Ser alguém melhor, se conhecer e buscar por uma vida mais leve é essencial para trilharmos o caminho do sucesso. Assim, o nosso mindset determina se seremos bem-sucedidos ou não – e vale dizer que o “bem-sucedido” tem um significado diferente para cada pessoa.
Às vezes precisamos recorrer a auto-ajuda para mudar o nosso mindset. Confira 5 livros obrigatórios na sua cabeceira.
A sutil arte de ligar o f*da-se
“Grande parte do mercado de autoajuda se sustenta em vender euforia em vez de ensinar as pessoas a resolver problemas legítimos. Muitos gurus ensinam novas formas de negação e enchem o público de exercícios que causam bem-estar a curto prazo, mas que ignoram a raiz do problema. Lembre-se: nenhuma pessoa feliz de verdade tem necessidade de ficar diante de um espelho repetindo para si que é feliz.”
“Mais um livro de auto-ajuda, OMG!” – pode ser considerado como um coaching ou um desenvolvimento pessoal também.
Mark Manson discorre de modo casual, temas e acontecimentos comuns da vida – da vida profissional a amorosa. Usa-os como guias e exemplos de suas abordagens que para muitos ainda pode ser considerado “fora da curva”.
A leveza, o humor, a acidez e os exemplos cotidianos entretém para levar a uma jornada mais profunda de autoconhecimento. Dessa forma, pode-se parar com a autosabotagem e a se questionar se seus planos realmente são importantes. Dessa maneira, o autor aborda a maneira como você lida com problemas.
O objetivo do livro, então, é que o leitor reflita sobre os diversos aspectos de sua vida. Assim, é possível ter mais liberdade emocional, responsabilidade afetiva e maior controle de sua vida e emoções. É impossível o mindset não mudar nem que seja um pouquinho após a leitura.
Leia um trecho do livro aqui.
Roube como um artista
“[…] Aprendemos copiando. Estamos falando de prática e não de plágio – plágio é tentar fazer o trabalho do outro passar por seu. Copiar é engenharia reversa. É como um mecânico removendo partes de um carro para ver como ele funciona.”
Daqueles livros que você devora em pouco tempo, “Roube como um artista” está longe de ser um livro de auto-ajuda. Ele está mais para um “verdadeiro manifesto ilustrado de como ser criativo na era digital”.
Através de 10 itens que são divididos por capítulos, Austin Kleon, incentiva a mudarmos o nosso mindset de criação. Assim, nos inspira a ir atrás de tudo aquilo que nos inspira, provoca ou toque a alma, e a trabalhar com isso. Além disso, o autor compartilha suas experiências com a aplicação dessas dicas e todo o seu processo de criação.
Leia um trecho do livro aqui.
O poder do tempo livre
“Se você pudesse dar um recado para o seu “eu do passado”, qual seria?”
O autor usa da simplicidade e bom humor para mostrar ao leitor que a criatividade é tão importante quanto aquele salário alto no emprego que não gosta (colocando aquele mindset tradicional no chinelo).
Lembra das respostas às perguntas “o que você quer ser quando crescer?”? Então. Aqueles sonhos ainda importam.
O foco do livro é aprender a usar o nosso tempo livre. Assim, pode-se colocar em prática aquele sonho da infância, dando mais ânimo ao dia a dia. No final das contas, a viver uma vida com mais propósito.
O livro conta com alguns exercícios para reflexão. Dessa forma, ajuda a você tirar do papel o que quer que seja, porque a hora é agora.
Leia um trecho do livro aqui.
Arrume a sua cama
“Se você quer mudar o mundo… comece arrumando a sua cama.”
O autor, William McRaven, é almirante das forças especiais com 37 anos de carreira na Marinha norte-americana. Ele exerceu o comando em vários níveis – inclusive foi o responsável pela missão que capturou Osama Bin Laden.
O seu discurso para a aula inaugural de graduação da Universidade do Texas viralizou nas redes sociais. Esse livro é um resumo das 10 lições que aprendeu no treinamento das forças especiais.
Usando suas experiências, o autor nos mostra que se olharmos com autopiedade a nossa sorte, a vida será longa e árdua. Mas, se mudarmos o nosso mindset, a vida pode ser grandiosa. Se formos resilientes diante das circunstâncias, a vida será o que fazermos dela – só depende de você.
Leia um trecho do livro aqui – e saiba como mudar hábitos ruins aqui.
Zen para distraídos
“Entenda que nada é fixo, nada é permanente. Nenhuma condição é fixa ou determinada. Não é a questão de uma coisa passar por mudanças. Significa que todas as coisas, inclusive você, estão sempre mudando e não têm um centro ou uma essência imóvel e permanente.”
Em meio à frenética a rotina, nos falta tempo para olharmos para nós mesmos. Assim, o livro nos ensina a trilhar o caminho do autoconhecimento através da meditação e dos ensinamentos budistas numa linguagem leve.
Um dos autores é a famosa Monja Coen, que expõe de maneira prática a como lidar com situações complicadas e a aprender a encarar a vida por outra perspectiva. Leitura rápida para mudar o mindset em menos de uma semana.
Leia um trecho do livro aqui.
Você já leu algum desses livros? Conta pra gente o que achou! 🙂