Saúde mental e ansiedade são tópicos que recorrentemente viram pauta hoje em dia, inclusive no ambiente corporativo.
Você já parou para pensar como a ansiedade, por exemplo, afeta seu desempenho no trabalho? Já reparou que, às vezes, quanto mais você pensa em terminar alguma demanda, menos consegue ser produtivo? Para evitar que sua produtividade seja comprometida, é importante entender as causas, consequências e soluções.
A ansiedade pode ser definida como preocupação excessiva e persistente que gera medo em situações cotidianas. No ambiente corporativo, o estado mental fragilizado pode prejudicar não só sua produtividade, mas também a relação com outras pessoas.
Leia mais: Burnout, a doença que está assolando o mundo corporativo
Insônia, palpitações, falta de ar e tonturas são consequências físicas causadas pela ansiedade. Se você se identificar, procure ajuda especializada.
Causas da ansiedade no trabalho
Crises de ansiedade no trabalho podem acontecer por diversos motivos, entre eles, o excesso de tarefas, jornadas extensas e até falta de reconhecimento. O medo de não conseguir cumprir prazos e até o de ser mandando embora também podem gerar desmotivação e insatisfação com os próprios resultados.
E cuidado: além de afetarem seu rendimento, podem, também, acarretar quadros de depressão e ataques de pânico.
Outros fatores que contribuem para crises de ansiedade:
- Preocupação excessiva;
- Excesso de responsabilidade;
- Muitas tarefas e prazos curtos para serem cumpridos;
- Metas muito altas a serem atingidas;
- Busca incessante por resultados;
- Comunicação agressiva no trabalho;
- Atividades recaindo sobre uma pessoa apenas.
Dicas para controlar a ansiedade
Como a ansiedade pode te atrapalhar não só no trabalho, mas em todos os âmbitos de sua vida, saber o que ajuda a controla-la é uma chave importante, tanto para elevar sua produtividade quanto para melhorar sua qualidade de vida. Confira
- Defina suas prioridades: ninguém consegue fazer mil coisas ao mesmo tempo, então, organize por onde quer começar e cumpra uma tarefa por vez;
- Atividades físicas: exercícios de meditação, respiração e equilíbrio são ótimos para ajudar no controle da ansiedade porque ajudam a liberar tensões e manter a mente relaxada;
- Lazer: o trabalho é importante, mas seus momentos de descanso também são. Por isso, não se sinta culpado em seus dias de descanso. Foque em atividades que te deem prazer e desenvolva seus hobbies.
- Cuidados com a alimentação: os alimentos que ingerimos impactam diretamente nos nossos hormônios e neurotransmissores. Por isso, tenha uma alimentação balanceada.
- Procure ajuda: se a ansiedade começar a atrapalhar sua rotina, não se sinta culpado e nem demore a pedir ajuda profissional.