Ser mais criativo depende exclusivamente da sua rotina e de seus hábitos. Aprenda a potencializar a sua veia criativa através de algumas mudanças simples no seu cotidiano!
Criatividade é um requisito mandatório para quase todas a carreiras, principalmente as relacionadas a publicidade, artes e comunicação.
No entanto, algumas pessoas acreditam que criatividade é um dom. Claro que algumas pessoas podem nascer com habilidades mais proeminentes. Entretanto, isso não significa que não seja possível adquiri-la ou aprimorá-la ao longo do tempo.
A verdade é que para ser mais criativo você precisa ser observador. E para isso, não há curso que exista que o torne um excelente observador, e sim, prática.
Selecionamos 5 dicas para você ser mais criativo na vida e no trabalho.
1 – Observe a tudo e a todos
Nada de ser um stalker da vida alheia ou sair julgando as pessoas. Mas observar os costumes, os movimentos, a fala, as gírias, o espaço ao seu redor… Tudo isso favorece a ser mais criativo. Dessa maneira, você compreende melhor o comportamento da vida como um todo e consegue extrair excelentes insights para coisas inimagináveis.
2 – Saia do lugar
Se você está há muito tempo pensando em como criar ou resolver algo e a ideia simplesmente não vem, vá até ela.
Esse texto mesmo surgiu de forma espontânea: a redatora não sabia o que escrever, pegou o celular e foi até o jardim da casa levar o gato para passear e de repente, veio a ideia: porque não falar justamente sobre como ser mais criativo? E voilà! O resto é história.
Basicamente precisamos sair da nossa zona de conforto e percorrer novos caminhos. Por lá sempre há uma boa história e boas ideias a serem contadas.
3 – Você é aquilo que você consome
E essa frase não se aplica apenas quando o assunto é comida. Se você lê poucos livros, não acompanha muito o cenário cultural, as pessoas ao seu redor não condizem com os valores que você acredita, então não dá pra esperar grandes ideias.
Leia livros, assista filmes, acompanhe as notícias, fique por dentro do que está acontecendo. Todas essas informações você poderá usá-las a seu favor em algum momento.
4 – Tome um banho e vá descansar
Você não leu errado. Às vezes, tudo o que você precisa é de um bom banho e uma noite de sono para recarregar as energias e a mente para ter a próxima ideia brilhante.
Ser mais criativo nem sempre é ficar horas lendo ou criando. É dar o merecido descanso que a sua mente e o seu corpo merecem.
Essa história de trabalhar por muitas horas não ajuda a ser mais criativo. Apenas te faz cansar e a ficar frustrado por não conseguir avançar.
5 – Atente-se ao horário que você funciona melhor
Existem pessoas que são mais noturnas, isto é, conseguem ter um desempenho melhor à noite. Já outras funcionam melhor durante o dia.
Descobrir em qual período você costuma ser mais criativo e ter um desempenho melhor irá ajudá-lo a criar uma rotina de trabalho com mais foco e produtividade. E claro, com criatividade.
Pensar fora da caixinha requer observação e senso aguçado para dar sugestões eficientes e fora da curva para situações ou problemas comuns.
É certo que, a criatividade não vai brotar na sua cabeça se você fazer sempre as mesmas coisas e ir aos mesmos lugares. Portanto, movimente-se para lugares inusitados e conheça pessoas fora do seu círculo de amizades.
Uma boa dose de criatividade não faz mal a ninguém, principalmente se vir com limões 😛