Com certeza você já ouviu dizer que, para se destacar na carreira, precisa desenvolver sua liderança.
E não é para menos: as empresas esperam contratar pessoas proativas, com capacidade de resolver problemas e, principalmente, inspirar outras pessoas para alcançar os objetivos da organização.
Pois bem, é justamente no campo da inspiração que entra a liderança. Afinal, líder é aquela pessoa capaz reunir outras pessoas em torno de um objetivo em comum.
Mas como conseguir isso? É o que veremos neste artigo. Continue a leitura!
O que você verá por aqui:
Invista em autoconhecimento
Ao contrário do que muitas pessoas pensam, liderança é uma habilidade que pode ser aprendida, desenvolvida e aprimorada com o tempo. Mas, para isso, você precisa dar um passo atrás e desenvolver autoconhecimento.
O autoconhecimento é um processo de exploração interna que nos permite entender nossas motivações, emoções e comportamentos. Trata-se de uma investigação profunda sobre quem somos em essência e, principalmente, quais são nossas fraquezas e fortalezas.
A partir dessa análise, você descobre quais são as competências, habilidades e atitudes que precisa trabalhar para desenvolver o seu próprio estilo de liderança. Logo, autoconhecimento é chave para potencializar todas as demais dicas que vamos dar a seguir.
Aprimore sua comunicação interpessoal
Ser líder significa interagir com pessoas o tempo todo. Portanto, a comunicação interpessoal é uma das habilidades que não podem ficar de fora do seu repertório.
Juntamente com a comunicação, que pode ser desenvolvida por meio de cursos de oratória e muita prática, vem a escuta ativa. Ou seja, a capacidade de focar totalmente a atenção no que as outras pessoas estão dizendo, a fim de ter uma compreensão imparcial a respeito do que está sendo comunicado.
Quando você escuta ativamente, evita equívocos de interpretação, falhas na comunicação e, consequentemente, julgamentos de valor que podem afetar os relacionamentos na empresa.
Desenvolva empatia
Empatia é a capacidade de compreender a situação pela qual a outra pessoa está passando, sem julgamentos.
À primeira vista pode parecer algo fácil, mas já imaginou ser responsável por uma equipe e ter que intermediar um conflito onde você não concorda com o posicionamento de uma das partes?
Ser imparcial é fundamental para exercer uma liderança justa. Logo, muitas vezes, você pode ter que abrir mão do seu ponto de vista para o bem da equipe. Por isso, a empatia é uma das habilidades mais difíceis de se desenvolver.
Para tanto, você precisa compreender que o bem-estar da equipe é o principal objetivo a ser conquistado. Todavia, o respeito e a valorização de cada pessoa jamais podem ser violados. Ou seja, você precisa encontrar o equilíbrio perfeito entre objetivos individuais e coletivos, levando sempre em consideração o fator humano como o mais importante.
Uma boa liderança precisa ter senso de comunidade
Uma das melhores formas de exercer a liderança de forma positiva é criar o senso de comunidade entre a equipe. Isso significa promover a integração de todas as pessoas de forma contínua, retroalimentando os relacionamentos através de feedbacks constantes e positivos.
Além disso, uma comunidade tem códigos próprios, assim como normas internas que regulam as relações. Nesse sentido, estabeleça um código de conduta para a sua equipe de forma colaborativa. Isto é, envolva as pessoas na elaboração desse código.
Faça um trabalho de brainstorming para chegar a consensos sobre o que é permitido e proibido. Fale sobre questões como respeito, empatia, feedback, comunicação assertiva e lealdade.
A liderança precisar ser o exemplo, sempre
Liderar significa que você está no foco das atenções, tanto da sua equipe quanto dos seus superiores. Portanto, uma das premissas básicas no seu dia a dia é dar o exemplo.
Quer que as pessoas cheguem no horário? Faça isso primeiro.
Quer que seu time respeite as normas da empresa? Faça isso primeiro.
Quer que as pessoas te ouçam? Ouça-as primeiro.
Suas atitudes contam muito mais do que qualquer cargo no seu crachá. Portanto, para exercer uma liderança efetiva, você precisa estar sempre um passo à frente, mostrando o caminho para a sua equipe.
Aprenda a mediar conflitos
Conflitos fazem parte da natureza humana. É através deles que aprendemos a chegar a consensos e respeitar a diversidade de ideias e pensamentos. Ou seja, eles são fundamentais para o nosso crescimento pessoal e profissional.
Mas no ambiente de trabalho, os conflitos, se mal gerenciados, podem se tornar obstáculos para atingir os resultados da empresa. Por isso, pessoas que ocupam cargos de liderança precisam aprender a lidar com esse tipo de situação.
Existem cursos que ensinam a mediação de conflitos, mas nada melhor do que compreender a fundo as razões humanas. Quando você conhece seu time de verdade, sabe quais são as expectativas e frustrações de cada pessoa, consegue conciliar qualquer tipo de problema de forma harmônica e pacífica.
Crie uma cultura de feedback constante
Desenvolver a liderança também significa ter preparo para dar feedbacks constantes às pessoas da sua equipe, sejam eles positivos ou negativos. Mas isso não precisa acontecer apenas uma vez por mês ou durante a avaliação de desempenho.
Para que o seu vínculo com a equipe seja fortalecido dia a dia, o melhor é apostar no feedback contínuo. Isto é, aquele que acontece diariamente, no momento em que as situações ocorrem.
Assim, além de reforçar as atitudes positivas da equipe, você evita que certos vícios de trabalho se instalem pela falta de comunicação. Um exemplo clássico é o atraso.
Se você comunica à pessoa que está chegando atrasada que ela precisa melhorar a pontualidade no momento em que ela cometeu o erro, fica mais fácil do que somar dias e dias de atraso para só então dar aquela bronca.
A liderança precisa aprimorar-se constantemente
Como você viu no início deste artigo, liderança é uma competência que pode e deve ser desenvolvida e aprimorada ao longo de toda a sua carreira.
As dicas que demos aqui são apenas um ponto de partida para que você comece a compreender qual é o seu estilo de liderança e o que precisa para se destacar na carreira.
E por falar em destaque na carreira, já pensou no seu desenvolvimento profissional? Nós já, por isso, desenvolvemos um artigo super completo para te ajudar nessa missão: Desenvolvimento profissional – o que é e como potencializar. Boa leitura!