Quando chegam as férias, o que faz? Some por algum tempo, aproveitando para se desconectar dos estudos e descansar a mente, ou já começa a buscar novas oportunidades de crescimento pessoal e profissional, que tal um estágio de férias?
Se você optou pela segunda resposta, o estágio de férias é uma ótima opção para você. Esta modalidade de estágio é oferecida durante o recesso das aulas e pode te proporcionar inúmeras experiências e aprendizados, contribuindo para o seu crescimento pessoal e profissional.
Continue a leitura deste artigo e saiba tudo sobre o estágio de férias!
O que você lerá por aqui:
O que é um estágio de férias?
Estágio de férias é um estágio temporário, cuja duração coincide com o período de férias das instituições de ensino.
Aqui no hemisfério sul, você pode ter estágios de férias com duração de 30 dias, durante o mês de julho, ou então de até 90 dias, durante os meses de dezembro, janeiro e fevereiro, período em que as instituições de ensino costumam estar de recesso.
Esta é uma excelente oportunidade para quem deseja colocar em prática o que vem aprendendo nas aulas e experimentar o mercado de trabalho.
É, ainda, uma ótima opção para quem está em dúvida sobre uma área de atuação, pois permite que você vivencie o dia a dia do profissional e observe se é realmente o que você deseja para a sua carreira.
Como funciona o estágio de férias?
Para fazer um estágio de férias, o primeiro passo é ter vínculo com uma instituição de ensino. Neste caso, pode ser de ensino médio, técnico ou superior.
Sua matrícula está ativa? Então o próximo passo é buscar empresas e instituições públicas ou privadas que ofereçam estágios de férias. A internet é sempre uma boa opção para fazer essa busca, assim como redes sociais.
Encontrou a oportunidade que buscava? Agora é hora de verificar o que é necessário para conquistá-la. No caso das faculdades, geralmente há um setor especializado na gestão de contratos de estágio, que poderá te ajudar em todo o processo.
Já para quem está no ensino médio, existem órgãos específicos que fazem a ponte entre escola e empresa, como os Centros de Integração Empresa-Escola – CIEEs.
É sempre importante garantir que haja um contrato de estágio, também conhecimento como Termo de Compromisso de Estágio, para que você tenha seus direitos assegurados.
E, caso você seja menor de idade, é fundamental ter o acompanhamento dos seus pais no processo de contratação.
Resolvida toda a parte burocrática, é hora de colocar o seu estágio de férias em prática. Em outras palavras, começar a estagiar.
Durante o período de estágio, certifique-se de cumprir o que foi acordado com a empresa:
- horário de trabalho;
- atividades a serem desempenhadas;
- preenchimento de relatórios de atividades;
- participação em reuniões e/ou eventos da empresa;
- entre outros.
Fim do estágio? Hora de reportar isso tanto para a instituição de ensino quanto ao centro de integração, enviando toda a documentação necessária.
Também vale a pena agradecer a oportunidade à empresa que abriu as portas para você e manter algum contato com as pessoas que trabalharam diretamente com você para aproveitar oportunidades futuras.
Qual é a duração do estágio de férias?
A duração do estágio de férias é variável, portanto, cada empresa vai solicitar um período diferente.
Algumas oportunidades serão de 15 dias, outras de 30, outras, ainda, de 90 dias. Tudo depende da duração das suas férias.
O importante é que o estágio não venha a atrapalhar seus estudos, exigindo que você falte à primeira semana de aulas do semestre, por exemplo.
Por isso, é importante saber exatamente quando se iniciam e terminam suas férias e combinar o período de estágio antes de assinar qualquer contrato.
Qual a diferença entre estágio de férias e estágio obrigatório?
O estágio obrigatório é aquele exigido para as pessoas que estão em fase de conclusão do ensino superior. Ele entra como um requisito obrigatório para que a pessoa conclua o curso e receba seu diploma.
Já o estágio de férias é opcional e pode ter um foco mais amplo, dando a chance para que você experimente outras áreas afins à sua área de formação.
Outro ponto que diferencia as duas modalidades é que o estágio de férias pode ter duração variável, enquanto o estágio obrigatório costuma ter uma carga horária mínima a ser cumprida.
Além disso, o estágio obrigatório deve, necessariamente, estar vinculado a uma empresa que possua convênio com a instituição de ensino, enquanto o estágio de férias pode ser buscado de outras maneiras.
Quem pode fazer um estágio durante as férias?
De acordo com a Lei do Estágio (Lei nº 11.788, de 25/09/2008), podem concorrer a vagas de estágio estudantes do ensino médio, profissional e superior, além de alunos da educação especial ou dos anos finais do ensino fundamental, na modalidade de educação de jovens e adultos – EJA.
Ou seja, se você já tem mais de 16 anos e está estudando regularmente em uma instituição de ensino, já pode se candidatar a uma vaga de estágio de férias.
Quais são as vantagens de fazer um estágio de férias?
Se você está se perguntando qual é a vantagem de abrir mão do seu descanso durante as férias para fazer um estágio, aqui vão alguns bons motivos para investir nessa experiência:
1. Experiência prática
A primeira e mais evidente vantagem de fazer um estágio de férias é ganhar experiência prática na área que você deseja.
Através do estágio, você pode aplicar o conhecimento teórico visto em sala de aula e comprovar como funciona de verdade.
2. Networking
Outro ponto positivo de se fazer um estágio nas férias está na construção de uma boa rede de contatos, ou networking.
Conhecendo novas pessoas, que estão inseridas no mercado de trabalho, você aumenta suas oportunidades de conquistar um emprego futuramente.
3. Aprendizado
Todo estágio traz grandes aprendizados para você. E não estamos falando apenas de conhecimentos técnicos, mas também de soft skills, como liderança, relacionamento interpessoal e trabalho em equipe.
4. Desenvolvimento de habilidades
Cada empresa tem um modo de atuar e faz uso de ferramentas e tecnologias próprias. Neste sentido, você pode aprender a usar softwares ou mesmo descobrir novos modelos de trabalho, como a gestão por projetos, por exemplo.
5. Autoconhecimento
Ao colocar em prática o que você aprendeu na sala de aula, você tem a oportunidade de identificar quais são seus pontos fortes e quais precisam de melhoria para atuar de forma mais estratégica na profissão.
Por exemplo, na prática, você pode descobrir que ainda precisa desenvolver melhor sua capacidade de oratória ou de trabalhar em equipe. Assim, ao voltar para as aulas, já sabe exatamente quais pontos precisam de mais atenção.
6. Conhecer outras áreas
O estágio de férias também te dá a oportunidade de experimentar várias áreas antes de escolher uma para continuar a carreira.
Especialmente pessoas que estudam áreas bastante plurais, como administração, marketing ou letras, podem experimentar várias possibilidades de estágio antes de optarem por qual caminho trilhar profissionalmente.
7. Potencializar o currículo
Em um mercado cada vez mais competitivo, um estágio de férias pode fazer a diferença na hora de conquistar aquela tão sonhada vaga.
Isso porque o estágio conta como experiência profissional e demonstra seu interesse em se desenvolver profissionalmente para o potencial contratante. Sem contar que muitas pessoas acabam sendo contratadas ao final do estágio.
8. Crescimento pessoal
O estágio de férias também é uma excelente oportunidade de crescimento pessoal. Isso porque você trabalha questões como pontualidade, responsabilidade e compromisso.
Além disso, aprende a lidar com pessoas com perfis diferentes, respeitar hierarquias e ser mais resiliente.
9. Ter uma remuneração extra
O estágio de férias costuma ser uma ótima oportunidade para quem deseja ter uma remuneração extra durante o ano.
Enquanto você adquire experiência e conhecimento prático, também pode fazer um caixinha para uma viagem ou a realização de um sonho.
10. Preparação para o futuro
Quanto mais estágios você fizer ao longo da sua vida acadêmica, mais experiência profissional estará acumulando. Assim, ao disputar vagas de emprego, terá mais preparo do que a maioria das outras pessoas para conquistar a sua tão sonhada vaga no mercado de trabalho.
Como conquistar seu estágio de férias?
Portanto, como dissemos no início do artigo, ter matrícula ativa em uma instituição de ensino é o ponto de partida para a busca de um estágio de férias. A partir daí, convém iniciar sua busca pelo estágio ideal.
Na internet, você vai encontrar inúmeras ofertas de estágios. Mas aqui no Bettha, você encontra as melhores oportunidades, todas reunidas de forma organizada para você não perder tempo.
No site do Bettha, você pode encontrar vagas de estágio presenciais, remotos e híbridos. E sabe o que é melhor?
Você também pode se preparar para conquistar essas vagas com mais facilidade, pois oferecemos jornadas de aprendizado que vão te ajudar a se desenvolver pessoal e profissionalmente.
São mais de 130 conteúdos que te ajudam a se tornar uma pessoa cada dia mais qualificada para o mercado de trabalho, tudo isso sem sair de casa e de forma totalmente gratuita.
Acesse agora mesmo as jornadas e trilhas de conhecimento e seja sua melhor versão!