Na ambiente de trabalho, controlar suas emoções pode ser a linha tênue entre o sucesso e a ruína. Entenda a importância de lidar bem com seus sentimentos para a sua carreira.
Se você quer ter sucesso em sua carreira, é importante aprender a controlar suas emoções para que elas não o controlem.
Somos todos humanos. As emoções surgirão naturalmente no decorrer do dia a dia. Embora possamos não ser capazes de controlar quais emoções sentimos, somos capazes de controlar o que fazemos com essas emoções.
Portanto, é tudo sobre ter a mentalidade certa. Quando você não é mais governado por suas emoções, consegue tomar decisões muito mais inteligentes.
Aqui estão algumas das razões que você deve controlar suas emoções.
Profissionalismo
O processo de controlar suas emoções começa com o reconhecimento delas. Afinal, antes que você possa impedir que emoções como raiva, ganância e vergonha afetem suas decisões, você precisa identificá-las.
Depois de nomear suas emoções, você pode ter uma ideia melhor de como elas estão afetando suas decisões no trabalho. As chances são de que elas não estejam ajudando você a se comportar da maneira mais profissional possível.
Por exemplo, digamos que você percebe que está constantemente cometendo erros porque se sente irritado com os colegas de trabalho e isso o leva à distração. Depois de identificar esse padrão conectado à emoção, você pode começar a buscar por formas de resolver. Isso permite que você seja profissional, em vez de ceder aos seus impulsos emocionais.
Percepção realista
Mesmo que você não perceba, suas emoções afetam sua percepção.
Por exemplo, considere como você pode se sentir ao fazer uma apresentação logo após o seu chefe oferecer um aumento. O mundo provavelmente está parecendo muito bom, certo? No entanto, pode ser uma história muito diferente se você tivesse acabado de saber que perderia algumas regalias. Após essa notícia, poderia ser difícil estar motivado para seguir em frente com sua apresentação.
No entanto, depois de descobrir como as emoções podem afetar seu ponto de vista, você ganha a capacidade de reformular sua percepção e mudar sua atitude.
Ao remover suas emoções da equação, você ganhará uma perspectiva maior, ajudando a se concentrar no quadro geral e a evitar que tempestades emocionais o distraiam de seus objetivos – #foco
Calma em meio à tempestade
Quando você se depara com desafios no trabalho, emoções como raiva ou medo podem surgir, e pode ser muito difícil evitar ceder a elas. No entanto, quanto mais você pratica a separação de suas emoções, mais calmo e leve ficará.
Isso significa que, quando algo der errado, você pode dar um passo atrás, observar o que está sentindo e, em seguida, deixar de lado para que você possa se concentrar em soluções realistas.
A longo prazo, essa abordagem servirá muito melhor do que tomar decisões potencialmente auto sabotadoras que são regidas pela emoção.
Bem estar geral
Embora nem sempre seja fácil, quanto mais você pratica a observação de suas emoções, mais eficaz se tornará em controlá-las.
No entanto, quando você perde a calma por sentir uma emoção poderosa, geralmente leva a sentimentos de arrependimento mais tarde. Mas, com esforço e prática combinados, você pode começar a reduzir essas experiências e manter a calma e o profissionalismo em sua conduta.
Com o tempo, isso pode melhorar seu bem estar geral e sua confiança no ambiente de trabalho.
Controlar suas emoções é fundamental para encontrar o equilíbrio e ter saúde emocional. No entanto, em meio a esse ritmo louco, a gente normaliza certos sentimentos e os define como normal. Não, não é normal.
Seja você explosivo ou envergonhado demais, busque sempre analisar honestamente seus sentimentos e como melhorar suas emoções.