Lidar com finanças não é uma tarefa simples. Por isso, reunimos 5 dicas infalíveis para que você possa aprender a lidar com a falta de dinheiro.
Para muitos brasileiros, as preocupações financeiras são uma fonte de ansiedade, o que é compreensível, dadas as incertezas da economia atual. Porém, convenhamos, que a falta de educação financeira, por achar esse assunto “chato”, pode ter gerado os inúmeros problemas financeiros que você enfrenta agora.
Como lidar com a falta de dinheiro se você precisa pagar dívidas, economizar nas compras e investir?
Como lidar com a falta de dinheiro se tudo o que você quer é ir para os rolês, viajar e viver aquela vida da Rainha da Inglaterra?
Bem, a resposta é entender a sua realidade e sua condição financeira. E colocando em práticas algumas dicas. Vem com a gente 🙂
Em primeiro lugar: o dinheiro não é tudo isso que você pensa
1. Você não precisa de mais dinheiro, você precisa de menos coisas
A maioria das coisas que achamos que não podemos viver sem, são consideradas luxos na maior parte do mundo. Pense: telefones celulares, micro-ondas, carros, roupas de grife – só para citar alguns.
A publicidade tem trabalhado arduamente para despertar o descontentamento com o que temos, e sempre querermos mais. A nos levar a redefinir seus itens produzidos cheios de tecnologia, inovação e blábláblá como necessidades legítimas.
Mas na verdade você não precisa de um guarda-roupa maior para caber suas roupas, aliás você nem precisa de tantas roupas assim, afinal você só tem um corpo.
Por outro lado, se você faz compras de produtos de qualidade, você as terá a longo prazo e não precisará de diversos itens (como várias camisetas em curto período, por exemplo). Ter menos é mais.
2. O dinheiro não vai te fazer feliz
É uma ilusão que o dinheiro traz felicidade.
Algumas das pessoas mais alegres a sua volta estão longe de serem ricas e algumas das pessoas mais ricas que você conhece estão longe de serem alegres.
Agora, certamente, há uma medida de estabilidade e segurança que surge quando nossas necessidades financeiras mais básicas são atendidas.
E quanto mais cedo você deixar de assumir que o dinheiro te fará feliz, mais cedo poderá começar a encontrar a felicidade.
3. O dinheiro não é o maior objetivo do seu trabalho
A associação entre salário e satisfação no trabalho não é verdadeira. Em outras palavras, um salário maior não melhorará sua satisfação no trabalho.
Isso não significa que você não deve buscar um emprego com condições melhores, apenas que você não deve associar remuneração com satisfação.
4. O desejo de riqueza nos rouba a vida
Nós ouvimos que o amor ao dinheiro é a raiz de todo o mal. Mas muitas vezes, o mero desejo já causa o mal.
O desejo por dinheiro consome nosso tempo, desperdiça nossa energia, compromete nossos valores e limita nosso potencial.
5. O dinheiro, em sua essência, é apenas uma ferramenta
Em sua essência, o dinheiro nada mais é do que uma ferramenta para agilizar o comércio. O dinheiro nos poupa de fazer as nossas próprias roupas, móveis e outras coisas mais “complexas”. Você trabalha, e, em troca, recebe dinheiro, para negociar com alguém que usa seus dons para criar algo diferente de você (como roupas, móveis etc).
Esse é o propósito do dinheiro. E se tivermos o suficiente para atender às nossas necessidades, não devemos viver em estresse tentando desesperadamente adquirir mais.
Como lidar com a falta de dinheiro em tempos de escassez
As próximas dicas servem para qualquer momento da vida. Entretanto, se você está na pindaíba, esses são os primeiros passos de como lidar com a falta de dinheiro recorrente ou abundante.
#1 – Pare de comer fora
Comer fora é a primeira cilada que faz qualquer um se enrolar financeiramente.
Tudo é muito caro, pois você paga pelo alimento, pelo serviço, pela “marca” do restaurante e pelo delivery (quando é o caso). Você pode fazer refeições tão mais gostosas e saudáveis em casa, comprando os ingredientes e preparando.
Vai dar um pouco de trabalho? Vai, mas compensará para o bolso e para a sua saúde.
#2 – A armadilha de usar apps de mobilidade
Apps de mobilidade, no geral são uma mão na roda, principalmente para quem não tem carro.
Apesar de geralmente ser mais vantajoso do que ter o próprio veículo, tornou uma boa parte das pessoas mais preguiçosas, pois preferem andar de carro pra cima e pra baixo.
O maior problema é que no fim do mês a fatura do cartão só falta pedir por “misericórdia”.
Use o transporte público e bicicletas, pois podem ser mais baratas para o trajeto que você precisa fazer.
Quando for necessário ir de carro, busque por opções de compartilhamento. Você divide a viagem com outras pessoas e chega no seu destino pagando bem mais barato. Muitas vezes a diferença é de 40%.
#3 – Manter o carro ou não manter? Eis a questão
Ainda sobre mobilidade, vale a pena calcular os gastos atuais com o seu carro. IPVA, seguro, manutenção e combustível são alguns dos gastos para se ter um carro apto para andar nas ruas.
Transporte público, bike e apps de mobilidade podem te levar a qualquer lugar.
É claro que ter o seu próprio carro, tem a sua comodidade. Mas se no momento você está apertado de grana, vender o carro não é uma má ideia.
#4 – Opções de lazer e entretenimento
Parques, bibliotecas, praças, shows, museus, eventos… Há uma infinidade de opções gratuitas ou super baratas de lazer e entretenimento.
Cinema também entra com desconto em dias específicos, principalmente se você possui o cartão de uma bandeira X ou Y. Já museus oferecem um dia da semana com entrada gratuita.
Você não ficará sem diversão, se o dinheiro estiver curto.
#5 – Foco no controle
Crie uma planilha ou outro método para controlar seus gastos e economias. Dessa forma, fica mais difícil ter uma surpresa desagradável no fim do mês.
Seja religioso em manter esse método atualizado. Isso te ajuda a entender os seus gastos e como você pode economizar mais.
Para te dar aquele empurrãozinho e colocar a sua vida financeira em dia, vale acompanhar os canais Me Poupe e Meu Primo Rico, ambos no YouTube. Ambos os canais são bem didáticos e ensinam a como lidar com a falta de dinheiro e a investir.
E se a falta de dinheiro é por causa de emprego (seja porque está ganhando pouco ou está desempregado), aqui no Bettha você encontra a solução!
Candidate-se agora mesmo para a vaga que mais combina com você e aproveite para se aperfeiçoar com as nossas atividades 🙂