Selecionamos as perguntas típicas de uma entrevista de emprego para você se preparar sem precisar de enrolação.
Uma das partes mais importantes da preparação de um processo seletivo é estar pronto para responder às perguntas da entrevista. E como elas costumam ser comuns, os responsáveis pela contratação esperam que você seja capaz de respondê-las sem hesitação ou problemas.
Entretanto, nem sempre o candidato consegue se sair bem: seja por nervosismo, falta de autoconhecimento ou de clareza do que a empresa faz, o “arroz com feijão” acaba dando em “pizza”.
Por isso, listamos as perguntas típicas de entrevista e o melhor caminho para responder uma a uma.
10 perguntas típicas de entrevista e o melhor caminho para respondê-las
Após ler as perguntas, prepare suas próprias respostas com base em sua experiência, skills e interesses. Lembre-se de que se trata menos de fornecer as respostas “certas” e mais sobre demonstrar que você é o melhor candidato para a vaga.
1. Fale-me sobre você
Esta é uma das primeiras perguntas que provavelmente serão feitas. Esteja preparado para falar sobre você e por que é o candidato ideal para o cargo. O entrevistador quer saber por que você se encaixa perfeitamente na vaga.
Tente responder as perguntas na medida certa, sem exagerar na hora de fornecer muitas ou poucas informações pessoais. Um bom início pode ser compartilhar alguns de seus interesses e experiências pessoais que não estão diretamente relacionados ao trabalho, como um hobby ou um breve relato de onde você cresceu, sua educação e o que o motiva.
Também é legal compartilhar alguns fatos divertidos e mostrar sua personalidade para tornar a entrevista um pouco mais interessante.
2. Por que você deseja este emprego?
Por que você se encaixa no cargo? O que você realizaria se fosse contratado?
Essas perguntas dão a você a oportunidade de mostrar ao entrevistador o que você sabe sobre o trabalho e a empresa. Portanto, reserve um tempo para pesquisar a empresa, seus produtos, serviços, cultura e missão. Seja específico sobre o que o torna adequado para essa função e mencione os aspectos da empresa e do cargo que mais lhe interessam.
3. Por que devemos contratá-lo?
Você é o melhor candidato para o trabalho? O entrevistador deseja saber se você possui todas as qualificações exigidas. Esteja preparado para explicar por que você é o candidato que deve ser escolhido.
Confiança é a palavra do momento! Responda com um pitch conciso e focado que explique o que você tem a oferecer.
Então, antes da entrevista, tire um tempinho para revisar as suas qualificações e os requisitos da vaga. Assim, é possível elaborar uma resposta que se alinhe com o que o entrevistador está procurando.
4. Qual é a sua maior força?
Essa é uma das perguntas que os entrevistadores quase sempre fazem para determinar o quão bem você está qualificado para o cargo. Quando você for questionado sobre seus pontos fortes, é importante discutir os atributos que o qualificam para aquele cargo específico e que o diferenciam de outros candidatos.
Ao responder esta pergunta, lembre-se de “mostrar” em vez de “dizer”. Por exemplo, em vez de afirmar que você é um excelente solucionador de problemas, conte uma história que demonstre isso, de preferência com base em sua experiência profissional.
5. Qual é a sua maior fraqueza?
Outra pergunta típica que os entrevistadores costumam fazer é sobre seus pontos fracos. Embora a grande parte já esteja cansada de ouvir essa pergunta durante uma entrevista, é justamente nela que muitos se enrolam para responder.
O entrevistador quer saber se você está pronto para enfrentar desafios e aprender novas tarefas. Por isso, faça o melhor para enquadrar suas respostas em aspectos positivos de suas habilidades como funcionário, transformando as aparentes “fraquezas” em pontos fortes.
Além disso, você também pode compartilhar exemplos de habilidades que você aprimorou, fornecendo exemplos específicos de como você reconheceu uma fraqueza e tomou medidas para corrigi-la.
6. Por que você quer deixar o seu emprego atual?
Esteja preparado para responder a esta pergunta. Lembre-se: você precisará dar uma resposta que seja honesta e reflita suas circunstâncias específicas, mas que seja positiva.
Mesmo se você decidiu sair em circunstâncias desafiadoras, agora não é o melhor momento para compartilhar o que poderia ser interpretado como muita informação para o entrevistador.
Quando questionado sobre por que está saindo de sua posição atual, atenha-se aos fatos. Seja direto e concentre sua resposta no futuro, especialmente se sua saída não foi nas melhores circunstâncias.
7. Quais são as suas expectativas de salário?
O que você procura em termos de salário? Perguntas sobre dinheiro são sempre difíceis de responder. Por isso, faça sua pesquisa antes da reunião para estar preparado para definir um salário ou faixa salarial, caso seja solicitado.
Existem várias calculadoras de salários online gratuitas que podem fornecer uma faixa razoável com base em seu cargo, indústria, experiência, skills etc.
8. Como você lida com o estresse e a pressão?
O que você faz quando as coisas não vão bem no trabalho? Como você lida com situações difíceis? O entrevistador deseja saber como você reage ao estresse no local de trabalho.
Você prospera sob pressão ou prefere um trabalho mais “tranquilo”? A melhor maneira de responder a essa pergunta é compartilhar um exemplo de como você lidou com sucesso em alguma situação estressante na experiência anterior.
Evite dizer que você nunca ou raramente se estressa. Em vez disso, formule sua resposta de uma forma que reconheça o estresse no trabalho e explique como você o superou ou mesmo o usou à seu favor.
9. Descreva uma situação difícil de trabalho e como você lidou com isso.
Não existe uma resposta certa ou errada para essa pergunta. No entanto, a forma como você reage mostrará ao entrevistador seu estilo de trabalho e como você gerencia os problemas. Isso ajuda a determinar se você se relacionará bem com a empresa e se é adequado para a função.
Sobretudo, esteja preparado para compartilhar um exemplo do que você fez em uma situação difícil e tenha sabedoria na hora de escolher a situação.
10. Quais são seus objetivos para o futuro?
Você pula de emprego em emprego ou planeja ficar na empresa pelo menos por um tempo? Seus planos para o futuro correspondem à carreira de alguém normalmente contratado para essa posição?
Esta pergunta foi elaborada para descobrir se você vai continuar ou seguir em frente assim que encontrar uma oportunidade melhor.
Mantenha sua resposta focada no trabalho e na empresa e reitere ao entrevistador que a posição está alinhada com seus objetivos de longo prazo. Você se sairá melhor se souber o que esperar durante a entrevista e tiver uma noção do que deseja focar.
Entretanto, espere por surpresas. Nem todas as entrevistas seguem o mesmo padrão e justamente por isso, o ideal é pesquisar como é o processo seletivo e a dinâmica das entrevistas da empresa que o chamou para o processo. Vale até mesmo buscar conversar com pessoas que já foram entrevistadas pela empresa. Dessa forma, você terá mais informações para se preparar.
E quando se trata de preparo, nada melhor do que fazer com antecedência. Pois deixar para a última hora pode mais atrapalhar do que ajudar.
Portanto, se você quer estar mais confiante na hora H e dessa forma, minimizar o nervosismo natural que antecede a entrevista, aposte no preparo acima de tudo: você se sentirá mais à vontade, falará com mais segurança e propriedade e ganhará alguns pontos pelo seu posicionamento.