O Plano de Desenvolvimento Individual (PDI) é uma ferramenta de desenvolvimento de carreira usada no mercado de trabalho, e também aproveitada nos programas de doutorado. Entenda como você pode criar o seu PDI alinhado com os valores e cultura da empresa.
Na época dos nossos pais, não havia tanta importância quando o assunto era carreira.
Era natural que as pessoas buscassem por um trabalho que pudesse pagar as contas e manter o mínimo de conforto para a família.
No entanto, com a chegada de startups e empresas de tecnologia que começaram a oferecer benefícios além do VR, VT e convênio médico, como também, desenvolvimento profissional e promoções na velocidade da luz, ter uma carreira de sucesso é o foco de muitos jovens.
Por isso, é muito comum durante a entrevista de trabalho o jovem ter a preocupação se a empresa oferece oportunidades de desenvolvimento e plano de carreira. E meu caro, você está certo. No entanto, engana-se quem acha que a responsabilidade é 100% da empresa. Continue a leitura e aprenda a criar seu plano de desenvolvimento individual e veja dicas.
O que você lerá por aqui:
Você é responsável pelo seu desenvolvimento
Empresas organizadas e que tem como foco a gestão de pessoas, oferecem oportunidades de aprendizado contínuo e uma cultura de feedback que permite aos funcionários aprender e crescer.
No entanto, nenhum programa de desenvolvimento de funcionários funcionará para quem não está totalmente engajado em seu próprio desenvolvimento e não assume o controle do processo.
Portanto, é de sua responsabilidade tomar as medidas necessárias para se desenvolver em sua função e na empresa – aquele “acorda para a vida” necessário.
Uma forma que pode te ajudar a estar no controle do seu desenvolvimento é o Plano de desenvolvimento profissional (PDI).
O que é o PDI – Plano de Desenvolvimento Individual
O PDI é um documento que o gestor ou você mesmo descreve as responsabilidades do trabalho / áreas de responsabilidade chave do funcionário de acordo com sua qualificação educacional, experiência, especialização e áreas de interesse. Em uma linguagem leiga, por meio do PDI, o gestor decide os objetivos de carreira dos funcionários e como eles podem realizá-los.
Basicamente, um PDI descreve os itens de ação e os seus resultados de aprendizagem, bem como o suporte necessário para cumprir suas metas de crescimento tangíveis.
Apesar do PDI ser voltado para a carreira, ele também considera aspectos pessoais para serem desenvolvidos. Afinal, o pessoal reflete no profissional.
Veja, a empresa que você trabalha pode criar um plano de carreira para você crescer ali. No entanto, esse plano de carreira deve estar alinhado com o seu PDI.
Se optar por criar o PDI, você pode compartilhá-lo com o seu gestor para alinhar expectativas e até pedir ajuda para alcançar as metas, mas um PDI deve, em última instância, refletir as suas metas individuais alinhadas com as da empresa.
Por serem os seus objetivos, eles serão mais significativos e provavelmente você estará mais comprometido em seguir os itens de ação.
Leia também: Técnica SMART – tirando a meta do papel para alcançar o seu objetivo
7 dicas para criar um Plano de Desenvolvimento Individual
1 – Seja realista
Um PDI deve se concentrar em uma meta de carreira alcançável. Por exemplo: se você quer ser médico e não estudar medicina, essa carreira jamais será alcançável. Afinal, ser formado em Grey ‘s Anatomy não basta.
As ações para atingir essa meta precisarão abordar as lacunas atuais de desempenho: competência, soft e hard skills.
Suas metas de desenvolvimento devem ser atingíveis, mas suficientemente desafiadoras para você realizar. Um PDI precisa incluir o equilíbrio certo de treinamento, aplicação no trabalho e atribuições que envolvem tarefas e responsabilidades de nível superior.
Então para começar o seu PDI, analise o seu momento profissional e onde você quer chegar. Não esqueça também de fazer o exercício de autoconhecimento e incluir aspectos pessoais que são importantes para você.
2 – Defina prazos no seu plano de desenvolvimento individual
Crie metas de curto prazo e tomadas de ação que podem ser alcançadas em semanas ou meses.
É ótimo pensar a longo prazo e estabelecer metas para o futuro (até 5 anos), mas esteja preparado para alterar essas metas com base nas novas condições e prioridades para você, sua empresa e até mesmo do mundo (oi, Covid-19! Ainda por aqui?).
O segredo é se concentrar nas metas e oportunidades de curto prazo e continuar a construí-las em direção a uma meta de longo prazo.
⚠️ Não adianta criar uma meta de longo prazo, sem antes definir metas de curto e médio prazo.
3 – Seja específico e flexível
A chave para um plano de desenvolvimento individual bem escrito é ser o mais específico possível ao definir as ações e comportamentos que você fará para atingir seus objetivos.
É provável que você aprenda mais sobre si mesmo à medida que conclui as ações.
Também sempre reflita sobre o que está e não está funcionando para você. Pegue o que você aprendeu com suas experiências e corrija o curso, conforme necessário.
4 – Acompanhe e analise os resultados
Com qualquer objetivo, você precisa ser capaz de definir o sucesso e o fracasso (você não terá sucessos sem alguns fracassos ao longo do caminho).
Às vezes, não há uma métrica clara para medir os resultados, mas ainda é importante que você defina o que é sucesso antecipadamente e avalie seu progresso ao longo do caminho.
Estabeleça um método de documentação para rastrear seus objetivos. Muitas organizações têm sistemas de gerenciamento de desempenho que você pode usar para fazer isso, mas papel e caneta também funcionam.
Aqui estão algumas perguntas que você pode fazer a si mesmo para ajudá-lo a medir seus resultados e consequências.
- Como saberei quando atingir essa meta?
- O que eu espero viver ao alcançar essa meta?
- O que será diferente?
5 – feedbacks devem fazer parte do seu plano de desenvolvimento individual
É importante saber como os outros o veem.
Compartilhe suas metas e tomadas de ação com um colega de confiança, mentor ou gestor e solicite feedback honesto e construtivo.
Permita que eles sejam verdadeiros e honestos com você e sobre suas ações.
Para muitas pessoas, fornecer feedback construtivo é mais difícil do que recebê-lo, portanto, esteja aberto a seus comentários e mostre gratidão por suas contribuições.
O feedback é um presente, mas se você não abrir o presente e usá-lo, será inútil. Por isso, é preciso estar seguro de si ao pedir feedback e não levar nada para o pessoal. Entenda que todos os comentários ditos são para te ajudar a ser melhor.
6 – Foco em comportamentos
As metas comportamentais definem como os objetivos devem ser alcançados.
Portanto, seus objetivos comportamentais devem estar alinhados com as expectativas, normas e valores da cultura em que você está trabalhando.
Se os seus objetivos não se alinham com os valores e a cultura da empresa que trabalha, então é hora de dar tchau – e nós estamos aqui para te ajudar a se desenvolver e a conquistar o emprego dos sonhos.
⚠️ Lembre-se de que a maneira como você realiza algo geralmente é mais importante do que a conquista.
7 – Alinhe metas a iniciativas organizacionais
Quando se trata de metas de carreira, é muito importante alinhá-las com as metas e iniciativas da empresa que trabalha.
As necessidades estratégicas da empresa impulsionarão o seu desenvolvimento. Portanto, sua meta deve ser aprender ou crescer em uma área que lhe permitirá contribuir e agregar valor à estratégia e iniciativas de sua organização.
A tarefa de criar um plano de desenvolvimento individual pode parecer assustadora, mas a gente garante que é só aparência.
Com essas dicas você conseguirá criar um Plano de desenvolvimento individual de sucesso para levá-lo a alcançar seus objetivos de desenvolvimento.
O tempo, energia e esforço que você coloca no processo serão recompensadores.
Portanto, além de ajudá-lo a atingir seus objetivos de carreira, um Plano de Desenvolvimento Individual pode ajudá-lo a aprender mais sobre si mesmo e como aumentar seu valor em sua empresa para contribuir com um trabalho mais significativo.
E para formentar ainda mais o desenvolvimento individual, segue exemplo de um PDI para você preencher e criar o seu.
Se quiser continuar potencializando o seu desenvolvimento profissional, leia o nosso artigo: Desenvolvimento profissional: o que é e como potencializar. Boa leitura!