O Mindfulness é uma técnica de atenção plena que, a partir do foco na respiração, aumenta a produtividade e reduz o estresse. Nesse post, você vai saber como aplicar o Mindfulness na vida cotidiana. Confira!
As pessoas estão falando frequentemente sobre mindfulness. Nossos feeds não param de brotar posts sobre o tema, mas você sabe do que se trata?
Mindfulness significa ter atenção plena ao que está acontecendo no momento presente, na vida cotidiana. Através do foco na respiração, o Mindfulness permite perceber o que está acontecendo dentro da sua mente e em seu corpo.
Quando você está atento e focado ao que acontece com você, o objetivo não é rotular ou julgar o que está acontecendo. Seus sentimentos não são bons nem ruins. Eles apenas são.
Dessa forma, mindfulness é sobre observar. E então, você percebe sua vida com um pouco de distância, em vez de reagir emocionalmente.
Mindfulness e meditação são a mesma coisa?
Não. Apesar de o Mindfulness ser um tipo de meditação, a meditação não é mindfulness.
Enquanto a meditação busca a serenidade para desligar a mente, o mindfulness busca atingir foco e atenção plena. Além disso, a meditação tem origens religiosas – enquanto o Mindfulness se relaciona apenas com a disciplina mental.
Usando técnicas para exercitar a mente, é possível focar no momento presente.
Flow
O flow – ou estado de fluxo – é um período de imersão. A pessoa está tão absorvida no que está realizando que sequer percebe o tempo passar. Assim, as atividades vão sendo realizadas com fluidez.
Você já teve momentos assim, certo?
Esse estado nos ajuda a chegar em melhores resultados. Isso porque a mente e o corpo estão sincronizados naquela ocasião.
No basquete podemos ver esse “flow” acontecer nas quadras: cestas, retrancas e um magnetismo entre o atleta e a bola. LeBron James, jogador de basquete, é um praticante de mindfulness.
Essa imersão é necessária para ter atenção plena no momento.
Benefícios do mindfulness na vida cotidiana
A prática tem conquistado cada vez mais adeptos, pois seus benefícios são fisiológicos a psicológicos, como:
- melhora a memória e a concentração,
- incentiva a criatividade,
- ajuda no desenvolvimento da inteligência emocional,
- combate a insônia,
- reduz a pressão alta,
- controla o estresse e a ansiedade.
Em momentos de pressão, o mindfulness torna-se a válvula de escape para ajudar a equilibrar as emoções, pensamentos e a ter clareza.
Um estudo promovido pela Michigan Technological University, relata que uma única sessão introdutória de mindfulness na vida cotidiana é capaz de trazer muitos benefícios, principalmente reduzir significativamente a ansiedade.
“Os resultados do estudo mostram uma clara redução na ansiedade na primeira hora após a sessão de mindfulness. Além disso, os resultados preliminares sugeriram que a ansiedade tem uma redução significativa até uma semana após a sessão de meditação com atenção plena.” – John Durocher, professor do departamento de ciências biológicas da Michigan Technological University.
Exemplos de exercícios de mindfulness a serem aplicados na vida cotidiana
Confira alguns exercícios que você pode começar a praticar agora mesmo!
Inspira, expira
1. Sinta o peito dilatar e, em seguida, expire pela boca. Repita três vezes e então feche os olhos, voltando ao jeito natural de respirar.
2. Observe o movimento sutil de subida e descida provocado no corpo.
3. Se ajudar, apoie as mãos sobre a barriga, conte até dez e repita. Um ao inspirar, dois ao expirar, três ao inspirar e assim por diante. Cada vez que a mente se distrair, recomece.
Vigiai vossos pensamentos
1. Transfira a atenção para os pensamentos. Veja como eles surgem na mente feito bolhas de ar.
2. Cada ideia não dura muito tempo. Uma substitui a outra. Tente ver o que carregam: desconforto, vergonha, prazer, calma. Repare nos pensamentos sobre passado e futuro.
3. Se perder o foco, volte à respiração. Depois de três minutos (o suficiente para não ser arrastado pela maré de ideias), tente descrever seu estado de espírito.
Os dois exercícios acima foram retirados da Superinteressante. Você pode ver outros aqui.
Outros exercícios que você pode aplicar na vida cotidiana
Seja grato ao começar o dia
Logo ao acordar, pense nas pessoas e nas circunstâncias as quais você é grato e pode ser feliz no dia de hoje. Ter uma família, bons amigos e saúde são três excelentes motivos para se sentir grato, mas a lista pode aumentar
Ter um teto para morar e comida na mesa também são motivos de gratidão.
Faça uma lista e reflita.
Caminhe
Caminhe devagar e silenciosamente. Observe o que está a sua volta, desde ruídos a árvores e animais pelo caminho.
Foque apenas naquele momento e tenha atenção plena.
Alimente o corpo e a alma
Geralmente durante as refeições aproveitamos para colocar a série em dia ou conversar com alguém.
Tente fazer uma refeição ao dia em silêncio, degustando calmamente cada garfada, admirando o prato colorido e identificando texturas e sabores.
Mindfulness no Experience Day
Mindfulness foi tema no Experience Day, parte do evento Bettha Career Experience 3.
Contamos com a presença do Tiago Ghion que compartilhou diversos ensinamentos sobre mindfulness, neurociência e inteligência emocional.
Confira a matéria na íntegra aqui.
É precioso você ter atenção plena, mesmo que alguns minutos para si mesmo. Não precisa se fazer nada além. Faça uma coisa de cada vez. A princípio pode não ser tão fácil, mas com a prática, você se aperfeiçoa 🙂
Você já pratica mindfulness? Qual exercício você costuma fazer?