Você sabe o que falta para você ser um profissional mais desejado e com mais chances? Para descobrir, nada melhor do que realizar uma análise de seus gaps de desenvolvimento.
Os gaps de desenvolvimento são a diferença entre as habilidades que você já tem e as que ainda precisa desenvolver para novas tarefas, funções e desafios profissionais. Você pode até intuir que falta alguma coisa, ou às vezes, isso fica claro quando você deixa de conseguir algumas oportunidades.
É impossível ser bom em tudo ao mesmo tempo e sempre teremos algo a melhorar, é verdade. Mas isso não deve ser encarado como um problema sem solução. Aliás, isso pode até ser um indicador de que você evoluiu. Que chegou mais longe e tudo que aprendeu até agora lhe levou a melhores lugares, profissionalmente falando.
Por outro lado, ficar parado é a última coisa que um profissional que leva sua carreira a sério pode querer.
Mas, como identificar seus gaps de desenvolvimento? Hoje, vamos dar dicas para você fazer essa autoanálise e se tornar cada dia melhor.
Siga conosco e boa leitura!
Defina objetivos
A ideia aqui não é lotar sua cabeça com coisas que você precisa desenvolver e melhorar. Na verdade, nesse caso, menos é mais. Antes de começar a refletir sobre seus gaps de desenvolvimento, faça um exercício para entender quais são seus objetivos profissionais e o que eles exigem de você. Por exemplo, se você quer atuar em uma determinada área, estude as vagas de emprego para ver quais são os requisitos normalmente pedidos. Avalie, com sinceridade, o quanto você domina ou não as competências mais pedidas.
Há algumas coisas que podemos aprender com a prática, conforme entramos em uma nova área. Outras exigem um preparo anterior da nossa parte. Tudo isso deve ser levado em conta na hora de definir quais as suas prioridades de desenvolvimento.
Faça uma lista com essas competências que você identificou e escolha uma ou duas para se focar em um primeiro momento. Mais do que isso pode te sobrecarregar e te desmotivar – e não é isso que queremos! Por isso, respeite seu tempo e seu ritmo.
Aprender não é de um dia para o outro, mas algo que deve ser nosso hábito diário.
Peça feedback para crescer
Ninguém cresce sozinho. Que tal envolver pessoas que você admira na análise de seus gaps de desenvolvimento? Pedir feedbacks é uma ótima forma de ter acesso a outros pontos de vista sobre sua atuação como profissional.
De fato, feedbacks são geniais.
Em primeiro lugar, porque mostram que você é humilde o suficiente para estar aberto a opiniões de terceiros, mesmo que não confirmem o que você pensa sobre você mesmo. Aliás, os melhores feedbacks são os que mostram exatamente o que não somos capazes de ver sozinhos.
Em segundo, porque os feedbacks podem ser transformados em pontos objetivos a atacar. Então, por exemplo, se alguém comentar que você é um excelente profissional, mas que não é muito comprometido com prazos, você já vai saber o que regular para ser ainda mais completo.
Diário de experiências
Essa prática pode igualmente de muita ajuda para você identificar seus gaps de desenvolvimento. Faça um diário no seu dia a dia e anote quais foram as suas dificuldades, do que você sentiu falta e aquilo que você sentiu que fez com facilidade.
Não precisa ser um relatório detalhadíssimo de tudo que aconteceu no seu dia de trabalho, mas vale anotar os pontos mais importantes de cada dia. Lembre-se, também, que é normal a gente ter mais dificuldade em alguns dias e menos em outros.
O fato é que a mente registra melhor o que se escreve. E, com o passar dos meses, você terá uma noção melhor do que você precisa melhorar de fato, no que você já conseguiu ter um avanço e quais são seus principais pontos fortes. Depois, será um prazer reler o diário e ver o quanto você já conseguiu evoluir!
Faça mapeamentos de perfil
Cada pessoa tem seu próprio talento. Aquelas habilidades individuais que destacam um profissional pelo seu perfil comportamental.
Descobrir isso é mais simples do que se imagina. Hoje em dia, as melhores empresas trabalham com uma ferramenta chamada mapeamento de perfil.
Os mapeamentos de perfil e de desenvolvimento são questionários interativos, nos quais você responde como se comportaria em determinadas situações. Eles ajudam você a entender melhor a sua personalidade, o modo como toma decisões e quais seus pontos fortes e de melhoria. Por isso, são ótimos pra identificar possíveis gaps de soft skills, ou seja, de habilidades sociocomportamentais.
Uma coisa a se levar em conta sobre esses mapeamentos é que eles não têm respostas certas ou erradas, eles só querem mesmo te conhecer melhor. No Bettha, temos mapeamentos que te ajudam a entender desde suas motivações no trabalho até quais suas super habilidades. E, de quebra, eles podem servir pra te conectar com vagas que têm a ver com o seu perfil.
Procure inspiração
Na verdade, há muitas formas de fomentar seu crescimento pessoal e profissional. Mas isso depende, em grande parte, de seu próprio interesse. Para se motivar, que tal ficar próximo de pessoas que você admira e que te dão vontade de ser cada vez melhor?
E não precisa ser só na sua área: vale procurar essas pessoas em qualquer lugar. Pode ser alguém da sua família, um artista de quem você goste ou mesmo um colega da empresa. Observe como essa pessoa lida quando se depara com dificuldades, como ela corre atrás daquilo que precisa para conseguir seus objetivos e pense em como você mesmo pode aplicar essas coisas no seu dia a dia.
Esteja você em uma fase de sucesso ou procurando oportunidades de trabalho, a única coisa que você não deve fazer é se acomodar.
Hoje em dia, o mercado está mais dinâmico do que nunca, as relações de trabalho estão mudando, as modalidades de trabalho também, então, mude junto!
Aqui, no Bettha, somos especialistas em desenvolvimento profissional e queremos que você encontre a empresa que está em busca de alguém exatamente como você. Já que você chegou até aqui, que tal dar uma olhada em nossas jornadas de autoconhecimento e começar hoje mesmo a superar seus gaps de desenvolvimento?