Fazer networking nunca foi tão importante quanto agora. Segundo um levantamento da empresa Erin App, 84% das empresas investem em programas de indicação.
Isso porque a economia em processos seletivos pode atingir até 7.500 dólares, além de aumentar o tempo de permanência dos profissionais na organização.
Quando nos aprofundamos nas estatísticas, o jogo fica ainda mais difícil: estima-se que entre 70% e 80% das vagas não são anunciadas publicamente.
Ou seja, as empresas sequer chegam a comunicar sobre as oportunidades de trabalho antes de consultar seus times sobre possíveis indicações.
E o que esses dados querem nos dizer?
Que criar e manter uma rede de contatos sólidos pode facilitar — e muito — a busca por melhores oportunidades de carreira.
Tanto é, que pessoas que são indicadas têm 5 vezes mais chances de serem contratadas do que aquelas que apenas enviaram um currículo.
Já pensou no quanto isso pode ser determinante para quem está procurando emprego?
Então continue a leitura e entenda a importância de construir o seu networking!
O Que você lerá por aqui?
O que é networking, afinal?
Ouvimos a palavra networking com certa frequência, mas você já parou para refletir sobre o que esse termo significa?
A palavra networking significa, literalmente, rede. E quando falamos em trabalho, ela se refere a uma rede de contatos. Mas que contatos são esses?
Pessoas estratégicas que podem nos dar apoio em determinadas situações de nossas vidas profissionais. Por exemplo, a indicação para um novo emprego.
E como essa rede de contatos funciona?
De acordo com um estudo do psicólogo social Stanley Milgram, na década de 1960, cada um de nós pode se conectar a qualquer pessoa do mundo através de 6 contatos ou nós estratégicos.
Sua teoria ficou conhecida como a Teoria dos Seis Graus de Separação e foi a base de construção de redes sociais como Orkut, Facebook e LinkedIn, dentre outras.
No LinkedIn, conseguimos visualizar isso com bastante facilidade, pois ele nos mostra contatos de 1o, 2o e 3o nível. Ou seja, o quão longe estamos de falar com determinadas pessoas.
Faça o teste: acesse o seu perfil do LinkedIn e, na barra de buscas, digite Mark Zuckerberg. A rede vai te mostrar o quão distante você está de se conectar ao fundador do Facebook.
E por que isso é importante, afinal? Digamos que você queira trabalhar na Mondelez, que é parceira do Bettha.
De acordo com os dados que você viu no início deste artigo, ficaria mais fácil conseguir um emprego lá se você conhecesse alguém que já trabalha lá, certo? De fato, 5 vezes mais fácil.
Logo, construindo um networking sólido, você pode alcançar essas oportunidades de carreira com mais facilidade.
Qual a importância de fazer networking de forma consistente?
Até aqui, você já deve ter compreendido em que uma boa rede de contatos pode abrir portas para novas oportunidades de trabalho. Mas será que o benefícios do networking se resumem apenas a isso?
A resposta é óbvia: não. Então vamos ver quais são as vantagens de investir seu tempo para se conectar com as pessoas certas?
Troca de experiências
Conhecer novas pessoas significa estar em contato com outras ideias e pontos de vista. E quanto mais diversidade no debate sobre um determinado assunto, maior é a sua capacidade de análise sobre ele.
Imagine que você está enfrentando um problema no seu trabalho e está com dificuldades para encontrar uma solução.
Não seria maravilhoso poder conversar com alguém mais experiente que você na mesma área para ouvir o que essa pessoa tem a dizer? Ou, então, poder reunir um grupo de pessoas para te ajudar a resolver o problema?
Um bom networking pode te proporcionar isso. E uma das grandes propostas do LinkedIn como rede social é justamente essa: conectar profissionais para a troca de experiências.
Um único post seu pode gerar centenas e até milhares de comentários construtivos, que podem ajudar a solucionar problemas, desenvolver novas ideias e até mesmo mudar a sua perspectiva sobre algo.
Visibilidade e reconhecimento
Vivemos em um momento único na história, em que podemos ser vistos e reconhecidos por qualquer pessoa do mundo, através das redes sociais.
E quando você investe em networking de qualidade, abre espaço para que profissionais que você admira ou até mesmo empresas com as quais gostaria de se relacionar te conheçam.
Nesse sentido, ao se conectar com profissionais da sua área ou de áreas afins, você começa a formar uma rede de pessoas que podem levar a sua mensagem adiante.
Um post bem feito, por exemplo, pode repercutir tão bem nas redes que seja compartilhado por outras pessoas. E assim, seu nome, sua imagem e suas ideias podem alcançar outras pessoas que você ainda não conhece.
Consequentemente, pouco a pouco você vai ganhando visibilidade e pode se tornar referência no seu mercado de atuação.
Aconselhamento profissional
Uma das melhores maneiras de ingressar no mercado de trabalho e atuar com mais segurança é tendo o apoio de profissionais mais experientes. Esse tipo de relação costuma ser chamada de mentoria.
Uma pessoa mentora é aquela que já passou por determinada situação e ajuda outras pessoas que estão passando pelo mesmo processo, a fim de reduzir os riscos e aumentar as chances de sucesso.
Ao construir um bom networking, você pode ter acesso a esse tipo de aconselhamento em momentos determinantes da sua carreira e assim desenvolver maior autoconhecimento.
Um momento interessante para se conectar com pessoas mais experientes é quando você está em dúvida sobre qual carreira seguir.
Com o apoio de profissionais atuantes no mercado, você pode ter uma visão mais prática do mercado e das atividades diárias de cada profissão e assim tomar sua decisão com mais segurança e assertividade.
Agora que você já conhece algumas das vantagens de construir uma rede de contatos sólida, que tal partirmos para a prática?
Como construir um networking de qualidade?
Existem inúmeras maneiras de se construir uma rede de contatos. Mas, se você quer ter contatos estratégicos, precisa seguir essas dicas:
Defina o perfil de pessoa com a qual você quer se conectar
O primeiro e mais importante passo para começar a construir sua rede de contatos é entender qual o perfil de pessoa com o qual você deseja se relacionar.
Digamos que você está estudando engenharia de produção na faculdade. Para ter acesso a aconselhamentos, opiniões relevantes sobre a sua área e, claro, oportunidades de emprego, com quem você deveria se conectar? Profissionais de engenharia de produção, é claro.
Será que existem outras pessoas que poderiam compor essa rede? Obviamente.
Profissionais de recursos humanos são elos importantes de uma boa rede de contatos. Se forem headhunters, melhor ainda.
Pessoas em cargos de direção também podem abrir portas para você. Pensando em nosso exemplo, o ideal seria pessoas atuantes na indústria, já que este é o segmento que mais contrata profissionais de engenharia de produção.
Conseguiu entender a lógica? Então agora pegue papel e caneta e liste 10 perfis de profissionais que seriam importantes para a sua rede de contatos.
Defina os canais de comunicação que você irá usar
Embora as redes sociais tenham destaque quando o assunto é se conectar a outras pessoas, existem outros canais de comunicação que você pode usar para construir seu networking.
A participação em eventos é um deles. Eventos reúnem uma gama enorme de profissionais com distintos perfis, o que se torna uma oportunidade de ouro para quem deseja conhecer pessoas e construir uma rede de contatos estratégica.
Outra possibilidade de construção de networking é realizar trabalhos voluntários que te coloquem em contato com outras pessoas. Além de contribuir para projetos sociais, você pode conhecer profissionais de destaque e demonstrar suas habilidades.
Visitas técnicas a empresas por intermédio de instituições de ensino, viagens e visitação de feiras de profissões são outros pontos de contato que você pode usar para começar a construir sua rede.
Considere os três pilares do networking de sucesso
O maior erro que as pessoas cometem com relação às suas redes de contato é lembrar que elas existem apenas quando precisa de alguma coisa.
Imagine uma pessoa que não fala com você há cinco anos aparecer do nada e falar “Oi, tudo bem? Será que tem um emprego pra mim aí na sua empresa?”. Chato, não é?
É por essa razão que o networking é pautado em três grandes pilares: relevância, constância e reciprocidade.
Isso quer dizer que, para ter uma rede de contatos de qualidade, você precisa ser relevante para as pessoas que se relacionam com você; deve manter a constância na comunicação com elas; e deve ter uma atitude recíproca, ou seja, não apenas pedir ajuda, mas dar ajuda.
Ter um bom networking é garantia de desenvolvimento pessoal e profissional, por isso, ele é tão importante.
Não temos como crescer profissionalmente sem a ajuda de outras pessoas. E, para isso, precisamos das pessoas certas.
É por isso que aqui no Bettha investimos continuamente em ferramentas de desenvolvimento pessoal e profissional, para que você possa tanto ajudar quanto obter a ajuda de outros profissionais.
Acesse agora mesmo as jornadas do Bettha e prepare-se para o mercado!