Todo ano a gente cria as famosas metas de ano novo. Mas como cumpri-las ao longo do ano? Aprenda a planejar suas metas de ano novo e conseguir alcançá-las uma a uma.
Começamos mais um ano (amém!) com aquela energia de tirar todas as metas de ano novo do papel e realizá-las. No entanto, já percebeu que esse gás fica no primeiro semestre do ano e depois só deixamos a vida nos levar?
Pare pra pensar: quantas das suas metas de ano novo dos anos anteriores você alcançou? No balanço, você percebe que muita coisa ficou no caminho. Seja por causa da falta de vontade, disposição ou até mesmo aquelas metas deixaram de fazer sentido.
Não é possível atingir uma meta se não houver foco e tê-la sempre à vista para se recordar e correr atrás para alcançá-la.
Que tal tornar este ano diferente e realmente alcançar todas as metas de ano novo? Vem com a gente!
Use a tecnologia à favor
Vivemos em um mundo conectado, por isso, deixar suas metas somente no papel pode não ser uma boa ideia.
Usar a tecnologia para registrar suas metas e acompanhar o desenvolvimento delas é a melhor forma de conseguir êxito.
Você pode usar o Trello para organizar todas as metas de ano novo. Ele é simples e funcional! No entanto, depende de organização para você extrair o melhor dele.
Veja um modelo simples para organizar suas metas de ano novo:
Além disso, você pode criar quadros para cada meta – se achar mais fácil.
Aqui você encontra modelos diversos para ajudar a organizar suas metas de ano novo com sucesso. E tem muitos outros quadros do Trello para te inspirar.
Para ajudar em coisas pontuais como se manter organizado, fazer uma atividade física, dormir melhor e muito mais, é possível usar apps específicos para essas “atividades”.
Por exemplo, o Headspace é um app para meditação. Através das técnicas apresentadas é possível melhorar a respiração, o sono e, por consequências, as emoções.
O Sleep Cycle é pra quem quer mapear o sono, saber se está dormindo bem e acordar suavemente sem sustos.
Leia também: Conheça 8 apps/sites para transformar sua vida
Planejamento
Você listou inúmeras metas de ano novo e agora está com a caneta a postos para dar check logo que a primeira meta for batida. Mas isso é tudo o que você tem: uma lista de tarefas.
Esse é o primeiro erro na hora de planejar metas de ano novo. Criar uma lista e largá-la por aí não é um planejamento. O planejamento é definir o que você fará para alcançar cada meta.
Bora seguir o passo a passo do sucesso:
Passo 1: liste todas as metas de ano novo
Aqui não tem muito segredo. Liste as metas de ano novo de curto, médio e longo prazo, que você realmente considera importante na sua carreira e vida pessoal. No entanto, tenha em mente que essas metas precisam ser atingíveis. Isto é, realistas.
Não adianta colocar como meta algo que você não conseguirá por algum motivo a ser realizado. Será um esforço à toa.
Então analise o cenário: carreira, finanças, vida pessoal, saúde, relacionamentos, etc, e estabeleça metas possíveis de serem atingidas ao longo do ano.
Para não se perder em meio a tantas metas e por fim não conseguir cumprir, estabeleça um número de prioridades para o ano. Cinco é um número ideal e atingível.
Leia também: Como criar um checklist eficiente
Passo 2: crie a jornada de como alcançar cada meta de ano novo
Agora é hora de criar o plano de ação. Como você irá alcançar cada meta de ano novo? Mapeie tudo que precisa ser realizado para que você chegue no fim do ano com o sentimento de que tudo foi cumprido.
Liste todos os recursos, prazos e informações para realmente tornar a meta possível. Usar a técnica SMART é uma excelente forma para ter a visão do todo e conseguir mapear cada passo até o objetivo final.
SMART é o acrônimo para specific, measurable, attainable, relevant e time-based. Que significam: específico, mensurável, atingível, relevante e temporal.
Específico
Metas específicas têm uma chance significativamente maior de serem alcançadas. Para tornar uma meta específica, estas cinco perguntas devem ser consideradas:
Quem: Quem está envolvido nessa meta?
O que: O que eu quero realizar?
Onde: Onde essa meta deve ser alcançada?
Quando: Quando eu quero alcançar essa meta?
Por que: Por que eu quero alcançar essa meta?
Por exemplo, você tem um objetivo que é perder peso. Mas o que você fará para perder esses quilos a mais? É aqui que entra o SMART.
Ir a uma nutricionista e fazer um plano na academia são as metas específicas.
Mensurável
Uma meta SMART deve ter critérios para medir o progresso. Se não houver critérios, você não poderá determinar seu progresso e saber se está no caminho certo. Por isso, para tornar uma meta mensurável, pergunte-se:
Quantos / quanto?
Como sei se atingi minha meta?
Qual é o meu indicador de progresso?
Seguindo o exemplo de perder peso, ao ir a academia, você pode definir quantos dias da semana irá e quantos quilos pretende perder por mês.
Atingível
Uma meta SMART deve ser alcançável e atingível. Isso ajudará você a descobrir maneiras de realizar essa meta e trabalhar para alcançá-lo. No entanto, a atingibilidade da meta deve ser ampliada para fazer você se sentir desafiado, porém, definido o suficiente para que você possa realmente alcançá-lo. Pergunte a si mesmo:
Eu tenho os recursos e capacidades para atingir a meta? Se não, o que estou perdendo?
Outros já fizeram isso com sucesso antes?
Relevante
Uma meta SMART deve ser realista e relevante. Afinal, se nos iludirmos com prazos e outras coisas, só iremos perder tempo. Uma meta SMART provavelmente é realista se você acredita que pode ser alcançado. Pergunte a si mesmo:
O objetivo é realista e relevante? Ela está ao alcance?
A meta é alcançável, dado o tempo e os recursos que tenho?
Sou capaz de me comprometer a alcançar essa meta?
Temporal
Sem prazos não é possível avançar. Por isso, é importante que a sua meta SMART tenha uma data de início e de término. Se a meta não for limitada pelo tempo, não haverá senso de urgência e motivação para alcançá-lo. Pergunte a si mesmo:
Minha meta tem um prazo?
Quando eu desejo atingi-lá?
Por exemplo, se você começar a academia no dia 1 de fevereiro, mudar a alimentação, ir tantos dias na academia, perder X quilos por mês. Até agosto você já terá atingido o seu objetivo?
Note que cada etapa da técnica serve como uma cadência e te ajuda a ter clareza do que você quer e para onde quer chegar.
Leia também: Como aprender a falar inglês sozinho e de graça
#Foco #força #fé
Na vida, nada vem de graça. Sem dedicação, disciplina, comprometimento e constância, você não conseguirá ir muito além.
Embora alguns queiram achar que com um pouquinho de atenção no início é possível tirar as metas de ano novo do papel, o dia a dia prova o contrário.
Não dá para criar metas e visitá-las quando se lembrar. Você precisa de ritmo e disciplina, lembrar todos os dias o porquê você está fazendo o que está fazendo.
O desejo de fazer acontecer, precisa ser o nosso principal combustível para acordar todas as manhãs e enfrentar os desafios.
Então, não se esqueça: foco, força e fé.