Quem aí tem medo da entrevista na hora de se candidatar para um emprego? Calma! Você pode se preparar para conversar com o recrutador.
Uma das etapas mais esperadas – e mais temidas – do processo seletivo, com certeza, é a parte da entrevista, certo? É quando o entrevistador faz perguntas ao candidato para entender melhor sua experiência, perfil profissional, conhecimentos e até mesmo o interesse pela empresa em questão e tirar dúvidas sobre o currículo do profissional. No entanto, muitos candidatos ficam nervosos e acabam se atrapalhando, sem saber o que dizer na frente do entrevistador.
Separamos as principais perguntas das entrevistas de emprego e, de quebra, mostramos qual a melhor forma de responder cada uma delas. A ideia não é decorar essas respostas, mas sim entender os objetivos do recrutador e conseguir estruturar suas respostas dentro da sua realidade e experiência. Vamos lá?
Principais perguntas feitas durante a entrevista
- Fale um pouco sobre você
Pode parecer fácil, mas falar sobre você em uma entrevista de emprego exige preparo. Afinal, o recrutador não espera que você relate seu currículo, mas sim fale sobre suas realizações e experiências. Por isso, antes da entrevista, pense em alguns exemplos que possam demonstrar o quanto você é adequado para o trabalho em questão. Também explique como suas experiências te preparam para assumir a vaga que está disputando.
- Por que essa vaga te interessou?
Empresas buscam, cada vez mais, pessoas engajadas com a empresa e com o trabalho. Então, para responder essa pergunta da melhor forma, destaque os fatores da vaga que tornem você uma excelente opção para a empresa. Também não deixe passar a oportunidade de mostrar que quer trabalhar naquela empresa e mostre que você pesquisou antes da entrevista.
- Quais são seus pontos fortes?
Seja verdadeiro, hein? Fale verdadeiramente sobre seus pontos fortes, sem tentar advinham o que o recrutador quer ouvir. Escolha suas qualidades mais relevantes para aquela vaga e dê exemplos reais de como você aplica essa característica no dia a dia. É bom em resolver conflitos? Constrói bons relacionamentos? Manda bem na comunicação? Conte ao entrevistador!
Leia mais: Essential Skills: o que são e como desenvolvê-las?
- Quais são seus pontos fracos?
A pergunta de um milhão de surtos, né? Afinal, qual ‘defeito’ se deve contar em uma entrevista de emprego? Mas calma que não é um bicho papão! Na verdade, o recrutador quer avaliar sua honestidade e seu autoconhecimento nesse momento. Cite pontos que você sabe que precisa melhorar e mostre que já está trabalhando para isso.
Por exemplo, se tem problemas para falar em público, aponte esse ponto fraco, mas já mostre que se ofereceu para apresentar um trabalho importante na faculdade ou conduzir reuniões. Só não se esqueça: nada de passar do ponto, hein? Não é hora de dizer que tem problemas com prazos de entrega ou tentar se vender como um profissional perfeito.
- Por que devemos contratar você?
Mostre que você é a pessoa certa para o cargo! Aponte que você pode, não só realizar o trabalho, mas levar bons resultados, agregar ao time e que está alinhado com a cultura da empresa.
- Você está se candidatando a outras vagas?
Aqui, o melhor é dizer que está explorando opções semelhantes no mesmo segmento. Também pode ser uma boa dizer uma característica em comum nas vagas para as quais te candidatou, mostrando que você este ansioso para usar algumas de suas competências e habilidades.
- Por que quer sair de seu emprego atual?
Essa é, sem dúvida nenhuma, uma das perguntas mais difíceis de responder durante o processo seletivo. A principal dica é: não fale nada negativo sobre seu atual empregado. Lembre-se que você não está ali para desabafar. Reitere que se sente animado para aproveitar novas oportunidades – como a da vaga que está se candidatando – e que busca algo mais adequado para você do que sua posição atual.
- Que tipo de ambiente de trabalho você prefere?
Atente-se à descrição da vaga, é lá que você vau encontrar a resposta! O recrutador que saber se você se identifica com o ambiente de trabalho da empresa.
- Como você lida com pressão e situações estressantes?
O melhor é contar algum exemplo que mostre como você consegui lidar com essas situações com resiliência e sem deixar de atingir suas metas. Mostre que você se consegue se organizar para continuar produtivo e focado, mesmo em situações adversas. Também vale compartilhar algum exemplo de situação estressante que você já tenha enfrentado?
É sempre bom lembrar
Entrevista de emprego é, no geral, uma conversa entre candidato e recrutador, mas sua postura durante a entrevista também conta muito! Converse olhando nos olhos da pessoa que está te entrevistando – assim, você passa a ideia de credibilidade. Tente se sentar de forma reta, sem encolher o corpo ou cruzar os braços.
Outra dica legal é ficar atento ao que vai vestir no dia da entrevista: escolha uma roupa que você usaria em dia de reunião, caso trabalhasse na empresa. Para organizações mais convencionais, aposte em tons mais neutros e roupas sociais que te deixem a vontade. Calça social e camisa são uma boa aposta. Para empresas mais modernas e informais, você pode apostar em um jeans escuro.
E aí, se sente pronto para enfrentar sua próxima entrevista de emprego? Fique ligado no Bettha, porque além de dicas incríveis para te ajudar a enfrentar o mercado de trabalho, temos jornadas de desenvolvimento e de autoconhecimento e… vagas! Aproveite nosso conteúdo exclusivo, se inscreva nas oportunidades e vem ser Better!