Quando o momento de ingressar no ensino superior se aproxima, sempre surgem várias dúvidas: qual curso fazer, será que vou me adaptar, será que preciso decidir toda a minha vida profissional agora… Esses questionamentos são bastante comuns e costumam vir acompanhados também de dois conceitos que, embora sejam próximos, não significam o mesmo: carreira e profissão.
Você já parou para se perguntar qual a diferença entre os dois? E como cada um deles impacta na sua vida profissional?
Continue a leitura e entenda melhor a diferença entre carreira e profissão!
O que é profissão?
Profissão é a área na qual você atua como profissional. Por exemplo, uma pessoa que se forma em direito tem como profissão a advocacia. O médico tem como profissão a medicina, assim como o engenheiro tem como profissão a engenharia.
Também pode acontecer de você se formar em uma área, mas ter uma profissão diferente. É o caso de quem se forma em jornalismo e trabalha com marketing ou quem se forma em administração e trabalha com vendas, por exemplo.
Você pode perceber que nos dois casos, a pessoa exerce a profissão. Isto é, aplica conhecimentos da área no seu dia a dia de trabalho.
O que é carreira?
Carreira, por sua vez, diz respeito à sua trajetória profissional. Podemos dizer que ela é a sua linha do tempo enquanto profissional.
A carreira é algo mais amplo, pois envolve questões como seus valores, estilo de vida que você deseja levar, seu propósito enquanto profissional, dentre outras questões que precisam ser avaliadas.
Mas existe algo sobre a carreira que precisamos desmistificar: há quem ainda pense que a carreira é algo para a vida toda. Que aos 17 ou 18 anos, você precisa fazer uma escolha que afetará os próximos 50 anos da sua existência. Porém, não é bem assim.
Cada vez mais pessoas entendem que a carreira é algo flexível e pode ser alterado conforme você vai se desenvolvendo enquanto pessoa e profissional.
Para você ter uma ideia, uma pesquisa do LinkedIn mostrou que metade dos brasileiros gostaria de mudar de carreira. E o público jovem (16 a 24 anos) é o que mais tem esse desejo.
Os motivos? Melhores salários e maior equilíbrio entre vida pessoal e profissional.
Carreira e profissão: como conciliar as duas coisas?
Uma das maiores dúvidas de jovens que estão iniciando uma carreira é: será que a profissão que escolhi vale a pena? Ou ainda: será que vou gostar de exercer essa profissão?
Aqui, não existe uma única resposta que sirva a todas as pessoas. Enquanto algumas vão acertar de primeira na profissão e passar o resto da vida na mesma área, outras perceberão em pouco tempo que não era bem o que elas queriam.
O que tem que ficar claro para você é que não há problema em querer mudar de profissão ou mesmo de carreira. Isso em qualquer momento da sua vida.
O mais importante é que tanto carreira quanto profissão reflitam quem você é ou gostaria de ser. Se a sua atividade profissional estiver alinhada com os seus valores e projetos futuros, não importa se você está exercendo medicina em um grande centro hospitalar ou está atuando em vendas em uma loja de sapatos.
Como descobrir que carreira e profissão seguir?
Tanto a carreira quanto a profissão devem ser resultado das suas escolhas pessoais. E para entender melhor quais seriam os melhores caminhos para você começar essa jornada de descobertas, criamos um pequeno roteiro:
Liste o que você gosta de fazer
Antes de escolher uma carreira e profissão, é fundamental entender o que você gosta de fazer no seu dia a dia.
Você prefere atividades em frente ao computador ou que exijam mais movimento?
Quais são os assuntos que mais chamam a sua atenção? De que área eles são?
Faça uma lista para avaliar de uma forma mais racional quem é você e o que gosta de fazer.
Pesquise profissões e carreiras ligadas ao que você gosta de fazer
Depois de fazer a sua lista, o próximo passo é pesquisar quais são as possíveis profissões e carreiras para quem tem um perfil semelhante ao seu.
Aqui, vale a pena buscar feiras de profissões, conteúdos em blogs de universidades e até mesmo de empresas de gestão de pessoas.
Reúna o máximo de informações possíveis a respeito de cada profissão e carreira que você achar interessante.
Entenda o seu estilo de vida
Saber exatamente que estilo de vida você quer ter influência muito na escolha da sua carreira.
Uma pessoa que se forma em medicina pode atuar em um centro médico especializado em uma capital ou então optar por atuar em entidades como o Médico Sem Fronteiras, por exemplo.
Embora a profissão seja a mesma, o contexto de trabalho é completamente diferente. E esse contexto influencia diretamente no seu dia a dia.
Experimente
Nossa quarta e última dica é: experimente. Você pode fazer cursos de curta duração dentro da área que pretende atuar para compreender melhor o dia a dia profissional, por exemplo.
Também pode ingressar na graduação que mais te agradou e buscar estágios remunerados para vivenciar o dia a dia da profissão enquanto estuda.
Ou ainda, você pode acessar agora mesmo o site do Bettha e participar das nossas trilhas de conhecimento. Além de aprender mais sobre as áreas que mais te interessam, você desenvolve habilidades e competências que farão toda a diferença no seu currículo. Acesse agora mesmo o nosso site e comece a se desenvolver!