Tem gente que não gosta de rotinas. No entanto, elas ajudam o corpo e a mente funcionarem melhor. E, sem dúvidas, ter uma rotina de sono é fundamental para a saúde.
Apesar disso, o sono (assim como a alimentação) geralmente é negligenciado, ainda mais quando se precisa de mais tempo no dia. É normal que um dia a gente durma menos por um motivo pontual. Mas, quando a negligência do sono vira rotina, o problema pode ser maior do que muitos imaginam.
Não dormir direito acarreta em problemas como ganho de peso, comer mal, mente cansada (além do próprio corpo), maior propensão a transtornos mentais e queda significativa do rendimento. Quando isso se torna diário, pode levar a problemas mais sérios como cardíacos ou até a morte.
Está mais do que claro que ter uma rotina de sono te deixa mais disposto, saudável e preparado para correr atrás dos objetivos.
Confira as próximas dicas para você ter uma noite de sono perfeita!
1 – Pense bem no que vai jantar
Comer alimentos pesados e muito gordurosos ou cheios de açúcares acaba atrapalhando o sono por dois motivos:
- aquela sensação de “pesado” acaba levando a pessoa a demorar mais tempo para pegar no sono
- dependendo do alimento, cortará qualquer vestígio de sono. Um exemplo é chocolate. Ele contém cafeína, uma substância estimulante, e pode nos deixar agitados.
Uma refeição mais leve como salada + proteína, sopa ou uma quantidade menor de uma comida considerada “pesada”, ajudam demais a não atrapalhar o sono.
Ah, não se esqueça que o horário da refeição também influencia no poder do sono. Quanto mais tarde se alimentar, pior.
2 – Prefira um entretenimento mais “alegre”
Acompanhar as notícias ou assistir a um filme de terror antes de dormir pode não ser uma boa ideia.
O problema das notícias é que elas podem gerar ansiedade e preocupação, especialmente quando estamos em momentos de crise econômica e política. Já o entretenimento voltado ao terror, segundo um estudo, pode levar o cérebro a reviver experiências ruins e despertar sentimentos negativos. Imagina reviver essas experiências justamente na hora de dormir?
Por isso, faça algo mais agradável e relaxante, como ler um bom livro ou assistir a um filme ou série divertidos.
3 – Se tem algo incomodando, anote
Se você está com algum sentimento ou pensamento que está incomodando ou te deixando preocupado, passe para o papel. Assim, você garante que pensará depois no assunto, mas que agora é a hora de dormir, e não de resolver problemas.
Esse exercício ajuda a “esvaziar” a mente para ficar mais próximo de uma boa noite de sono.
4 – Crie o seu ritual noturno
Ter um ritual antes de dormir pode ser um bom preparo para alertar o seu corpo que ele deve começar a relaxar.
Tomar um chá de camomila quentinho, escrever no diário e meditar são três práticas que juntas podem virar um ritual a ser feito todos os dias. Além de dar prazer, ajuda o seu corpo e a sua mente a entender que está chegando a hora de dormir.
5 – 30 minutos antes de dormir: esqueça das telas
Sabemos que muita gente leva o celular para cama. Mas esse não é um bom hábito. Portanto, a nossa dica é: pare de levar o celular para cama.
A luz emitida pelas telas dos dispositivos bloqueia a liberação da melatonina, que é o hormônio responsável por avisar ao corpo que está na hora de dormir. Além disso, as redes sociais nos geram uma série de sentimentos, podendo nos deixar mais inquietos e ansiosos.
Se por um motivo ou outro for necessário checar o celular até o fim da noite, estabeleça que 30 minutos antes de você pegar no sono, você não irá olhá-lo mais. Faça o mesmo com outras telas (TV, tablet, computador etc). Quer mais um bom motivo? Esse descanso das conexões e das telas dá a chance para nosso cérebro descansar e ter momentos mais criativos.
Você não depende do celular para dormir e ele não depende de você para funcionar.
Conclusão
Se um hábito o acalma, você está no caminho certo. Talvez você passe a última parte do seu dia lendo ou jogando videogame – não importa o que seja, mas faça coisas leves e procure evitar tudo que for muito estimulante. O corpo precisa saber o momento de descansar.
E por último: não abra mão do seu sono! Dormir é a melhor coisa que você faz pela sua saúde e para dar conta de um dia atarefado e ser mais produtivo.