Desenvolver suas habilidades – ou seja, suas Essentials Skills, é cada dia mais importante para quem busca seu lugar no mercado de trabalho
Com certeza você já ouviu falar de Hard e Soft Skills, certo? Sabia que, quando reunimos os dois em um mesmo pacote formamos as Essentials Skills? E essa gama de habilidades juntas são fundamentais para que recrutadores e líderes entendem, além das aptidões técnicas, também o comportamento de um candidato ou colaborador.
Hard Skills
Representam as habilidades técnicas de alguém. Elas podem der adquiridas por meio da vida acadêmica, certificados e cursos. Basicamente, as aptidões que os candidatos colocam, por exemplo, no currículo.
Exemplos de hard skills:
- Graduação;
- Mestrado e doutorado;
- Outras línguas;
- Pacote Office;
- Edição de fotos e vídeos;
- Gestão de pessoas;
- Operação de máquinas e sistemas;
- Domínio de Javascript.
Já as Soft Skills se referem a habilidades comportamentais, estando relacionadas habilidades mentais e emocionais. Por serem ligadas à capacidade natural das pessoas, como espírito de liderança, confiança e resiliência, por exemplo, elas são mais difíceis de serem mensuradas, mas podem ser observadas através de testes comportamentais ou até mesmo em dinâmicas focadas em alguma competência específica.
Soft skills importantes para os profissionais
Quando você procura por uma oportunidade de trabalho, as exigências por hard skills, normalmente, já são exibidas na descrição da vaga, como pré-requisitos. Já as soft skills vão sendo reconhecidas no decorrer do processo seletivo.
Veja algumas das soft skills mais importantes para se tornar um forte candidato:
Comunicação
Independentemente do cargo que ocupa, saber se comunicar e expressar bem suas ideias é essencial. A comunicação como soft skill é sobre ser uma pessoa clara, precisa e assertiva. Saiba passar as mensagens que importam.
Gestão de tempo
Organização, foco e disciplina são habilidades MUITO necessárias para conseguir aproveitar o máximo do tempo disponível com o máximo de produtividade.
Empatia
Busque compreender a realidade do outro, se colocando ao lado dele quando um problema surgir.
Trabalho em equipe
A maneira como você interage com colegas de trabalho, de qualquer nível hierárquico, mostra o que você pode conceder de valor para a empresa no geral, e não somente para a sua área ou equipe, sabia?
Espírito de liderança
Se você souber se comunicar e engajar pessoas quer dizer que você tem a capacidade de liderar, que é uma soft skill muito buscada no universo profissional.
Criatividade e Inovação
Ser criativo é um diferencial buscado por praticamente todas as empresas, poque pode ajudar a reduzir custos ou aperfeiçoar produtos e serviços oferecidos. Ser criativo e inovador pode, por exemplo, ser fator determinante para que você se torne diferenciado. Uma boa dica é: ter um pouquinho de audácia também é excelente. Coloque seus projetos em ação e tome a liderança!
Resolução de problemas
Identificar problemas e procurar por soluções de forma proativa é uma soft skill muito bem-vista. Consegue ter um pensamento crítico quando lida com um problema e busca resolvê-lo de maneira a não atrapalhar a sua produtividade ou a do time? Perfeito, você pode ser considerado um colaborador orientado para a solução! Lembre-se também de ser flexível: o mundo vive em transformações contínuas, por isso, é preciso saber se adaptar à novos cenários e situações e, de preferência, de forma rápida.
Leia mais: Como criar o hábito de se desenvolver diariamente
Não se esqueça: nem sempre nós dominamos vários tipos de habilidade e está tudo bem! Você pode ir desenvolvendo suas Essentials Skills aos poucos. Faça cursos, estude e desenvolva ainda mais suas Hard Skills. Para trabalhar suas Soft Skills, faça um balanço de quais já são seus pontos fortes e no que você ainda precisa melhorar, e comece seu desenvolvimento por aí.