Nos últimos anos, a mentoria tem ganhado destaque no mercado de trabalho. Mas, afinal, o que é e qual é a importância dela para a sua carreira?
A mentoria é um processo de desenvolvimento de carreira que promove apoio mútuo entre mentor e mentorado. Sendo que o mentor é um profissional com experiência e ajuda a desenvolver a carreira de um pupilo (apelido dado para o mentorado).
Geralmente, o mentor tem duas funções principais: dar conselhos para melhorar o desempenho e o desenvolvimento profissional, e oferecer um sistema de apoio.
Mentoria e coaching são a mesma coisa?
Embora, muitas vezes, mentoria pareça um outro nome para coaching, essas são ferramentas distintas.
Enquanto a mentoria não é avaliativa, o coaching exerce esse papel muito bem. Afinal, ele se baseia na mensuração da mudança de desempenho, seja por meio de análises de desempenho da empresa ou testes de coaching. Por esse motivo, o ideal é que o seu mentor não seja seu líder ou gestor.
Além disso, a mentoria é conduzida pelo mentorado. Ou seja, é ele quem define os objetivos do relacionamento, o que será trabalhado e os problemas que serão resolvidos. Porém, no coaching, é o oposto.
Outra diferença importante é que a mentoria é personalizada, enquanto o coaching é generalista.
Assim, o mentorado discute desafios relacionados a necessidades específicas e constrói sua própria rede, encontrando vários mentores e fazendo novas conexões.
Em contrapartida, o coaching é chamado quando uma habilidade específica está em falta na organização. Então, um ou mais coaches fornecem um programa mais generalizado de aperfeiçoamento. O conteúdo é generalizado e aplicado a todos que não têm aquela determinada habilidade.
A importância da mentoria
Ter alguém que te ajude a chegar mais longe, torna a jornada menos pesada. Afinal, o mentor enfrentou os mesmos desafios e tombos e tem uma bagagem para compartilhar guiar sua carreira.
Assim, os profissionais ficam mais satisfeitos e comprometidos com suas carreiras. Além disso, obtêm avaliações de desempenho mais altas, salários mais altos e progresso na carreira mais rápido do que quem não faz mentoria.
O que esperar dessa ferramenta?
A mentoria vai te ajudar a se desenvolver e expandir suas soft e hard skills. E, claro, haverão metas e pautas bem direcionadas conforme a sua necessidade. Alguns assuntos que podem ser abordados na mentoria:
- Plano de carreira
- Como lidar com crises
- Como aprimorar as relações e a comunicação
- Desenvolvimento e planejamento dentro da empresa
Funções e características do mentor:
- Atua como um modelo experiente
- Oferece aceitação, incentivo e apoio moral
- Fornece sabedoria, conselho e treinamento
- Atua como patrocinador em organizações profissionais, apoia esforços de networking
- Auxilia na navegação de ambientes profissionais, instituições e estruturas
- Facilita o desenvolvimento profissional
- Desafia e incentiva de forma adequada para facilitar o crescimento
- Fornece nutrição, cuidado e proteção no quesito profissional
- Integra o apoio profissional a outras áreas, como religião, família e comunidade
- Tem a oportunidade de passar sua sabedoria, conhecimento e colaboração com profissionais em início de carreira
Estilos de mentoria
Os principais estilos de mentoria são: o informal, formal e redes.
Mentoria Informal
É desenvolvida espontaneamente e não é gerenciada ou reconhecida como um relacionamento entre mentor e mentorado nas organizações.
Um mentor procura um pupilo (ou vice-versa) para estabelecer um relacionamento que beneficie o desenvolvimento profissional dele. Devido ao estabelecimento espontâneo, essas relações dependem um pouco do que eles têm em comum e de como se sentem confortáveis um com o outro desde o início.
Esse tipo de relacionamento também pode acontecer quando um profissional estabelecido precisa de um profissional em início de carreira para concluir certas tarefas dentro do escritório.
Mentoria formal
Acontece principalmente dentro de estruturas organizacionais projetadas para facilitar a criação e manutenção de tais relacionamentos.
Os programas formais de mentoria são mais eficazes quando os mentores participam voluntariamente e estão intrinsecamente motivados a ajudar os pupilos.
Os critérios desse estilo de mentoria podem incluir interesses profissionais, dados demográficos, localização geográfica, fatores de interesse humano (como hobbies e estilos de vida), personalidade, valores e orientação de aprendizagem.
Redes
Geralmente, os mentorados têm mais de um mentor ao longo de suas carreiras. Assim, podem se beneficiar de diferentes experiências e habilidades compartilhadas.
Inclusive, diferentes mentores podem ser capazes de atender às diferentes necessidades de desenvolvimento dos mentorados, facilitando o progresso na carreira.
Mas atenção: mentoria não é só flores!
Embora a mentoria seja definida como uma via de mão dupla, alguns problemas atrapalham o desenvolvimento da carreira de ambos envolvidos.
Então, sem uma compreensão verdadeira dos limites do relacionamento o resultado é uma dependência excessiva por parte do mentorado, que passará a pedir pelo microgerenciamento ao invés do aconselhamento e orientação profissional.
Além disso, pedir favores pessoais ou esperar envolvimento e crédito com o trabalho do mentor pode prejudicar sua independência!
Geralmente, o problema interpessoal mais visível na mentoria acontece quando o relacionamento passa de profissional para pessoal.
Além disso, a reputação de um mentorado pode ser manchada se seu mentor cometer um erro grave. Da mesma forma, um mentor pode ser visto de forma negativa se o desempenho de seu mentorado não estiver correspondendo às expectativas na empresa.
Existe uma fórmula mágica para evitar tais problemas? Não. Mas fique de olho no comportamento do seu mentor e não seja 100% dependente dele! Isso vai te ajudar a evitar dores de cabeça.
Conclusão
Se você está começando no mercado de trabalho, saiba que um mentor vai ajudar no seu desenvolvimento, crescimento e na busca por objetivos.
Mas lembre-se que o mentor não é um “deus” e que a orientação serve para te guiar, não para determinar um comportamento específico em cada atividade. Então não dependa de um mentor para absolutamente tudo! A finalidade da mentoria é te ajudar a andar com suas próprias pernas rumo ao sucesso.