Você já pensou em adotar um modelo de carreira em Y?
Para muitas pessoas, o percurso profissional tem uma forma bem limitada e linear, como se sua carreira tomasse a forma da letra “I”. Assim, ela começa em cargos iniciais, como um estágio ou uma posição junior, por exemplo, e se encaminha para os cargos de gestão, onde você assume a liderança de equipes e toma decisões estratégicas. Ou seja, uma trajetória muito bem determinada.
Mas essa noção está mudando!
A carreira em Y é um resultado da modernização do mercado de trabalho. Ela permite que o profissional dedique sua atenção na gestão do seu conhecimento, no autodesenvolvimento e na realização pessoal.
Quer entender melhor? Então vamos continuar!
O que é uma carreira em Y?
A carreira em Y é um dos melhores modelos para guiar a ascensão de talentos dentro de uma organização. Afinal, é um planejamento de carreira em que, ao invés de apenas seguir o caminho que te foi indicado, você consegue decidir qual área e qual posição você deseja alcançar.
Ou seja: caso você deseje se tornar um líder, você deverá focar sua carreira em aprimorar seus conhecimentos para essa posição. Isso envolve:
- Treinar novas habilidades focadas em gestão
- Conduzir suas relações profissionais em determinado caminho
- Ou até mesmo sair do seu emprego e começar tudo de novo – quando sentir que as coisas não estão indo para o lado desejado.
Ao contrário da carreira em I, no modelo Y você determina o próprio caminho que vai seguir. Então não existem coisas pré-determinadas, tudo depende de você!
E por que a carreira em Y surgiu?
A falta de opções, o caminho pré-determinado e a estrutura tradicional das empresas, muitas vezes, provocavam a desmotivação dos colaboradores. Isso por que o modelo em I contribui para um ambiente profissional pouco diversificado. O que reduz drasticamente a capacidade da empresa de inovar e se destacar no mercado.
Mas as coisas mudaram! Hoje, o mercado é muito dinâmico e o ciclo de vida dos produtos é mais curto. E isso exige flexibilidade e mentes criativas o suficiente para propor novas soluções em uma velocidade muito mais dinâmica.
O modelo tradicional limitava a capacidade das empresas encontrarem tais profissionais e, quando a possibilidade de inovar é limitada aos gestores, muito potencial é perdido.
Então, a carreira em Y surge como uma forma de dar opções ao profissional. Ela dá a garantia que ele não precisa ser um gestor para ser sua voz ouvida. Muito pelo contrário, ele pode perfeitamente ser um especialista e ter poder de decisão.
Isso é bom para as empresas, que aumentam sua capacidade de inovação, e para os colaboradores, que podem seguir o percurso profissional que traz mais felicidade.
Então a carreira em Y é o melhor modelo?
Não podemos afirmar que a carreira em Y é o melhor modelo. Isso depende da cultura corporativa da empresa e do quanto o funcionário se sente confortável com a ideia de tomar as próprias decisões. Não tem problema algum em querer um carreira tradicional!
Mas, quando bem aplicada, a carreira em Y permite o desenvolvimento profissional até mesmo das pessoas mais introvertidas.
Confira os principais benefícios:
1. Valorização para diferentes perfis
Todos precisam de profissionais especialistas. São eles que fazem as engrenagens das empresas funcionarem. Entretanto, a falta de valorização pode desmotivar essas pessoas. Isso é uma realidade principalmente nas áreas de tecnologia e no setor industrial.
Com o devido reconhecimento proporcionado pela carreira em Y, você trabalha com muito mais motivação e consegue realmente vestir a camisa do seu time.
2. Valorização para diferentes habilidades
Ser líder nem sempre é motivacional, ainda mais se você não tem esse perfil. Porém, quando adotamos o modelo Y, essa não é a única opção.
Ele permite que você seja valorizado, não pela posição que ocupa na escala hierárquica, mas pela capacidade de resolver problemas.
3. Estímulo à produtividade
Fazer o que você gosta é o principal combustível para se manter produtivo na organização! Isso ganha ainda mais força quando você pode escolher qual tipo de impacto quer causar na empresa. É realmente satisfatório quando você tem uma ideia, transforma ela em projeto e, em seguida, vê que ela deu frutos.
4. Estímulo à inovação
Outra vantagem incrível desse modelo é a capacidade de incentivar a inovação entre os colaboradores. Afinal, a “fórmula secreta” para o surgimento de ideias é ter uma equipe motivada, feliz e dotada de autonomia. Assim, você tem a oportunidade de trabalhar em conjunto com excelentes profissionais, faz mais networking e aprende muito mais!
Então quando esse modelo é o ideal?
Bom, todos podem optar pelo modelo de carreira Y. Mas ela é mais indicada para quem domina conhecimentos teóricos e práticos, gosta de inovar e trabalhar com desenvolvimento de atividades técnicas.
Lembrando que não existe nada de errado em querer seguir carreiras tradicionais. Mas sempre mantenha em mente que você tem outras opções e pode procurar o melhor caminho para ser mais feliz no trabalho.