Aprenda o essencial sobre o estágio de férias, a nova modalidade que está conquistando cada vez mais empresas no país.
O estágio é uma etapa extremamente importante na carreira de qualquer profissional. Ele oferece formas de pôr a teoria aprendida em sala de aula, em prática no escritório. Além disso, traz experiência profissional e vivência de mercado.
Um estágio dura de um a dois anos. No entanto, uma nova modalidade muito popular no Estados Unidos, desembarcou recentemente no Brasil: o estágio de férias.
Com o nome de summer job na terra do Tio Sam, o estágio de férias – nome dado nas terras tupiniquins, permite que estudantes de tempo integral realizem um estágio de curta duração.
É uma oportunidade de ouro para conquistar mais experiência e dar aquele boost no currículo.
Como funciona?
O estágio de férias possui a mesma regulamentação e legislação de um programa de estágio comum, conforme a Lei do Estágio 11.778, de 25 de Dezembro de 2008.
Ele acontece durante os meses de janeiro ou julho, de acordo com as férias estudantis e tem a duração de um mês. Eventualmente, alguns podem chegar a dois meses. Porém, não é comum já que pode prejudicar o desempenho do estudante na faculdade.
Essa modalidade é ideal para alunos que estão prestes a se formar. Dessa forma, é possível dar os seus primeiros passos no mercado de trabalho e conhecer a dinâmica.
É remunerado?
Não há uma obrigatoriedade sobre a remuneração. No entanto, como são poucas as empresas que aderiram à essa modalidade (geralmente são as mais bem estruturadas), é provável que haja remuneração, vale refeição e vale transporte.
Posso fazer junto com outro estágio?
Não é recomendado. Tenha em mente que você irá usar suas férias para trabalhar, isto é, você não irá descansar. Quem dirá ter uma dupla jornada no período que seria de descanso.
O estágio de férias é um complemento educacional. Portanto, pegue leve. O seu corpo e sua mente agradecem.
Como adicionar o estágio de férias no currículo?
O estágio de férias entra como experiência profissional no currículo. Inclua as atividades exercidas no período e durante uma entrevista de emprego, destaque as habilidades que puderam ser aprendidas ou aperfeiçoadas durante o estágio de férias.
[!] Alerta
Você precisa estar disposto a abrir mão das suas férias. Se você acredita que não dará conta por estar muito cansado, então nem comece a buscar pelo estágio de férias. Respeite o seu corpo e a sua mente.
Oportunidades profissionais não irão faltar 🙂
Conclusão
Muitas vezes, as vagas de estágio de férias oferecem ao estudante, a oportunidade de trabalhar em projetos específicos – o que ajuda a aprimorar skills e obter experiência.
É uma oportunidade muito boa para quem está com a disposição de deixar o descanso de lado e fazer uma imersão no mercado de trabalho.
Se você deseja fazer um estágio de férias, mas tem dúvidas sobre qual mês é melhor, julho pode ser um bom mês, já que você não quebra o ciclo e deixa o descanso para o início do próximo ano, que tal?
Só não esqueça que esse estágio, por mais que seja curto, precisa da mesma responsabilidade e seriedade que qualquer outro estágio, ok?