Você está procurando um novo emprego. Candidata-se às diversas vagas que combinam com o seu perfil e habilidades. Participa de alguns processos seletivos – até que você recebe mais de uma oportunidade de emprego ao mesmo tempo. E aí? Como dizer que vai negar uma oportunidade de emprego?
Primeiramente, não entre em pânico.
Você está numa posição bastante privilegiada, e terá de escolher apenas uma empresa para trabalhar. Assim, essa decisão pede uma boa dose de sabedoria e sensatez para escolher o lugar certo – assim como saber declinar uma oferta sem fechar as portas para o futuro.
O que você lerá por aqui:
Não vá pelo Uni duni tê
Repasse todo o processo seletivo que você participou de ambas as empresas. Anote os pontos fortes e fracos da vaga que se candidatou e da sua visão da empresa (baseado no que você viu durante o processo e pelo que pesquisou).
Coloque na ponta do lápis as funções que cada oportunidade de emprego exige. Horário de trabalho, flexibilidade ou possibilidade de home office, assim como benefícios, remuneração e localização.
Com tudo isso mapeado, você conseguirá pensar melhor e tomar uma decisão baseada em fatos reais – e não impulsionado pelas suas emoções.
Tenha em mente que remuneração é importante. Entretanto, ganhar um pouquinho menos e ter mais qualidade de vida é uma grande vantagem que se sobrepõe ao salário.

Declinando uma oportunidade de emprego com sucesso
Mostre sua gratidão
Em primeiro lugar, é importante agradecer ao responsável envolvido pela oportunidade de emprego e pelo tempo dedicado à você.
Sim, entrevistar candidatos faz parte do trabalho do RH. Entretanto, esse profissional passou horas lendo o seu currículo, vasculhando os seus perfis nas redes sociais e conversando com você. Tempo é precioso e vale dinheiro.
Então, faça um parágrafo bonito e sincero por todo esse esforço. Algo como:
“Muito obrigado pela oportunidade e por toda atenção e tempo dedicado a responder minhas tantas dúvidas sobre a empresa e a função.”
“Obrigado novamente pela entrevista na semana passada – foi ótimo conhecer você, a equipe e o escritório. Agradeço também pela oportunidade de emprego…”
O RH realmente agradece a sua empatia 😉
Ao negar uma oportunidade de emprego dê um bom e breve motivo
Não há necessidade de você entrar em detalhes do que o motivou a declinar aquela oportunidade de emprego. Entretanto, é importante que você dê uma razão. Principalmente se o processo seletivo teve diversas etapas e foi extenso.
Em hipótese alguma critique o que você viu ou ouviu durante o processo seletivo. Também não diga o quão incrível é o lugar para o qual você está indo.
Assim, para negar a oportunidade de emprego, a melhor abordagem é ser breve e honesto (sem detalhar) sobre sua razão específica para não aceitar a posição, dizendo algo como:
“Após uma análise cuidadosa, decidi aceitar uma posição em outra empresa.”
“Depois de pensar muito, decidi que agora não é a melhor hora para deixar minha posição atual.”
Se o motivo é algo mais “tangível” – como a falta de flexibilidade no horário ou a distantância da sua casa, você pode seguir algo como:
“Embora eu tenha gostado da posição e do escritório, optei por aceitar uma vaga em uma empresa mais próxima de casa.”
Se a oportunidade de emprego for terrível, seja ainda mais simples na negativa:
“Não é a posição certa para as minhas metas de carreira neste momento.”
Deixe a porta aberta
Não sabemos o dia de amanhã, portanto, a maneira como você declina hoje uma oportunidade de emprego pode manter ou fechar uma porta com a empresa no futuro.
Seja educado e grato pela oferta, deseje sucesso a todos e caso, durante o processo, algum assunto em comum veio à tona, como a participação de ambos em um evento, faça algum comentário informal como:
“Espero ver você no próximo mês no evento X em que estamos participando.”
“Foi um prazer conhecê-lo e espero que nos cruzemos no futuro.”
“Mais uma vez, obrigado pelo seu tempo e apoio, e desejo-lhe tudo de bom.”
Se você quiser, aqui tem um modelo de carta de recusa de emprego.
Negar uma oportunidade de emprego – não importa o quão você desejava aquela vaga, nunca é fácil. Mas uma coisa é certa: não deixe o responsável pelo processo às cegas.
Vai começar no seu primeiro emprego? Confira 4 dificuldades de todo novato – e aprenda a superá-las!