Bem-vindo a mais um de nossos artigos da série assessments Bettha! Hoje, falaremos sobre Chave Mestra, uma ferramenta incrível para nossa carreira. E, já que estamos falando de processos seletivos, pensamos em começar este texto com uma pergunta:
Será que você realmente se conhece?
Você não precisa responder agora. Fique com a pergunta na mente enquanto continua a leitura do artigo, combinado?
Agora, imagine a seguinte situação:
Uma equipe está sendo formada e você foi indicado para ajudar a coordenar as novas atividades. Neste contexto, um dos problemas a solucionar ainda está sem resposta e seu chefe te pergunta “o que fazer agora?”.
Qual seria sua reação? Você entraria em pânico? Fingiria que o problema não existe e esperaria uma solução mágica? Pensaria com quem conversar e buscaria ajuda? Já teria a solução em sua cabeça? Pediria mais tempo para estudar a situação?
Independentemente de sua resposta, arriscamos dizer que você ficou pensando um pouco antes de decidir.
Isso acontece porque, por mais que você se conheça, isso só define quem você imagina ser no momento.
Mas quando perguntamos como você agiria, sua cabeça começa a pensar no futuro e tenta encontrar uma resposta que conecte com o presente.
Mas e se você tivesse uma chave mestra que abrisse as portas do seu comportamento? Uma ferramenta que fosse como uma selfie da sua personalidade?
Isso existe, e você vai conhecer agora! É só seguir com a leitura.
O que é o Chave Mestra?
O Chave Mestra é um assessment do Bettha que funciona como um mapeamento de perfil.
E fazer isso não poderia ser mais simples. No Chave Mestra, você entra em nossa plataforma e começa uma avaliação que vai te fazer 15 perguntas.
E se você errar nas respostas?
Bom, isso é impossível de acontecer. Em um assessment, não há “certo ou errado”, pois não é uma forma de medir quem é melhor do que o outro. Neste mapeamento de perfil, só o que importa são suas características.
Sendo assim, o Chave Mestra vai querer saber o que você prefere na sua vida. Para isso, vai mostrar algumas alternativas e você só tem que clicar na que mais te representa.
Não tem mistério, você passa pela avaliação em menos de 6 minutos.
De onde surgiu o Chave Mestra
Quando você faz o que gosta, você gosta do seu trabalho. A partir dessa simples premissa, um psicólogo chamado John L. Holland desenvolveu um modelo de conjuntos de personalidades.
Em seu trabalho, Holland chegou à conclusão de que as pessoas trabalham melhor em ambientes que têm a ver com suas preferências.
Ou seja, se colocamos pessoas em ambientes de trabalho parecidos com elas, isso é bom para todo mundo: empresas e funcionários.
Mas, quais são esses perfis? Confira:
- realista: pessoa prática, que mete a mão na massa;
- pesquisador: gosta de trabalhar com ideias, acumula muita informação e prefere pensar bastante antes de agir;
- artístico: se relaciona muito bem com as formas, design e questões visuais, prefere ter liberdade de expressão;
- social: gosta de trabalhar com outras pessoas, de se comunicar, de ensinar, etc.
- empreendedor: gosta de começar e de executar projetos. Apresenta características de liderança e fica confortável em tomar decisões;
- convencional: se adapta muito bem a rotinas e procedimentos, dados e detalhes.
Segundo Holland, a maioria das pessoas é uma combinação de, no máximo, 3 dessas classificações que a avaliação devolve. Então, essas respostas se transformam em seu código de Holland.
Para que serve o Chave Mestra
Neste caso, a avaliação busca entender como você toma decisões, qual é o propósito de suas ações e quais são os seus valores como indivíduo.
Uau! Mas vou saber tudo isso só respondendo a algumas perguntas?
Exatamente. Isso é o que significa usar os melhores conhecimentos científicos: simplicidade e eficiência.
Em outras palavras: o Chave Mestra vai te mostrar o que é fundamental para você.
Benefícios para o candidato
O principal benefício para você é, sem dúvidas, ter a oportunidade de moldar a sua carreira de acordo com sua personalidade.
Em um mundo perfeito, todo mundo preferiria trilhar um caminho que evoluísse lado a lado com nossos principais interesses. Assim, conseguiríamos conectar nossas habilidades com nossas atividades. Fazer o assessment Chave Mestra é também uma excelente oportunidade de ser totalmente autêntico e transparente, sem precisar camuflar suas características pessoais.
De fato, o melhor resultado do Chave Mestra é alcançado quando você não pensa muito no que responder: apenas confere as alternativas e marca a que primeiro vier à sua mente. Quanto mais autêntico, maiores as chances de você encontrar um trabalho com a sua cara! Existe algo melhor do que isso?
Esse assessment serve para você, mas também é muito útil para os processos seletivos, do ponto de vista das empresas.
Isso porque elas já entenderam que, mais do que ter um colaborador com excelentes hard skills (habilidades técnicas), é fundamental montar equipes e ocupar postos de acordo com as suas soft skills (habilidades sócio comportamentais).
Os assessments são os novos queridinhos dos recursos humanos: eles podem chegar a indicar em até 40% quais são os melhores candidatos antes mesmo das últimas etapas. E que processo seletivo não vai querer algo assim?
Quando você entende o que as empresas querem, fica mais fácil entregar o que elas precisam.
E hoje em dia, além de um bom currículo técnico, você já pode sair na frente de outros candidatos e fazer alguns dos assessments que mais são levados em consideração pelos recrutadores.
Assessments complementares
Aproveite e conheça mais dois dos mais importantes assessments do mercado de recrutamento de hoje em dia!
No Âncoras de Carreira, você pode descobrir quais são as suas motivações, o que te faz levantar e sair de casa todos os dias para trabalhar. Na avaliação, há oito âncoras que representam o que te mantém firme nas horas mais importantes.
Já no LifeStyle, você fica sabendo qual é seu arquétipo (seu estilo de trabalho) e ainda pode dar match com empresas que estejam procurando alguém exatamente como você!
Gostou do que leu? Espere então até descobrir mais sobre você mesmo! Chegou a hora de dar o primeiro passo: entre no Chave Mestra e abra as portas do seu autoconhecimento!