De acordo com dados do IDC, o mercado de tecnologia no Brasil deve encerrar 2023 com um crescimento de 5% em relação a 2022 e um faturamento aproximado de 80 bilhões de dólares.
E isso não significa boas notícias apenas para as empresas. Quem deseja ingressar no mercado de Tecnologia da Informação e aproveitar as mais de 425 mil vagas que devem ser abertas até 2025, segundo projeções, tem boas perspectivas de crescer e se desenvolver na carreira.
Mas como dar o primeiro passo nessa área que é, ao mesmo tempo, tão fascinante e desafiadora? É o que veremos neste artigo.
O que é Tecnologia da Informação
Tecnologia da Informação (TI) é uma área de conhecimento que lida com o desenvolvimento de ferramentas tecnológicas para criar, coletar, processar, analisar, armazenar, trocar e descartar dados.
Vemos a importância da TI quando ligamos nossos computadores e temos acesso quase instantâneo a sites, aplicativos e plataformas dos mais variados tipos.
No entanto, a maior aplicação da Tecnologia da Informação está no mundo corporativo, onde tecnologias cada vez mais complexas são usadas para orientar a tomada de decisão de gestores.
De modo geral, a Tecnologia da Informação envolve:
- A criação e manutenção de aplicativos de negócios, serviços e infraestrutura;
- Monitora e otimiza a performance dessas aplicações, buscando eficiência máxima;
- Supervisiona todos os processos conectados à criação, implantação e manutenção dessas tecnologias;
- Soluciona problemas relacionados à infraestrutura tecnológica de uma empresa.
Para tanto, existem cursos de tecnologia para todos os gostos: dos profissionalizantes aos de especialização, passando pelos cursos de graduação, é claro.
Como ingressar no mercado de tecnologia?
Vagas não faltam no mercado de tecnologia. Mas o que tem impedido que as empresas avancem em seus projetos de transformação digital é a dificuldade de encontrar profissionais qualificados para assumir essa missão.
Nesse sentido, para ingressar nessa área, o primeiro passo é buscar por cursos profissionalizantes de tecnologia. Confira algumas áreas nas quais você pode se especializar:
- Desenvolvimento web: criação de sites, aplicativos e plataformas que funcionam como serviço, por meio de uma conexão com a internet.
- Desenvolvimento de software: criação de plataformas complexas para gerenciamento de dados, como CRMs, ERPs e automação de processos.
- Análise de dados: desenvolvimento de sistemas focados na análise de dados, como Big Data e Business Intelligence.
- Segurança da Informação: desenvolvimento de estratégias e soluções tecnológicas para garantir a segurança no ambiente virtual, evitando roubo de dados e outros crimes cibernéticos.
- DevOps: integração entre desenvolvimento e operações, para otimização de processos e aumento da eficiência em empresas de todos os tipos e tamanhos.
Essas são somente algumas das possibilidades de atuação para quem quer ingressar no mercado de tecnologia. Existem, ainda, cursos profissionalizantes nas áreas de Inteligência Artificial, Machine Learning, Automação Robótica de Processos, Sistemas de Computação, Programação, entre muitos outros.
Na dúvida sobre por onde começar a sua carreira? Então se liga nisso:
Google e Bettha.com distribuem 60 mil bolsas para cursos de tecnologia profissionalizantes
O Google anunciou uma doação de 60 mil bolsas para os Certificados Profissionais do Google, cursos profissionalizantes em tecnologia, em parceria com a startup Bettha.com e o Instituto Ser+.
A iniciativa visa capacitar estudantes, aprendizes, estagiários e profissionais que buscam recolocação no mercado ou o primeiro emprego em áreas de alta demanda, como Suporte de TI, Análise de Dados, Gestão de Projetos e UX Design.
As vagas serão selecionadas pelo Bettha.com, com foco em pessoas socialmente vulneráveis e grupos politicamente minorizados, como negros e negras, mulheres, comunidades indígenas e LGBTIQAP+.
Esta é uma excelente oportunidade para você que está buscando uma nova profissão e tem vontade de aprender mais sobre tecnologia, um dos mercados com maior demanda por profissionais na atualidade.
Desenvolva suas habilidades digitais com o Google e o Bettha.com
Os Certificados Profissionais do Google fazem parte do programa Cresça com o Google, que oferece produtos, plataformas e serviços para ajudar pessoas e negócios a se desenvolverem no mercado.
O programa visa fornecer habilidades digitais práticas e técnicas para ajudar pessoas e pequenos negócios a se desenvolverem, inclusive socioeconomicamente.
Os quatro primeiros cursos de tecnologia com certificação profissional foram lançados em português no início de 2022 e hoje estão disponíveis, com legendas, as formações profissionais em Suporte de TI, Análise de Dados, Gestão de Projetos e UX Design.
Suporte de TI
Em Suporte de TI, você vai conhecer todas as ferramentas necessárias para prestar suporte na implementação e manutenção de infraestruturas de TI em uma organização.
Isso envolve instalação de redes, servidores e equipamentos, além de prestar serviços internamente para os usuários das tecnologias, ajudando as pessoas a solucionar pequenos problemas.
Análise de Dados
No curso de Análise de Dados, você vai ter a oportunidade de mergulhar no universo do data analytics, descobrindo tecnologias que facilitam o dia a dia das empresas na coleta, processamento, análise e armazenamento de dados.
Conceitos como Inteligência Artificial, Machine Learning e data driven farão parte do seu dia a dia.
Gestão de projetos
Gestão de projetos é o curso certo para quem quer liderar iniciativas em tecnologia da informação, atuando do planejamento à entrega de produtos ou serviços de tecnologia, como softwares, aplicativos e sistemas.
Você vai aprender como definir um escopo de projeto, estimar os recursos necessários para o desenvolvimento dele, calcular prazos e cronogramas, dentre outros.
UX Design
Já em UX Design, você vai ter a oportunidade de descobrir como melhorar a experiência das pessoas que vão usar a tecnologia. Isso envolve desde definir botões, páginas e recursos, até pensar em como as pessoas navegam por um site ou aplicativo.
Os cursos são 100% on-line e assíncronos, ou seja, você vai poder cursar as aulas a qualquer hora e em qualquer lugar.
A carga horária varia de 140 e 200 horas e, ao concluir todas as aulas, você tem direito a um certificado, que vai te ajudar a encontrar as melhores oportunidades de emprego.
Contribuindo para o enfrentamento do desemprego e desenvolvimento econômico
Segundo a última estimativa do PNAD, o desemprego no Brasil chegou a 8,6% em março, o que representa 9,2 milhões de pessoas.
Os números são ainda mais alarmantes entre o público jovem: das pessoas entre 18 e 24 anos, 35,9% não estudam nem trabalham.
A falta de estudos dificulta na hora de encontrar um emprego e, consequentemente, sem emprego, fica difícil pagar por cursos profissionalizantes.
Deste modo, a doação das bolsas de estudo dá continuidade ao anúncio feito pelo Google em junho de 2022, durante o Google for Brasil, em que a empresa se comprometeu com a concessão de 500 mil bolsas de estudo para formação em áreas de atuação altamente demandadas pelo mercado de trabalho, até 2026.
O objetivo é contribuir para o enfrentamento do desemprego, capacitando jovens dos setores sociais mais atingidos, promovendo o desenvolvimento econômico e a qualidade de vida dessas pessoas.
O Bettha.com, por sua vez, entrará como parceiro neste projeto, facilitando o acesso das bolsas a quem mais precisa e contribuindo com sua expertise para conectar os bolsistas a oportunidades de carreira em empresas de todo o Brasil.
Quer garantir a sua bolsa e se preparar para o mercado de TI? Entre em contato com a gente!