Mais um começo de ano se aproxima e se nós te perguntássemos o que você fez por si próprio no último ano, o que você diria?
Você cultivou o hábito de se desenvolver? Apostou firme em suas lacunas de habilidades e fez o máximo para melhorar no que fosse necessário? Buscou cursos profissionalizantes, se atualizou e deu o melhor de si?
Até mesmo porque, se não fizer isso por você mesmo, ninguém mais vai fazer. Os hábitos são algo que depende de sua própria iniciativa, de cultivá-los e de ter a força de vontade necessária para não permanecer estagnado.
Há diferentes fatores que interferem no desenvolvimento profissional de uma pessoa. Para evoluir, é preciso apostar em hábitos que te levem a um lugar melhor, que expandam as suas possibilidades e oportunidades.
E acredite, isso pode não ser uma tarefa tão fácil, apesar de simples.
Hoje, vamos te ajudar com a criação de hábitos de desenvolvimento. Para isso, confira algumas dicas valiosíssimas para que você já entre para 2022 com o pé direito.
#01 Veja o que está faltando
A primeira dica é parar fazer uma auto-análise.
Pegue um papel e uma caneta, crie uma lista no celular ou no computador, mas olhe para seu histórico e se pergunte o que você tem deixado de fazer por si próprio.
Você pode até reler as perguntas que fizemos no segundo parágrafo deste artigo e começar por aí.
No final das contas, todo mundo sabe mais ou menos onde foi que deixou de atuar com mais intensidade na hora de criar o hábito de se desenvolver.
A melhor forma de começar, então, é ver o que você pode melhorar. Daí em diante, já podemos começar a pensar em como colocar seu ‘novo eu’ para trabalhar.
#02 Crie tempo livre para criar o hábito de se desenvolver
Um hábito demanda algo muito simples, mas que muitos ignoram: tempo.
Para fazer o que quer que seja, você precisa criar um intervalo em sua rotina diária para poder pensar só em uma coisa.
Essa coisa pode ser um curso à distância, uma avaliação de capacidades, um momento de leitura ou até mesmo uma pausa para refletir sobre algum aspecto de sua vida profissional.
Mas não dá para fugir disso: um hábito só nasce quando você deixa ele acontecer.
E não precisa ser muito tempo, sabia? Principalmente agora, no começo dessa nova jornada de investimentos em você mesmo, reserve uma hora livre completa para se dedicar a seu hábito de se desenvolver.
Ela pode estar no começo do dia, se você for do tipo que acorda cedinho. Isso é bom porque a cabeça ainda está ‘fresca’ e será mais fácil se concentrar.
Mas também tem gente que prefere dedicar tempo a outras atividades depois do trabalho. Tudo bem com isso: o importante é que você separe aquela horinha para seu hábito.
Sugerimos uma hora, mas, com o tempo, você pode ajustar esse intervalo. Se achar que é muito, você pode começar com apenas 30 minutos.
#03 Todo o poder das Jornadas
Que tal contar com ferramentas criadas por quem se dedica a ajudar as pessoas a se autoconhecer melhor?
Muitas vezes, é preciso entender qual é o seu momento em sua carreira. Para ter um amanhã melhor do que hoje, você tem que começar a aprender diariamente.
Acontece que, por exemplo, em relação ao primeiro tópico do post de hoje, são coisas que você vai intuir sozinho.
Mas é preciso ir além da própria avaliação e aproveitar todo o poder das jornadas de autoconhecimento.
Com elas, você pode fazer o seu mapeamento de perfil e descobrir quais são suas principais características, as soft skills que fazem de você quem você é.
Não é incomum uma pessoa acreditar que sabe tudo sobre si mesma, fazer uma jornada de autoconhecimento e descobrir que tem outras habilidades.
Ah, as jornadas também te ajudam a encontrar oportunidades no mercado de trabalho que tenham mais a ver com você.
Que tal se dar essa chance? Você precisa conhecer as Jornadas de Conhecimento do Bettha.
São centenas de conteúdos, com informações atualizadas e em um formato que você nem vai perceber que está sendo avaliado.
Use o tempo livre que sugerimos no segundo tópico para isso e seu hábito de se desenvolver vai cuidar do resto!
#04 Não existe crescimento sem estudo
Para se desenvolver diariamente, você tem que aprender novas coisas diariamente.
Os estudos são a porta de entrada das mudanças em nossas vidas. Por exemplo, você pode começar a ler sobre algo relacionado à sua carreira e interesses todos os dias.
E vamos falar a verdade: hoje em dia, na internet, você pode achar praticamente qualquer conteúdo, sobre qualquer coisa.
Quer algumas sugestões, e que estão diretamente relacionadas com o assunto de hoje?
- Confira nosso post sobre Como descobrir seus gaps de desenvolvimento.
- Já se você tiver interesse em mudar de área, confira nossas 4 dicas para fazer uma boa transição de carreira.
- Quer descobrir mais sobre você mesmo? Você vai adorar nosso assessment Chave-Mestra.
- Nem tudo é só trabalho, dormir bem também é fundamental, leia nosso post sobre Como ter uma boa rotina de sono.
E assim, aos poucos, você vai incorporando a leitura e os estudos entre seus hábitos de se desenvolver diários.
No começo, você talvez sinta um pouco de dificuldades, mas é incrível como, em algum tempo, você vai até começar a sentir falta de estudar algo diariamente.
Existem bons e maus hábitos. E se temos tanto potencial para os maus, naturalmente também podemos ir longe nos bons.
Inclusive, uma das melhores definições de hábito é a “Prática repetida que se torna conhecimento ou experiência”.
É a disciplina da repetição que você tem que atender, no começo, até que isso se incorpore como uma necessidade, uma vontade e um desejo permanentes.
Aqui, no Bettha, você encontra não só conteúdos que te ajudam a se desenvolver, como também programas de estágio, de trainee, vagas, informações sobre carreiras, e muito mais!