Agora, mais do que nunca, é comum realizar entrevista online – talvez um dos poucos pontos positivos de uma pandemia.
Afinal, a entrevista online tem muitas vantagens: ela evita grandes deslocamentos, poupando tempo e dinheiro para candidatos e empresas, por exemplo. Os mais tímidos também saem ganhando com esse formato, já que a entrevista é feita num local familiar e mais propício para o entrevistado.
Mas, para aproveitar todos esses benefícios, é preciso se atentar para alguns pontos. Se você ainda não domina a arte de realizar entrevista online, chegou a sua vez de aprender e brilhar na próxima oportunidade.
1. Escolha o ambiente certo para a entrevista online
O cenário ideal para a entrevista online é um local isolado de distrações e ruídos (dentro do possível) e bem iluminado. Não precisa ser um bunker, mas você precisa ter minimamente o controle da situação. Isso ajuda você a se sentir mais calmo e confiante para a conversa.
Se você está investindo em seu home office, tenha um canto reservado para reuniões e procure colocar uma iluminação mais difusa para não criar sombras ou reflexos, além de uma parede lisa como pano de fundo. Se preferir alguns elementos para decorar, tenha em mente que “menos é mais”.
2. Teste todos os seus dispositivos
Teste sua conexão, sua câmera, seu microfone, a iluminação, o programa de videochamada, enfim, tudo que será usado durante a ligação.
Certifique-se de entender como o programa funciona e tenha um plano B se alguma coisa der errado. Teste tudo outra vez antes do início da entrevista online.
3. Faça uma simulação da entrevista online
Procure um amigo que esteja disponível e combine com ele uma entrevista online.
Essa simulação ajudará a praticar suas skills de comunicação, a se preparar melhor para aquelas perguntas padrão de toda entrevista e a entender a dinâmica da tecnologia que será usada no dia.
Leve em consideração que, por mais que um computador possa tornar o momento mais “frio”, existe uma pessoa do outro lado com expectativas, emoções e outros sentimentos. Por isso, faça contato visual (olhe para a câmera e não para o monitor) e sorria nos momentos apropriados.
Tenha uma boa postura e evite falar alto demais. Ah, e não esqueça que pode existir um delay por causa da conexão, então fale com calma.
Grave a entrevista para que você possa assistir e identificar os pontos que precisa melhorar. Se não puder gravar, peça feedback ao seu amigo e trabalhe em cima dessas informações. E, não se esqueça: o mais importante é você mostrar quem é e contar uma boa história.
4. Vestido para ̶m̶a̶t̶a̶r̶ conquistar a tão sonhada vaga
Apesar da entrevista online acontecer em casa, não entenda isso como sinônimo de vestir pijama.
Você abrirá a câmera em algum momento, por isso, vista-se apropriadamente, como se a entrevista fosse presencial.
Na maioria das vezes, um look casual e discreto não tem erro – a não ser que a entrevista online seja com uma empresa mais formal. Procure essas informações com antecedência.
Além disso, não deixe de prestar atenção ao que você veste da cintura para baixo. Por mais que essa área não seja mostrada durante a videochamada, situações inusitadas podem acontecer e talvez você tenha que ficar de pé. Evite o constrangimento.
Use uma maquiagem leve e, se você costuma usar perfume em casa, fique à vontade para passar quantas espirradas quiser, porque, dessa vez, ninguém vai te julgar!
5. Sem notificações, por favor
30 minutos antes da entrevista online começar, ligue o computador e abra todos os softwares para realizar os testes. Aproveite para desativar todas as notificações e nem pense em deixar o WhatsApp aberto durante a call.
Aproveite também para silenciar o celular.
Após a entrevista online
Assim como em qualquer outra situação de busca por emprego, envie um e-mail de agradecimento pela oportunidade e se coloque à disposição. Esse gesto demonstra interesse e educação.
O processo de contratação é demorado, provavelmente com várias outras rodadas de entrevistas. Então, seja paciente. No entanto, isso não significa que você não deva fazer follow-up para saber como anda o processo. E, caso uma das etapas do processo seja em grupo, não deixe de conferir nossas dicas para dinâmicas.
Se o entrevistador fornecer uma data de encerramento do processo seletivo, não entre em contato antes dessa data. Se a data chegar e você ainda não tiver recebido um retorno, mande um e-mail.
Por fim, sempre que der, simule uma entrevista online. É através da prática que você será bem-sucedido quando chegar a vez!