
Adote uma mentalidade lifelong learning
Outra forma de conquistar o respeito das pessoas no trabalho é estar aprendendo constantemente. Quando você investe na sua carreira, seja desenvolvendo hard ou soft skills, se torna uma referência para as demais pessoas.
Além disso, ao adotar uma mentalidade lifelong learning, você demonstra que está se preparando para assumir novas posições, o que pode ser um excelente ponto de partida para uma promoção ou mesmo para assumir novas responsabilidades.
Desenvolva inteligência emocional
Também é fundamental trabalhar a sua inteligência emocional, ou seja, sua habilidade em lidar com sentimentos e emoções.
O conceito de inteligência emocional surgiu nos anos 1990, Peter Salovey e John Mayer. Mas foi somente após a disseminação da ideia pelo autor Daniel Goleman, em seu livro intitulado “Inteligência Emocional” que se passou a falar mais a respeito disso.
Essa habilidade permite que você lide melhor com seus próprios sentimentos e também com as emoções das demais pessoas à sua volta, sendo uma forte aliada em momentos de conflitos, por exemplo.
Quanto mais você trabalha sua inteligência emocional, mais desenvolve seu autocontrole e capacidade de interagir com outras pessoas sem perder a calma, a tranquilidade e o equilíbrio.
Viva os seus valores
Valores são aquelas crenças e atitudes que são inegociáveis para você e que norteiam a sua vida.
Muitas pessoas e empresas declaram valores como honestidade, diversidade, sustentabilidade, entre outros, mas na realidade não praticam esses valores.
E quando discurso e prática andam separados, isso afeta a sua reputação e credibilidade. Portanto, se você afirma que tem valores como honestidade, humildade, atitude de serviço, deve praticar isso dia a dia.
Não significa que você nunca vai cometer um erro, mas sim que você deve ter atenção ao que fala e pratica e analisar se essas atitudes estão coerentes com aquilo que você acredita.
Seja pontual
Para ser uma pessoa profissional respeitada no trabalho, você precisa respeitar as demais pessoas. E isso significa honrar o tempo delas assim como você valoriza o seu.
Nesse sentido, seja pontual em seus compromissos. Não deixe as pessoas esperando sem necessidade. Tampouco extrapole o tempo proposto em reuniões.
Busque sempre manter a assertividade nas suas colocações para respeitar o tempo de todas as pessoas que estão ali para te ouvir.
Para ser uma pessoa profissional respeitada, dê o exemplo
Muitas pessoas querem ser respeitadas no trabalho, mas não respeitam as demais. E isso vai minando as relações, até que a situação fica insustentável e mudanças precisam ser feitas.
Então, se você quer ser uma pessoa profissional respeitada no trabalho, respeite a sua equipe. Dê o exemplo primeiro e as outras pessoas seguirão você nas mesmas atitudes, palavras e ações.
Ser exemplo para outras pessoas pode te transformar em uma referência na empresa em que trabalha, abrindo portas para outras oportunidades.
Reconheça o trabalho do seu time
Conquistar o respeito das pessoas que trabalham ao seu lado também passa por reconhecer a contribuição de cada uma para os resultados. Não se trata de exaltar uma pessoa em detrimento das outras, mas sim valorizar o que cada pessoa tem feito pela empresa ou por um projeto em específico.
Aqui, fica a dica para ir além das palavras: quando uma pessoa se esforça mesmo por algo, deve ser recompensada com oportunidades de crescimento. Só assim ela vai sentir que seu esforço está valendo a pena.
Analisando todos esses pontos, você se considera uma pessoa respeitável no ambiente de trabalho? Quais dessas características você precisa trabalhar melhor? Conte pra gente!
Além disso, o desenvolvimento profissional é um fator super importante durante todo o processo de gerir e ampliar o respeito no ambiente de trabalho, por conta disso, produzimos um artigo – Desenvolvimento profissional: o que é e como potencializar, para você continuar fortalecendo suas habilidades.