Você sabia que existem nove tipos de inteligência humana? Não? Então vamos contar para você – e saiba que existe toda uma ciência por trás disso.
A chamada “Teoria das Inteligências Múltiplas” foi criada pelo psicólogo americano Howard Gardner na década de 1980. O objetivo da teoria era analisar e descrever como o cérebro humano capta e processa informação.
Tudo começou da insatisfação de Gardner com a forma que a inteligência era mensurada até então. Em prática até hoje, mas tendo seu pico de popularidade nos séculos XIX e XX, os testes de QI (Quociente de Inteligência) eram a forma mais comum de determinar o “quão inteligente uma pessoa era”.
Eles funcionavam por meio de uma série de perguntas, que geralmente envolviam pensamento lógico, e que seriam capaz de determinar a facilidade com que uma pessoa é capaz de resolver problemas complexos.
Diversos tipos de inteligência
Com o passar do tempo, no entanto, Gardner percebeu que a inteligência não podia ser mensurada por meio de uma métrica, conforme propunha os testes de QI. Ao contrário disso, o psicólogo considerou que a inteligência de determinado indivíduo poderia se manifestar de diversas formas diferentes.
A forma encontrada para identificar os tipos de inteligência foi simples. Diversas áreas do conhecimento e dos sentidos humanos foram explorados. A ideia era provar que uma pessoa que não fosse tão boa com questões lógicas ao mesmo tempo poderia ser uma ótima artista, por exemplo.
Com base nesse pensamento, Gardner identificou oito tipos de inteligência diferentes. Posteriormente, conforme seu conhecimento no assunto foi se aprofundando, o pesquisador ainda afirmou que haveria mais um tipo de inteligência; sendo considerada por ele como a 9ª inteligência, tida como muito importante para fazer parte da lista. Ele a chamou de inteligência existencial.
Vale a pena ressaltar que, segundo Howard Gardner, um indivíduo não possui apenas um tipo de inteligência. Em vez disso, ele pode mesclar diferentes categorias ao mesmo tempo. Entretanto, sempre haverá uma que será predominante.
Você já deve estar curioso para saber quais são os nove tipo de inteligência e como elas se manifestam, certo? Então, sem mais delongas, confira a lista.
Os nove tipos de inteligência
Inteligência Linguística
Considerada a mais presente em todos os seres humanos, a pessoa com esse tipo de inteligência predominante acaba tendo um controle e apreço pelas palavras muito maior do que o comum.
Isso permite que elas se expressem com mais facilidade, tanto verbalmente quanto na sua escrita. Essa é uma inteligência intimamente ligada ao “lado esquerdo” do cérebro e é facilmente encontradas em poetas, escritores e linguistas.
Inteligência Lógica-Matemática
Essa é a inteligência predominante nos “CDF’s da matemática”.
Essa inteligência resulta na alta capacidade de memorizar e resolver problemas matemáticos e lógicos de forma geral. Geralmente, para resolver problemas complexos, essas pessoas os dividem em pequenos processos a serem solucionados.
Após resolver todos, ela consegue assimilar o conhecimento obtido e os unir para resolver a “questão central”. Em geral, cientistas possuem essa inteligência, sendo fortemente ligada ao lado direito do cérebro.
Inteligência Corporal-Cinestésica (ou Motora)
A inteligência corporal-cinestésica, também chamada de inteligência motora, possibilita que uma pessoa tenha uma maior capacidade de controlar seus movimentos corporais.
Ela também permite que um indivíduo se expresse com seu corpo de forma mais clara, sendo que normalmente as pessoas com esse tipo de inteligência acabam tendo uma noção surreal de espaço, distância e profundidade.
Essa inteligência é predominante em esportistas habilidosos, atores renomados e dançarinos de alto escalão.
Inteligência Musical
Como o próprio nome já descreve, esse é o “dom para música” que tanto se fala. É um tipo de inteligência rara, fazendo com que uma pessoa consiga diferenciar os padrões e notas musicais presentes em uma melodia apenas a ouvindo.
Essa inteligência é tão forte em algumas pessoas, que elas conseguem ver através dos sons, possuindo capacidade de aprender a tocar instrumentos musicais sem auxílio de nenhum livro ou instrutor.
Relacionada à criatividade, esse tipo de inteligência está presente em compositores, maestros, músicos e críticos musicais
Inteligência Espacial
Esse tipo de inteligência permite que uma pessoa tenha facilidade em compreender o mundo visual com precisão, podendo até mesmo recriar ou imaginar o ambiente em sua mente. Vamos te dar um exemplo: já aconteceu de você ter uma imagem muito clara na sua mente, mas no momento de desenhá-la você fazer algo completamente diferente?
É como se você não tivesse a capacidade de reproduzir a imagem que está na sua mente, não é mesmo? Aqueles com a inteligência espacial conseguem.
Essas pessoas possuem alta capacidade para criação artística, principalmente na área de arte gráfica. A inteligência espacial é predominante em arquitetos, artistas, escultores, navegadores e jogadores de xadrez.
Inteligência Interpessoal
Presente em grandes líderes, a inteligência interpessoal está ligada ao dom natural de liderar. Pessoas com esse tipo de inteligência acabam sendo pró-ativas em qualquer hora, admirando a todos.
Essas pessoas também são consideradas líderes práticos, pois possuem a habilidade de entender as verdadeiras intenções, motivações e desejos dos outros. Portanto, políticos, religiosos e professores são os profissionais em que essa inteligência é mais presente.
Inteligência Intrapessoal
Também ligado à liderança e ao dom de liderar, porém de forma rara. A pessoa que possui a inteligência intrapessoal acaba se conhecendo melhor, trabalhando na liderança de forma reservada, indiretamente, porém sempre com carisma e de forma a influenciar os outros.
Essa inteligência é tão forte em algumas pessoas que elas possuem capacidades de neutralizar vícios, entender crenças, medir seus limites, ter um grande autocontrole e dominar, inclusive, o que lhe causa estresse.
Inteligência Naturalista
Pode-se dizer que essa inteligência está na sensibilidade das pessoas para compreender fenômenos naturais, facilmente classificando plantas, animais e minerais. Elas conseguem encontrar lógica em assuntos ligados à biologia e os dominar de forma fácil.
É presente em biólogos e geólogos, que possuem facilidade em estudar, reconhecer e organizar os produtos da natureza em geral.
Inteligência Existencial
Incluída vários anos após o estudo de Gardner, a inteligência existencial ainda é uma mera tese, pois trabalha no terreno do “possível”, não possuindo maiores evidências.
Essa espécie de inteligência traduz-se na capacidade da pessoa de refletir sobre questões essenciais, própria ou inerente ao ser humano em geral. Essa característica pode ser identificada em líderes espirituais e filósofos mundialmente famosos.
Esses são os 9 tipos de inteligências estudadas por Howard Gardner. E você? Qual é a sua inteligência predominante?